Hilux transporta neve da Serra a Lisboa em Agosto

A Toyota, Clube Escape Livre e Marinha do Tejo vão recriar uma tradição secular que começou há mais de 400 anos, em 1614. O objetivo da acção é levar a neve da Serra da Estrela até à capital entre esta quinta e sexta-feira com a Toyota Hilux como viatura oficial no transporte até Lisboa.

(auto.look2010@gmail.com)

A ideia original de Carvalho Rodrigues, cientista natural de Casal de Cinza, no concelho da Guarda, parecia feita à medida para o espírito de aventura do Clube Escape Livre, da Guarda, e para a pick-up 4×4 da Toyota. Antigamente, a neve era cortada na Serra da Estrela e depositada em “geleiras”, que mais não eram buracos ou poços onde não chegava o sol, para depois ser levada até Lisboa.

A neve era transportada em burros e cavalos até Vila Velha de Rodão ou outras portas do Tejo e, a partir desse local, era transportada de barco até à capital. A neve era dada a sua majestade o Rei, para que pudesse saborear bebidas frescas e gelados nos meses mais quentes do ano, e de seguida distribuída aos almocreves para que os comerciantes a vendessem como gelado também aos lisboetas.

Ano após ano, eram transportados para Lisboa entre 450 a 600 quilos de neve por dia, para que a sua majestade pudesse “tomar neve”, derretendo a neve e bebendo a água fresca da serra. A experiência todo-terreno do Escape Livre, permite recriar todo o processo e com o lançamento da nova Toyota Hilux naturalmente que a Toyota Caetano Portugal não hesitou em se associar a este extraordinário evento.

A comitiva irá ser recebida na Serra da Estrela esta quarta-feira, ao fim da tarde. Depois de ser recolhida a neve da Serra da Estrela, na quinta-feira, toda a robustez da Toyota Hilux será posta à prova no sentido de transportar a neve pelos trilhos fora de estrada até ao seu destino.

A pick-up da Toyota irá seguir pelos antigos trilhos da montanha até à Moita, onde a caravana pernoita para, no dia seguinte, sexta-feira, embarcar nos barcos da Marinha do Tejo até ao Cais das Colunas, em Lisboa, onde, como antigamente, será entregue aos representantes oficiais do país e posteriormente aos comerciantes para que a possam distribuir nos seus estabelecimentos.

Símbolo de qualidade, durabilidade e fiabilidade, a escolha da Toyota Hilux para viatura oficial desta “aventura” organizada pelo Clube Escape Livre surgiu, espontaneamente, uma vez que é líder do segmento pick-up em Portugal desde 2013.

Apesar de 8 anos consecutivos de liderança, este ano a Hilux surge com um novo design que reforça a imagem de robustez, bem como, com uma nova motorização 2.8 litros de 204 cv com melhor desempenho em estrada e fora dela.

O desafio é grande, mas a versão topo de gama, “Invincible” promete honrar a responsabilidade de transportar neve da Serra da Estrela até Lisboa em Agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *