João Fernandes monopolizou o pódio em Leiria

Piloto de Coimbra apoiado por Autolook confirmou argumentos na luta pelo título na categoria X30 Master no Campeonato de Portugal de Karting, vencendo uma manga de qualificação e obteve dois pódios na cidade do Lis.

(auto.look2010@gmail.com

Depois de um auspicioso regresso à competição em Viana do Castelo, João Fernandes confirmou em Leiria que é um forte candidato ao título na categoria X30 Master do Campeonato de Portugal de Karting. O piloto de Coimbra venceu a manga de qualificação no sábado, obteve a “pole positon” nos treinos cronometrados de domingo e só um toque o impediu de lutar pela vitória na Final, assim como no sábado.

Depois de ter estado afastado da sua paixão pelas provas de Karting durante cerca de duas décadas, João Fernandes regressou este ano à competição e logo pela exigente categoria X30, considerada a categoria-rainha do Campeonato de Portugal de Karting (CPK).

Num pelotão com quase 30 pilotos, que integra vários talentos de diferentes gerações, o piloto apoiado por Autolook esteve em bom plano na segunda jornada dupla do CPK, disputada no Kartódromo de Leiria, uma das pistas mais técnicas no nosso país.

Na prova disputada no sábado, João Fernandes destacou-se ao ganhar a manga de qualificação entre os Master, voltando a provar que tem rapidez para lutar pelas vitórias. Na Final, sofreu um toque de um piloto espanhol que o obrigou a sair de pista, tendo, contudo, regressado ao asfalto com o kart completamente danificado e, mesmo assim, conseguiu terminar no 2.º lugar da categoria Master. O andamento revelado abria boas perspectivas para a prova do dia seguinte, onde a chuva fez a sua aparição.

No domingo, em condições onde se sente particularmente à vontade, João Fernandes começou por ser o mais rápido da X30 Master nos treinos cronometrados, conseguindo a “pole position” com um tempo de 53,184.

Depois, na corrida decisiva, recuperou nada menos do que nove posições na volta inicial, rodando no 9.º posto da geral – e na frente da categoria Master –, até sofrer um toque que o atrasou bastante. Com pneus de chuva e a pista a secar progressivamente, o piloto da equipa EKO/Birel ART Portugal viria a terminar no 2.º lugar entre os Master.

«Já não corria em Leiria há 20 anos e este regresso a uma pista tão exigente teve alguns altos e baixos, sobretudo devido aos toques que sofri tanto no sábado como no domingo. Ganhámos a manga de sábado e esperava no domingo, à chuva, poder ganhar também a Final, mas infelizmente aquele toque que sofri na segunda volta condicionou tudo. Foi pena, mas sinto que tenho cada vez mais ritmo, estamos na luta pelo título e ainda há muito campeonato pela frente. Agradeço ao Nuno Maia por me proporcionar um kart a ‘200%’ e obrigado à equipa EKO/Birel ART Portugal pelo apoio», afirmou João Fernandes, que sonha disputar as famosas 24 Horas de Le Mans.

O Campeonato de Portugal de Karting prossegue nos dias 12 e 13 de Junho, com a realização da terceira jornada dupla no exigente Kartódromo de Baltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *