Fórmula 3

Ivan Domingues vence GP de Espanha de F3

Hino de Portugal ouviu-se no traçado de catalão de Montmeló, em Barcelona, com o jovem de Leiria a cortar a linha de meta na primeira posição no Mundial FIA de Fórmula 3.

redacao@autolook.pt – EM ATUALIZAÇÃO

Doze anos depois da última vitória portuguesa no Mundial FIA de Fórmula 3, com António Félix da Costa, agora foi a vez de Ivan Domingues, jovem leiriense, a vencer, esta manhã, a Sprint Race do Grande Prémio de Espanha. O hino nacional tocou no circuito da Catalunha, depois de uma corrida brilhante em que o rookie de 19 anos, a largar do 6.º lugar, liderou desde a terceira curva.

Ivan Domingues nasceu em Leiria, a 5 de maio de 2006. Iniciou a prática desportiva no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão, quando tinha apenas 8 anos de idade.

Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal. Conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4. Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em 3 corridas).

Em 2025 deu o salto para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1, para cumprir a época completa ao serviço da prestigiada Van Amersfoort Racing (VAR), tornando-se assim o primeiro português na categoria em 12 anos. Tem como referências Ayrton Senna e Max Verstappen. Além dos automóveis, é um apaixonado por desporto e animais.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *