Hugo Basaúla: “rei das areias” na Marinha das Ondas

No traçado do Crossódromo Sul do Mondego na Marinha das Ondas, a pouco mais de dezena e meia de quilómetros da Figueira da Foz, Hugo Baraúla voltou a ser “rei e senhor” nas areias próximas do Atlântico.

(auto.look2010@gmail.com)

Hugo Basaúla

Num oceano de excelente condução, Hugo Basaúla sobressaiu com pouco mais de meia centena de pilotos em pista para a terceira prova pontuável para o Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa. Após a vitória de Sandro Peixe na Moçarria e Luís Outeiro no Granho, a chegada à “catedral da areia” trouxe de novo ao campeonato Hugo Basaúla, experiente piloto que tinha ganho naquele traçado junto ao Atlântico em 2018 e, por isso, vinha com o objectivo de renovar a “coroa” de Rei das Areias.

Esse desiderato começou a revelar ser perfeitamente alcançável ao vencer as mangas da classe MX1, liderando em todas as voltas de ambas as corridas para vencer a primeira com quase sete segundos de vantagem sobre Sandro Peixe e já com uma volta de diferença para Daniel Pinho.

Hugo Basaúla no topo do pódio

Na segunda manga foi novamente Sandro Peixe a secundar o piloto da KTM, agora com oito segundos de atraso, sorrindo a terceira posição a Jonathan Rodriguez que passou Daniel Pinho já na fase final da corrida, mais precisamente antes da décima passagem pela linha de meta.

Em MX2 Luís Outeiro lutou com Renato Silva na primeira corrida e depois de algumas trocas de posições entre ambos seria mesmo o piloto do Alqueidão a levar a melhor, ele que contou com uma verdadeira “onda” de apoio no traçado junto ao Mondego.

Renato Silva terminou a mais de 11 segundos na frente de Ricardo Freire e Diogo Graça foi o quarto no final de uma manga marcada por algumas dificuldades e mesmo quedas que condicionaram não apenas a prestação na corrida inaugural mas também na segunda corrida do dia onde o piloto de Cabeceiras de Basto foi terceiro depois de ser segundo na fase intermédia da manga.

Luís Outeiro

Ricardo Freire foi desta feita o segundo depois de andar sempre a discutir a posição que passou igualmente pelas mãos de Renato Silva que acabou por ser o quarto. A vitória foi novamente para Luís Outeiro que, desta forma, está na frente do campeonato com quatro pontos de vantagem sobre Diogo Graça antes da próxima ronda do campeonato, a quarta. Luís Outeiro foi igualmente o vencedor nos Juniores, com Rúben Ferreira a ser o melhor das dois-tempos.

A fechar a animada jornada, que contou como sempre com uma numerosa e entusiasta assistência, a corrida Elite foi ganha por Hugo Basaúla, que rodou ao longo de todas as 17 voltas na frente do pelotão, sempre seguido por Sandro Peixe e Luís Outeiro.

Fábio Costa

Hugo Basaúla tornou-se assim no terceiro vencedor distinto do campeonato em 2019 e renovou o título de “Rei das Areias” ao cruzar a linha de meta com pouco mais de 16 segundos de vantagem sobre Sandro Peixe e uma vantagem superior a 55 segundos para Sandro Outeiro.

Junto com os pilotos da MX1 e MX2 estiveram igualmente em prova os Iniciados, também eles a cumprirem mais uma ronda do campeonato. Fábio Costa voltou a ditar a sua lei e foi quem melhor andou na areia da Marinha das Ondas vencendo com autoridade ambas as mangas e liderando todas as voltas aqui realizadas.

 

Afonso Gomes com Hugo Basaúla

Na primeira corrida terminou com mais de dez segundos de vantagem, na segunda foi com mais de 17 segundos que fechou a contabilidade de corrida. O segundo classificado em ambos os duelos foi Sandro Lobo, com Afonso Gomes a ser o terceiro. Com mais esta dupla vitória Fábio Costa tem agora 33 pontos de vantagem no campeonato face a Daniel Garcia, que continua a fazer da regularidade a sua arma principal.

Na próxima prova, a realizar no próximo dia 21 em Casais de São Quintino, Sandro Peixe irá defender os seis pontos de vantagem que tem face a Luís Outeiro na luta pelo primeiro lugar Elite no campeonato nacional MX 2019. A prova será também a primeira da segunda metade da temporada.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação