Joaquim Rocha vence categoria Gentleman

Piloto de Paredes estreou-se a ganhar na categoria Gentleman em Leiria, cumprindo o sonho de triunfar no Campeonato de Portugal de Karting, na categoria X30 Super Shifter Gentleman, onde alinham os potentes karts de 175cc com caixa de velocidades.

(auto.look2010@gmail.com)

Apenas um mês após a sua estreia absoluta no Campeonato de Portugal de Karting, Joaquim Rocha cumpriu o sonho de ganhar uma prova da exigente categoria X30 Super Shifter Gentleman, onde alinham os potentes karts de 175cc com caixa de velocidades. Na jornada dupla, disputada no passado fim de semana, no Kartódromo de Leiria, o piloto de Paredes triunfou entre os Gentleman no sábado e admite ter sentido «uma emoção especial, muito difícil de explicar».

Depois de ter descoberto a paixão pelos karts no Kartódromo de Baltar – onde começou a participar no popular troféu organizado naquela pista nortenha –, Joaquim Rocha embarcou este ano na aventura de competir ao mais alto nível em Portugal, inscrevendo-se na espectacular categoria X30 Super Shifter do Campeonato de Portugal de Karting (CPK).

A estreia absoluta aconteceu em Abril, na jornada de Viana do Castelo, onde o piloto de Paredes deu logo boa conta de si. Um mês depois, Joaquim Rocha descobriu a difícil pista de Leiria e esteve em destaque, conseguindo a “pole position” nos treinos cronometrados de sábado entre os Gentleman, ganhando a manga de qualificação e triunfando também na decisiva Final, onde logrou inclusive um top-5 à geral, entre vários pilotos com larga experiência e palmarés.

No domingo, sob condições atmosféricas instáveis, alternando piso seco, húmido e molhado, Joaquim Rocha conseguiu o 2.º melhor tempo nos treinos cronometrados, venceu a manga de qualificação e depois conseguiu novo lugar no pódio na Final (3.º lugar), mostrando que é um valor a ter em conta na categoria destinada a pilotos com idade igual ou superior a 45 anos.

«Sinceramente, é muito difícil explicar o que senti. É uma emoção muito especial, estou sem palavras», afirmou o piloto de Paredes, poucos minutos depois de ganhar a sua primeira Final no Campeonato de Portugal de Karting.

«Quando comecei a treinar com um kart da categoria X30 Super Shifter pensei logo que tinha sido uma loucura querer competir ao lado de pilotos tão consagrados e com um kart tão exigente, a todos os níveis! Agora, estar aqui a festejar uma vitória e ter terminado no top-5 à geral, logo na minha segunda prova, é um momento que nunca esquecerei e que devo, sobretudo, ao apoio da minha esposa, dos meus amigos e a todas as pessoas que me incentivaram nesta aventura. E agradeço especialmente ao meu mecânico Fernando Braga e ao Carlos Alberto Lima», sublinhou Joaquim Rocha, cujo fair play e simpatia já o tornaram uma figuras acarinhada no paddock.

A terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting está agendada para os dias 12 e 13 de Junho e será disputada no Kartódromo de Baltar, onde Joaquim Rocha ganhou o gosto pela modalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *