Hyundai Motor partilha conceito “Metamobility”

Novo conceito Mobility of Things (MoT) irá permitir a movimentação de objectos tradicionalmente inanimados através da tecnologia robótica da Hyundai. Plataformas modulares Plug & Drive (PnD) e Drive & Lift (DnL) irão fornecer soluções de mobilidade completas como parte de um ecossistema de mobilidade ilimitada MoT.

(auto.look2010@gmail.com)

A Hyundai Motor Company revelou na CES 2022 a plataforma modular Plug & Drive (PnD), que irá permitir a mobilidade de objectos tradicionalmente inanimados, desde pequenos objectos a grandes espaços comunitários. No evento, os líderes da Hyundai Motor e da Boston Dynamics apresentaram a sua visão partilhada para a robótica tanto no mundo real como no metaverso sob o tema “Expanding Human Reach”.

A Hyundai Motor também revelou os seus planos para criar uma experiência de mobilidade avançada com base num ecossistema de mobilidade ilimitada “Mobility of Things” (MoT) e apresentou uma gama de robôs e conceitos robóticos.

«Estamos a direcionar toda a nossa engenharia robótica e esforços criativos para a construção do ecossistema Mobility of Things. O objectivo é que a robótica permita todo o tipo de mobilidade pessoal, como a comunicação, o movimento e a execução de tarefas de forma autónoma», explicou Dong Jin Hyun, vice-presidente e chefe do Laboratório de Robótica do Hyundai Motor Group.

MOVIMENTO AUTÓNOMO

DE OBJETOS COM A PLATAFORMA PnD

A plataforma modular PnD é uma solução de mobilidade completa que combina condução inteligente, travagem, tração elétrica na roda e hardware de suspensão. A única roda utiliza um actuador de direcção para uma rotação das rodas de 360 graus, o que permite um movimento holonómico, à semelhança de um patinador artístico. Os sensores LiDAR e de câmara permitem que um objecto habilitado para PnD se mova de forma autónoma.

Os módulos PnD podem ser acoplados a qualquer objeto, desde mesas a contentores, para uma mobilidade expansível. Os utilizadores podem selecionar várias configurações de utilização e tamanhos de plataforma, com base nas suas necessidades.

«A Plataforma PnD é adaptável e expansível para corresponder às necessidades humanas. Porque no mundo que virá, não vamos precisar de movimentar objectos – eles irão mexer-se à nossa volta. A PnD torna móveis objectos que normalmente são inanimados. É esta característica que torna possível a transformação de qualquer espaço. É uma forma de configurar espaços conforme a necessidade», afirmou Dong Jin Hyun.

O responsável continuou a explicar que a PnD pode ser útil na partilha de escritórios, que se tornou num negócio milionário. A PnD permite às equipas – e até mesmo a empresas inteiras – modificar e utilizar o espaço de trabalho conforme pretendam, tornando possível o conceito purpose-built space (PBS). Com os módulos PnD, pode-se transformar todo um modelo de negócios ou até mesmo eliminar completamente os locais fixos.

A flexibilidade de condução da plataforma PnD também pode individualizar os transportes públicos para satisfazer necessidades específicas, tal como um módulo de mobilidade pessoal que se liga a uma unidade-mãe durante grande parte da sua viagem, mas que se pode separar durante a última parte do percurso para levar o seu ocupante diretamente ao seu destino final.

Na CES 2022, a Hyundai Motor exibiu um total de quatro modelos conceito de aplicação com base na plataforma modular PnD, incluindo o Personal Mobility, Service Mobility, Logistics Mobility e o L7 – todos eles inseridos num conceito Mobility of Things.

O conceito de Personal Mobility é uma aplicação baseada numa plataforma equipada com quatro módulos PnD de 5,5”. Com 133 cm de largura, 125 cm de comprimento e 188,5 cm de altura este Purpose-Built Vehicle (PBV) proporciona mobilidade de último quilómetro para um único passageiro.

Está configurado para utilizar o espaço de forma eficiente, aplicando um método rotativo de abertura e fecho, sendo possível uma operação livre com um joystick inteligente instalado no lado direito do banco, sem necessidade de volante ou pedal.

Os conceitos Service Mobility e Logistics Mobility utilizam a mesma plataforma, tendo as dimensões de 130 cm de largura, 110 cm de comprimento e 180 cm de altura, com espaço de armazenamento que se abre e fecha como uma gaveta. O Service Mobility pode ser utilizado para diversas aplicações, tal como o transporte de bagagem dos clientes em hotéis, e o Logistics Mobility pode ser utilizado para o transporte de mercadorias a partir de armazéns.

O conceito L7 fornece mobilidade extrema com um módulo PnD aumentado de 12 polegadas. Semelhante ao Personal Mobility, o assento roda, de forma que o passageiro possa entrar e sair facilmente, e pode ser operado livremente com um joystick.

EXPANDINDO A ACTUAÇÃO DE ROBÔS A LOCAIS EXTERIORES COM A MobED

Também na CES 2022, a Hyundai exibiu a pequena plataforma de mobilidade Mobile Eccentric Droid (Mobile Eccentric Droid) com o módulo Drive & Lift (DnL), uma solução robótica completa baseada num mecanismo de roda complexo que combina os sistemas de tracção, direcção e travagem numa única estrutura.

Com o DnL montado em cada roda, o MobED pode elevar ou baixar a plataforma para que a carroçaria possa permanecer nivelada à medida que o MobED atravessa superfícies irregulares ou outros obstáculos, tais como degraus ou lombas de velocidade.

Concebida para uma versatilidade e modularidade totais, a MobED pode ser utilizada para várias aplicações, dependendo do dispositivo montado, e pode ser alargada tanto a variantes de sistemas tripulados como não tripulados.

Com base na sua excelente manobrabilidade, a plataforma também pode ser utilizada em robôs de serviço que operem tanto no interior como no exterior. A MobED mede 60 cm de largura, 67 cm de comprimento e 33 cm de altura e pesa 50 kg, tendo uma capacidade de bateria de 2 kWh. Com pneus de 12”, a sua velocidade máxima é de 30 km/h.

A Hyundai Motor também exibiu um conceito de aplicação guia da MobED equipada com um ecrã para chamar a atenção de pessoas, tal como visitantes numa atracção pública. A Hyundai Motor também se prepara para utilizar os módulos DnL em diversas aplicações, pois acredita que o módulo pode expandir o funcionamento do robô para locais exteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.