José Júlio Norte distinguido pela FPAK

O presidente da Câmara Municipal foi distinguido na Gala Campeões 2019 da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) pelo trabalho desenvolvido na promoção do automobilismo, distinção que dedicou a todos os autarcas que apoiam o desporto automóvel.

(auto.look2010@gmail.com)

Há muitos anos que o autarca da vila de Viseu, José Júlio Norte, está ligado aos desportos motorizados, marcando o seu palmarés desportivo. Fruto da sua paixão que estende os “tentáculos” aos restantes responsáveis autárquicos e população em geral, José Júlio Norte tem dado uma expressão ampliada da imagem de Mortágua no plano desportivo, sobretudo ao nível da componente motorizada.

Os primeiros passos foram dados com a outrora famosa prova de todo-o-terreno organizada pela Casa do Pessoal da RTP, que acabaria por integrar o calendário do Campeonato Nacional da especialidade. Essa projecção deu a conhecer as potencialidades da zona em termos de oferta de percursos altamente competitivos para as provas de estrada e não tardou para que Alfredo César Torres aproveitasse essas infra-estruturas para basear parte do Rali de Portugal no território mortaguense.

Desde então, Mortágua tem estado de forma permanente ligado sobretudo aos ralis, nacionais e regionais, mas também outras actividades como o drag racing, por exemplo, que também souberam ir aí buscar um palco seguro para as suas realizações.

A Direção da FPAK justifica a distinção atribuída a Júlio Norte pelo entusiasmo e dedicação que tem devotado ao automobilismo nacional e pelo grande contributo dado ao progresso e desenvolvimento da modalidade. A distinção pretende destacar a colaboração, o empenho e a dedicação pessoal, mas é indissociável das funções que exerceu como vice-presidente e das exercidas actualmente como presidente do município.

Há mais de duas décadas, desde o tempo do TAP/Rallye de Portugal, que José Júlio Norte está ligado à organização de várias provas de desporto automóvel e motorizado que têm tido Mortágua como palco. Uma lista que além do Rali de Portugal, inclui Passeios TT, Nacional Todo-o-Terreno, Cross Country, Nacional Enduro, Mundial Trial Motos, e mais recentemente o Campeonato Nacional e Regional de Ralis, bem como provas de Velocidade.

Pelo seu envolvimento e apoio ao desporto automóvel nacional, a FPAK decidiu atribuir o Prémio Especial a José Júlio Norte, presidente da Câmara Municipal de Mortágua, entregue por Armando Fidalgo, dirigente da estrutura federativa. O Clube Automóvel do Centro associou-se a esta distinção, oferecendo ao presidente da Câmara Municipal de Mortágua um arranjo de flores, como forma, também, de homenagear José Júlio Norte pelo que tem propiciado a grandes realizações como o Rali de Mortágua, pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, e o Rali Rota da Lampantana, integrante para o Campeonato Centro de Ralis.

José Júlio Norte fez questão de partilhar esta «distinção com toda uma equipa que ao longo dos últimos 25 anos colaborou nestes eventos, em que não posso esquecer o meu antecessor, Dr. Afonso Abrantes, as equipas operacionais do município, e aqui tenho de fazer uma menção especial aos colaboradores Arménio Gomes, Gualter Morais e José Barnabé, entre tantos outros que integraram as equipas que trabalharam no terreno».

«Não posso deixar de mencionar a prestimosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mortágua e da Guarda Nacional Republicana que têm sido parceiros fundamentais. Esta partilha é ainda extensiva ao Clube Automóvel do Centro, às suas sucessivas Direcções, e em especial nas pessoas de Armando Fidalgo, engenheiro Luís Santos, José Regêncio, com quem tive o prazer de trabalhar durante vários anos e com enorme sucesso, na organização do Rali de Mortágua», admitiu.

«Na cerimónia foram ainda entregues os prémios FPAK 2019 ao piloto mortaguense de ralis, Leonardo Coelho que, em 2019, fez dupla com o navegador Filipe Gomes, conquistando o 3.º lugar na classe P3 e o 4.º da geral no Campeonato Centro de Ralis. Este ano o piloto vai participar em oito provas do Campeonato Centro Ralis, incluindo o Rali de Mortágua», destacou José Júlio Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: