NacionalRALIS

José Pedro Fontes: assalto aos lugares cimeiros

O piloto do Citroën Rally Team, que faz equipa com Inês Ponte, encara a quinta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis com ânimo redobrado, pretendendo capitalizar todo o trabalho  realizado aos comandos do Citroën C3 Rally2, nomeadamente nos “setups” de asfalto.

redacao@autolook.pt – Fotos: JORGE CUNHA/AIFA

José Pedro Fontes e Inês Ponte (Citroën C3 Rally2)

José Pedro Fontes e Inês Ponte encaram a quinta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com ânimo redobrado, no arranque da segunda fase da temporada, toda ela composta por ralis com troços de asfalto, deixando os pisos de terra que marcaram a primeira metade do campeonato.

Aos comandos do C3 Rally2 do Citroën Rally Team, a dupla pretende capitalizar o potencial que o carro francês já demonstrou nesses pisos de alcatrão, transformando-o em resultado de destaque, já a começar no Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, prova onde a dupla já demonstrou enorme competitividade em edições anteriores.

Após as quatro primeiras jornadas do CPR 2025, está na altura de apresentar a comprovada validade das evoluções entretanto desenvolvidas e integradas em pleno no C3 Rally2, proposta com assinatura da Citroën Racing.

José Pedro Fontes e Inês Ponte

José Pedro Fontes e Inês Ponte pretendem, assim, regressar aos lugares de topo, agora em troços que lhes são mais favoráveis, com isso somando as necessárias pontuações que os recoloquem na luta pelos títulos de Pilotos e Navegadores do CPR 2025.

Assim, é com ambição redobrada que a dupla encara o próximo fim de semana do CPR, partindo em busca de um triunfo neste evento, onde Fontes já venceu por duas vezes, com a convicção que podem rapidamente subir na tabela classificativa.

«Os resultados alcançados até à data não refletem nem o empenho da equipa, nem o verdadeiro potencial do C3 Rally2, modelo que foi alvo de contínuas afinações com vista a otimizar o desempenho nos troços de terra. Mas há que olhar para a frente e aproveitar todo o potencial da passagem do campeonato para a sua fase de asfalto, que se prolongará até final da época», comentou José Pedro Fontes.

«Nunca escondemos ser esse o palco da nossa preferência, pois sabemos que podemos ser mais competitivos e que o C3 Rally2 preparado pela Sports & You pode demonstrar todo o seu potencial, numa altura em que o carro integra a totalidade das evoluções da Citroën Racing», prosseguiu o experiente piloto do Porto.

«O Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão é uma excelente oportunidade para começar a recuperar os pontos perdidos, numa segunda metade da época que pretendemos realizar em melhor forma. Vamos convictos das nossas capacidades e certos que podemos estar na luta pelos triunfos», acrescentou José Pedro Fontes.

O Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão será a quinta etapa do Campeonato de Portugal de Ralis 2025, disputando-se nos dias 13 e 14 de junho, com o seu centro operacional instalado no Parque de Desportos Motorizados da cidade. O rali integra 108,88 km cronometrados, distribuídos por 12 Especiais de classificação que percorrem a Beira Baixa, para um percurso total de 433,85 km, incluindo ligações.

Os concorrentes entram em ação na sexta-feira (dia 13), cumprindo o “shakedown” no Aeródromo Municipal, às 9h00, num percurso de 3,30 km que servirá para os últimos acertos antes do arranque competitivo da prova.

O arranque está marcado para as 15h00, rumando os concorrentes para a primeira especial Freixial do Campo – Caféde 1 (7,78km), às 16h28, seguida do troço de Barragem (7,80km), às 17h46, para depois se repetir a especial de Freixial do Campo – Caféde, às 18h19. A encerrar o primeiro dia teremos um troço-espetáculo, numa dupla passagem pela Super Especial Reconquista (2,5 km), às 20h58 e 21h16, agrupando uma imponente moldura humana no centro da capital de distrito.

Sábado (dia 14) será o dia das decisões finais, em resultado da passagem pelas oito especiais cronometradas do programa. Às 10h18 corre-se o troço de Vila Velha de Ródão (5,23 km), seguindo-se Fratel (12,68km), às 10h46, antecedendo a segunda passagem por Vila Velha de Ródão, às 12h13.

Após o reagrupamento a meio do dia, pilotos e máquinas enfrentam uma dupla volta por duas especiais: Sarzedas 1 (12,10km) às 15h33, Santo André das Tojeiras 1 (13,31km), o troço mais longo deste rali, às 16h36, repetindo estes percursos logo de seguida, com Sarzedas 2 às 17h29 e Stº André das Tojeiras às 18h32. O rali conclui-se com um troço de 6,56 km, Castelo Branco, que será também a Power Stage, com início marcado para as 21h33. A cerimónia de Pódio terá lugar no Campo Mártires da Pátria, em Castelo Branco, entrando depois as viaturas em Parque Fechado (a partir das 21h48).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *