Henk Lategan estreia-se a vencer no Rali Dakar
Nasser Al-Attiyah mantém a liderança da prova, agora com 35m10s de vantagem sobre Sébastien Loeb, que é segundo, e 51m15s sobre Lucio Alvarez, o terceiro.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

O qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota GR DKR Hilux) parece ter entrado em modo de gestão ao ser oitavo no Sector Selectivo, ganho por Henk Lategan (Toyota GR DKR Hilux). O sul-africano levou a melhor sobre Sébastien Loeb (Prodrive Hunter) por 1m58s, com o francês a reduzir em cerca de três minutos o atraso para o príncipe do Qatar para 35m10s, diferença que só poderá ser anulada se Nasser Al-Attiyah cometer um erro.
A rodar com ar condicionado improvisado, uma vez que a porta do lado do piloto esteve aberta por largos quilómetros, Henk Lategan e Brett Cummings conduziram a Toyota/Toyota Gazoo Racing ao triunfo na 5.ª etapa hoje em redor da capital saudita e que teve algo histórico. Na verdade, pela primeira vez desde a sua criação em 1979, o Dakar ofereceu uma rota totalmente diferente entre carros e motos.

Anteriormente, tanto em África como na América do Sul, as partes de um especial podiam ser diferentes, em particular por razões de segurança, mas nunca a totalidade de uma etapa. Para amanhã, sexta-feira, os cursos serão invertidos entre as duas e as quatro rodas.
Na etapa de hoje, Henk Lategan superou as expectativas e “deserdou” os franceses Sebastien Loeb e Fabian Lurquin, aos comandos de um BRX Hunter/Prodrive Bahrain Raid Xtreme, de cortarem a linha de chegada em primeiro. O piloto da Toyota/Toyota Gazoo Racing, que promete muito para o futuro do Dakar, bateu o nove vezes campeão mundial de ralis por 1m58s.
Lucio Alvarez e Armand Monleon, em Toyota/Overdrive Toyota, terminaram a etapa no terceiro degrau do pódio, embora Mathieu Serradori e Loic Minaudier (Century/SRT Racing) falhem o top 3 por apenas 14 segundos.

Com estes resultados, Sébastien Loeb recupera algum tempo a Nasser al Attiyah, mas a margem mantém-se nos expressivos 35m10s. Lucio Alvarez recuperou o terceiro lugar, por troca com o piloto saudita Yazeed Al Rajhi, que faz equipa com Michael Orr (Toyota/Overdrive Toyota).
O lituano Vaidotas Zala (Mini John Cooper Works Rally), que é navegado pelo português Paulo Fiúza, foi 15.º a etapa e subiu para 11.º, a menos de um minuto do francês Mathieu Serradori (Century CR6), que fecha o lote dos 10 primeiros. Por sua vez, Miguel Barbosa, navegado por Pedro Velosa, conduziu o Toyota Hilux Overdrive ao 42.º lugar na tirada e subiu para a 36.ª posição da geral.
Novo mau dia para a Audi, com o sueco Mattias Ekstrom (Audi RS Q e-tron), em 21.º, a ser o melhor dos três pilotos da marca de Wolfsburg, enquanto o espanhol Carlos Sainz (Audi RS Q e-tron) foi 48.º e o francês Stéphane Peterhansel (Audi RS Q e-tron), 58.º.

