Jonathan Rea na “pole” de Superbikes no Estoril

O hexacampeão mundial rodou a 1.35,876 minutos, sendo o novo recorde do traçado português nesta categoria do motociclismo.

(auto.look2010@gmail.com)

O piloto britânico Jonathan Rea (Kawasaki) conquistou este sábado a “pole position” para a segunda prova do Mundial de Superbikes, a decorrer este fim-de-semana no Circuito do Estoril, ao bater o recorde da pista. Na sessão de 15 minutos, o hexacampeão mundial rodou a 1m35,876s, sendo o novo recorde do traçado português nesta categoria do motociclismo, que pertencia ao turco Toprak Razgatlioglu, piloto da Yamaha, que, em 2020, fez 1m36,154s.

O também britânico Scott Redding, da Ducati, parte do segundo lugar da grelha, após efectuar um tempo de 1m36,047s, enquanto Razgatlioglu ocupará a terceira posição, com 1m36,164s, ao beneficiar de uma penalização imposta a Alex Lowes (Kawasaki), que tinha finalizado em terceiro, mas que partirá da 10.ª posição.

O norte-americano Garrett Gerloff (Yamaha) “abre” a segunda linha da grelha de partida, no quarto posto, acompanhado pelo britânico Tom Sykes (BMW) e pelo italiano Michael Ruben Rinaldi (Ducati), na quinta e sexta posição, respectivamente.

Estes resultados definiram a grelha inicial para a corrida “superpole”, em formato de “sprint” com 10 voltas ao circuito, pelas 11h00 deste domingo. Essa corrida irá determinar, parcialmente, a grelha para a última corrida da ronda, às 14h00 também deste domingo.

A classificação do Mundial de Superbikes, com apenas uma ronda realizada, em Aragão (Espanha), tem na liderança Jonathan Rea, com 57 pontos, seguido do colega de equipa Alex Lowes, que soma 45, e de Scott Redding, com 40.

Na categoria de Supersport, o italiano Federico Caricasulo (GMT94 Yamaha) arrecadou a “pole”, rodando a 1m39,973s, à frente do alemão Philip Oettl (Kawasaki) e do sul-africano Steven Odendaal (Evan Bros. Yamaha), actual líder da tabela, com 50 pontos, em comparação com os 31 do suíço Dominique Aegerter e os 27 do transalpino Raffaele de Rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *