Marquez dominam com Alex à frente de Marc
Quatro meses depois da última presença no Chang International Circuit, o Campeonato do Mundo de Motociclismo (MotoGP) está de regresso ao traçado tailandês para a prova de abertura da temporada de 2025.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Na primeira sessão de treino o domínio foi espanhol com os seus pilotos a ocuparem as três primeiras posições, com os irmãos Marquez, Alex e Marc, ambos em Ducati, o primeiro da equipa satélite e o segundo da equipa oficial, a serem os mais rápidos, com 0,052 segundos a separá-los, à frente do seu compatriota Pedro Acosta (KTM).
O português Miguel Oliveira (Yamaha), que vai alinhar no 100.º GP na categoria rainha do motociclismo mundial, que tinha sido oitavo na primeira sessão, foi 18.º e o último a ficar a menos de um segundo de Alex Marquez, num traçado onde venceu em 2022.
O brasileiro Diogo Moreira (Kalex) foi o mais rápido entre os pilotos de Moto2, ao bater o espanhol Manuel Gonzalez (Kalex) por 0,058 segundos, com o turco Denis Öncü (Kalex) a registar o terceiro tempo, mantendo as posições da primeira sessão, altura em que o espanhol foi o mais rápido à frente do turco e do brasileiro.

O destaque do dia vai para o espanhol Jorge Navarro (Forward), que registou o quinto tempo e que colocou uma moto da marca numa posição onde não é hábito, ainda que as participações tenham sido esporádicas.
Domínio da KTM em Moto3, ao colocar quatro motos nas cinco primeiras posições, com o italiano Stefano Nepa (Honda), ao registar o segundo tempo, a intrometer-se entre os pilotos da marca austríaca.
O seu compatriota Matteo Bertelle (KTM) registou o melhor tempo e com a maior diferença (0,235’’) para o segundo, com os espanhóis Jose Antonio Rueda (KTM) e Angel Piqueras (KTM) e o japonês Ryusei Yamanaka (KTM), que ficou entre os espanhóis, a completaram o domínio da marca austríaca.
MELHORES TEMPOS
MotoGP – Alex Marquez (Ducati), 1’29,020’’; Marc Marquez (Ducati), 1’29,072’’; Pedro Acosta (KTM), 1’29,262’’; Marco Bezzecchi (Aprilia), 1’29,267’’; Franco Morbidelli (Ducati), 1’29,306’’; Joan Mir (Honda), 1’29,398’’; Fabio Quartararo (Yamaha), 1’29,485’’; Ai Ogura (Aprilia), 1’29,597’’; Johann Zarco (Honda), 1’29,608’’; …; Miguel Oliveira (Yamaha), 1’29,985’’. Treinaram mais quarto pilotos.
Moto2 – Diogo Moreira (Kalex), 1’35,030’’; Manuel Gonzalez (Kalex), 1’35,088’’; Denis Öncü (Kalex), 1’35,228’’; Mario Aji (KalexI, 1’35,259’’; Jorge Navarro (Forward), 1’35,315’’; Marcos Ramirez (Kalex), 1’35,368’’; Jake Dixon (Boscoscuro), 1’35,390’’; Albert Arenas (Kalex), 1’35,399’’; Senna Agius (Kalex), 1’35,422’’; Alonso Lopez (Boscoscuro), 1’35,424’’. Treinaram mais 18 pilotos.
Moto3 – Matteo Bertelle (KTM), 1’40,931’’; Stefano Nepa (Honda), 1’41,166’’; Jose Antonio Rueda (KTM), 1’41,191’’; Ryusei Yamanaka (KTM), 1’41,230’’; Angel Piqueras (KTM), 1’41,261’’; Adrian Fernandez (Honda), 1’41,370’’; David Almansa (Honda), 1’41,390’’; David Muñoz (KTM), 1’41,436’’; Taiyo Furusato (Honda), 1’41,549’’; Riccardo Rossi (Honda), 1’41,560’’. Treinaram mais 16 pilotos.