Em termos de SSV, segunda vitória consecutiva do estreante brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira (BRP CAN-AM Maverick XRS) que ascendeu ao comando da categoria, com 4m27s de avanço sobre onorte-americano Austin Jones (BRP CAN-AM Maverick XRS).
Luís Portela de Morais (BRP CAN-AM Maverick XRS) voltou a estar em evidência ao fazer o sétimo tempo no Sector Selectivo. A equipa BP Ultimate SSV chegou a andar entre os quatro primeiros da categoria SSV. Com este resultado Luís Portela Morais, acompanhado por David Megre, subiu três posições e está agora no nono posto da classificação geral.
Já Rui Oliveira (BRP CAN-AM Maverick XRS) foi 24.º e passou a ser 18.º da geral, enquanto nos veículos ligeiros, Mário Franco (Yamaha) foi 29.º e está na nona posição.
ETAPA DE AMANHÃ
De novo com partida e chegada a Riyadh, capital da Arábia Saudita, mas desta vez rumando a oeste, para um SS com 404 km, cuja primeira parte é caracterizada pelo elevado número de pistas, o que vai a obrigar a atenção reforçada dos navegadores, para não cometerem erros, seguindo-se cerca de 40 km de dunas, antes de uma parte final mais rolante e rápida.
CLASSIFICAÇÕES
SECTOR SELECTIVO (395 KM)
AUTOMÓVEIS – 1.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux), 3.53’28”; 2.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter), a 1’58”; 3.º, Lucio Alvarez/Armand Monleon (Toyota Hilux Overdrive), a 2’10”; 4.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR6), a 2’24; 5.º, Guerlain Chichetir/Alex Winocq (Buggy GCK Thunder), a 2’59”; 6.º, Jakub Przygonski/Timo Gottschalk (Mini John Cooper Works Rally), a 3’20”; 7.º, Giniel De Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux), a 4’29”; 8.º Nasser Al-Attuyah/Mathias Baumel (Toyota GR DKR Hilux), a 4’53”; 9.º, Orlando Terranova/Daniel Oliveras (Prodrive Hunter), a 6’27”; 10.º, Christian Visser/Rooney Burke (Century CR6), a 7’09”; …; 15.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiuza (Mini John Cooper Works Rally), a 15’04”; …; 42.º, Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux Overdrive), a 54’56”
SSV – 1.º, Rodrigo Luppi de Oliveira/Maykel Justo (BRP CAN-AM Maverick XRS), 4.33’12”; 2.º, Marek Gozcal/Lukasz Laskawiec (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 2’33”; 3.º, Sergei Kiriakin/Anton Vlasiuk (BRP CAN-AM Maverick), a 4’10”; 4.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 8’40”; 5.º, Rokas Baciuska/Oriol Mena (BRP Maverick CAN-AM XRS), a 11’21”; …; 7.º, Luís Portela de Morais/David Megre (BRP CAN-AM Maverick XRS) a 14’07”; …; 24.º, Rui Oliveira/Fausto Mota (BRP CAN-AM Maverick XDS) a 43’49”
GERAL
AUTOMÓVEIS – 1.º Nasser Al-Attiyah/Mathias Baumel (Toyota GR DKR Hilux), 17.24’23”; 2.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter), a 35’10”; 3.º, Lucio Alvarez/Armand Monleon (Toyota Overdrive Hilux), a 51’15”; 4.º, Yazeed Al Rahji/Michael Orr (Toyota Hilux Overdrive), a 1.06’23”; 5.º, Vladimir Vasilyev/Oleg Uperenko (BMW X5) a 1.07’52”; 6.º, Jakub Przygonski/Timo Gottschalk (Mini John Cooper Works Buggy), a 1.10’24”; 7.º, Sebastian Halpern/Bernard Graue (Mini John Cooper Works), a 1.22’01”;
8.º, Orlando Terranova/Daniel Oliveras (Prodrive Hunter), a 1’25’16”; 9.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Crosscountry), a 1.31’01”; 10.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR6), a 2.07’49”; 11.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiuza (Mini John Cooper Works Rally), a 2.08’40”; …;
36.º, Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota Hilux Overdrive), a 6.43’11”
SSV – 1.º, Rodrigo Luppi de Oliveira/Maykel Justo (BRP CAN-AM Maverick XRS), 21.21’33”; 2.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 4’27”; 3.º, Michal Gozcal/Szymin Gospodarczyk (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 22’25”; 4.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega Gil (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 23’28”; 5.º, Rokas Baciuska/Oriol Mena (BRP CAN-AM Maverick XRS), a 45’00”; …; 9.º, Luís Portela de Morais/David Megre (BRP CAN-AM Maverick XRS) a 2.43’05”; …; 18.º, Rui Oliveira/Fausto Mota (BRP CAN-AM Maverick XDS) a 4.34’05”.