Joaquim Rocha estreia-se com pódio em Viana

No arranque do Campeonato de Portugal de Karting, piloto de Paredes competiu pela primeira vez no Kartódromo de Viana do Castelo.

(auto.look2010@gmail.com)

Joaquim Rocha

Joaquim Rocha é o mais recente protagonista do Campeonato de Portugal de Karting e logo na espectacular categoria X30 Super Shifter Gentleman, cujos karts estão equipados com potentes motores de 175cc e com caixa de velocidades. Na primeira jornada dupla, disputada este fim-de-semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, o piloto de Paredes não parecia ser um estreante no Campeonato de Portugal de Karting, dado que mostrou uma rapidez assinalável e esteve sempre na segunda posição nos treinos cronometrados, nas mangas de qualificação, tendo nas Finais garantido o terceiro lugar do pódio. Um início muito promissor!

Joaquim Rocha ponderou muito antes de enfrentar o desafio de disputar o Campeonato de Portugal de Karting e logo numa categoria tão exigente como é a X30 Super Shifter, mas com o apoio incondicional da esposa, amigos, entre outras pessoas, em boa hora abraçou uma nova aventura.

Joaquim Rocha conta com o apoio incondicional da esposa

«Francamente estava para não me inscrever no campeonato, pois estes karts são extremamente potentes e exigem muito de nós a vários níveis. Perguntei a mim mesmo, o que é que eu ia fazer no meio de tantos talentos e sem conhecer ainda as pistas portuguesas, à excepção da pista de Baltar onde a minha paixão pelo Karting começou, sobretudo há quatro anos. Mas depois com o incentivo da minha esposa que sabe que sou um apaixonado pelo Karting, com o apoio dos amigos e do conhecido piloto João Barros e do mecânico Fernando Braga, decidi embarcar nesta aventura», começou por nos contar Joaquim Rocha que, por ter 45 anos de idade, pontua para a categoria Gentleman, mas mostrou igualmente a sua rapidez entre os pilotos da X30 Super Shifter, ficando sempre perto do top-10, num experiente pelotão com provas dadas em Portugal e no estrangeiro.

Joaquim Rocha

Num formato de jornada dupla – uma prova no sábado e outra no domingo –, Joaquim Rocha foi o mais rápido da sua categoria (Gentleman) no primeiro treino livre oficial de sábado, à chuva, sendo depois 2.º nos treinos cronometrados e na manga de qualificação, tendo na Final sido 3.º classificado.

No domingo, o piloto de Paredes voltou a ser 2.º nos “cronos” e na manga de qualificação, tendo na Final garantido novamente o terceiro lugar do pódio: «Adorei a experiência, mas foi uma prova de superação, pois não conhecia a pista e estava a correr pela primeira vez no Campeonato de Portugal. Nunca pensei alcançar estes resultados. Foi fantástico e agradeço a todos os que me estão a apoiar nesta nova aventura», sublinhou Joaquim Rocha que, entre os dias 15 e 16 de Maio, vai conhecer uma nova pista, a de Leiria, palco da segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *