Jorge Almeida vence Slalom de Figueira de Castelo Rodrigo

Num sábado em que o sol desapareceu por entre as colinas, foram os pilotos que voltaram a brilhar perante uma moldura humana que encheu por completo as bancadas do Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo para assistir à sexta e sétima prova do Campeonato de Portugal de Perícias.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: LUÍS COSTA/NEWS MOTOR SPORTS

Os motores deram os primeiros acordes no traçado improvisado Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo para a XXIII Slalom Castelo Rodrigo, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Perícias, numa prova marcada pelo extraordinário acolhimento por parte do Município aos pilotos, obsequiando-os com um jantar de boas vindas.

Uma festa que juntou 41 equipas para celebrar a paixão pelo automobilismo, com carros das mais diferentes belezas e estéticas que fazem parte do imaginário de muitos adeptos. A título de curiosidade, a estrutura organizativa criou um desfile das viaturas pelo centro da vila de Figueira de Castelo Rodrigo ao fim da tarde para chamar a atenção da prova noturna que se revelou um estrondoso sucesso.

Numa prova em que todos pretendem alinhar à partida de Figueira de Castelo Rodrigo, a edição deste ano foi a mais concorrida de sempre, até porque o Clube Escape Livre e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo oferecem hospitalidade e, naturalmente, maior visibilidade para a carreira dos pilotos e das respetivas equipas.

Num evento muito importante e uma mostra de resiliência após dois anos atípico para todos, o Clube Escape Livre e o Município do Figueira de Castelo Rodrigo proporcionou mais de quatro horas de muita emoção. Já com os ponteiros do relógio em riste, sentiu-se o primeiro fervor verdadeiramente competitivo das várias categorias em contenda nesta jornada da vila raiana do distrito da Guarda, com as sucessivas sessões de qualificação.

Uma montra fantástica, com uma variedade única de carros a desfilarem no improvisado circuito figueirense, Jorge Almeida conquistou um triunfo suado, com o tempo 1m13,238 segundos, depois de esgrimir argumentos com António Borges. Um duelo titânico em que foi necessário esperar pelo derradeiro “tira-teimas”, já de madrugada, com vantagem do primeiro, por míseros 0,263 segundos.

Depois de muito porfiar, Nelson Aguiar acelerou já com um clima ameno e conduziu a sua viatura ao degrau mais baixo do pódio, a 1,444 segundos, numa ação bastante festejada pelo clã Aguiar, deslocando-se a Figueira de Castelo Rodrigo pai, filho e neto, respetivamente Francisco Aguiar (10.º), Nelson Aguiar (3.º) e Filipe Aguiar (6.º). Elucidativo.

Também Miguel e Pedro Vicente, duas gerações do mesmo agregado familiar, não desperdiçaram a oportunidade para evidenciar as suas aventuras e peripécias na vila raiana do distrito da cidade mais alta de Portugal, fazendo tributo ao patriarca da família que correu nos anos 90 do século passado.

Em termos desportivos, Jorge Almeida (1m13,238s), vencedor absoluto, chamou a si a vitória no Grupo 1 da Classe A, relegando para a segunda e terceira posição Nelson Aguiar (1,444s) e Filipe Aguiar (6,699s), respetivamente, enquanto o Grupo 1 da Classe B, a vitória sorriu a António Borges (1m13,501s), com Jaime Pires (2,611s) e Luís Guedes (5,751s), nos lugares imediatos.

Quanto ao Grupo 2 da Casse A, António Pinto (1m27,932s) superiorizou-se a Luís Silva (7,582s), ao passo que no Grupo 2 da Classe B, Dino Almeida colocou toda a sua experiencia em prática e produzir uma vitória sofrida por 0,003 segundos sobre Dário Oliveira, com Ricardo Rodrigues a cotar-se o terceiro mais rápido, a 1,093s do vencedor.

O Grupo 3 da Classe A não teve praticamente história, com Rui Loureiro a taxar a vitória com o tempo de 1m23,786s. Fernando Morgado teve de contentar-se com a segunda posição, a distantes 6,801 segundos, relegando para a terceira posição Rodrigo Lopes (7,661s). Finalmente e no que diz respeito ao Grupo 3 da Classe B, Francisco Carvalho venceu com o tempo de 1m27,899s, desenvencilhou-se de Tiago Prata (0,706s) e Filipe Fortunato (2,054s), segundo e terceiro classificado, respetivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.