VELOCIDADE

Ivan Domingues no Grande Prémio de Itália

Cumpridas as duas primeiras etapas da temporada, nos Grandes Prémios da Austrália e do Bahrain, o Mundial FIA de Fórmula 3 muda-se para a Europa, com o Grande Prémio de Itália a realizar-se já este fim-de-semana e com o único português na categoria, o rookie Ivan Domingues, a regressar a uma pista muito especial.

redac@autolook.pt

A partir dos 14 anos, quando se mudou para Itália para profissionalizar a sua formação, o jovem leiriense fez do Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari um dos principais palcos de experiência. E é lá que agora pretende dar mais um salto na adaptação à Fórmula 3, numa jornada que, mais uma vez, volta a estar integrada no calendário do Mundial F1.

«Chegamos a Ímola com as melhores expetativas, na continuidade da nossa evolução, e no regresso a um circuito que é tão especial para mim. Vai ser especial correr de Fórmula 3 em Ímola, onde competi nos meus anos de Fórmula Regional e Fórmula 4. Depois da estreia em Melbourne e da evolução de ritmo que demonstrámos no Bahrain, vamos dar o nosso melhor para que possamos continuar a crescer e entrar da melhor forma na fase europeia do campeonato», afirma Ivan Domingues.

Refira-se que Ivan Domingues nasceu em Leiria, em 5 de maio de 2006 e começou no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão, quando tinha apenas 8 anos de idade. Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal. Conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi Vice-Campeão Nacional em 2017, 2018 e 2019.

Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4. Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em 3 corridas).

Em 2025 deu o salto para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1, para cumprir a época completa ao serviço da prestigiada Van Amersfoort Racing (VAR), tornando-se assim o primeiro português na categoria em 12 anos. Tem como referências Ayrton Senna e Max Verstappen. Além dos automóveis, é um apaixonado por desporto e animais.

PROGRAMA DO GRANDE PRÉMIO DE ITÁLIA

SEXTA-FEIRA –  16 DE MAIO

10h55 / 11h40 – Treinos livres:

16h05 / 15h35 – Qualificação

SÁBADO – 17 DE MAIO

11h05 / 11h50 – Sprint Race

DOMINGO – 18 DE MAIO

09h30 / 10h15 – Feature Race:

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *