Hamilton e Verstappen em trabalho no Algarve

Seis meses depois, a Fórmula 1 está de regresso ao Autódromo Internacional do Algarve, agora como terceira prova de um calendário de 23 corridas.

(auto.look2010@gmail.com)

Cumpridas as duas primeiras corridas, Bahrain e Emília Romagna, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) e o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) chegam ao traçado algarvio separados por um ponto, por o inglês ter conseguido fazer a volta mais rápida na corrida italiana, depois de cada um deles ter ganho uma corrida à frente do seu adversário, numa confirmação clara que a luta pela sucessão do inglês na lista de campeões será entre os dois.

Para já a surpresa é o terceiro lugar do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), muito seguro e regular nas duas provas anteriores, em que soube aproveitar as oportunidades e instalar-se na terceira posição à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), com o duelo entre a McLaren e a Ferrari, que lutam pelo terceiro lugar entre as equipas, a ser um dos pontos de interesse da corrida portuguesa.

De assinalar que para além dos dois primeiros, só os pilotos das duas equipas pontuaram nas duas provas, com o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) a ficarem em branco na corrida italiana, depois do mexicano ter feito uma notável recuperação no Bahrain, onde largou do fim da grelha para terminar em quinto.

O espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault) e o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) têm oportunidade de apagar a má impressão deixada nas corridas anteriores, onde tiveram uma presença discreta, com o espanhol a conseguir marcar um ponto em Itália, enquanto o alemão continua a sentir dificuldades em adaptar-se à nova “arma”, com ambos a falharem a Q3, onde os seus companheiros de equipas conseguiram chegar.

Uma das novidades da prova portuguesa será a estreia dos C1 (duros) este ano, depois de, nas provas anteriores, a Pirelli ter disponibilizado os C2 (médios), C3 (macios) e C4 (super macios). A escolha é explicada pelas características do traçado e pelo facto da temperatura dever ser mais elevada.

Entretanto na primeira sessão de treinos livres, um dos Alfa Romeo/Ferrari será entregue ao jovem inglês Callum Ilott, que rende o polaco Robert Kubica como piloto de reserva e de testes e que estará presente em algumas sessões de treinos livres, sendo a primeira no Algarve.

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º Lewis Hamilton, 44 pontos; 2.º Max Verstappen, 43; 3.º Lando Norris, 27; 4.º Charles Leclerc, 20; 5.º, Valtteri Bottas, 16; 6.º, Carlos Sainz, 14; 7.º, Daniel Ricciardo, 14; 8.º Sérgio Perez, 10; 9.º, Lance Stroll, 7; 10.º, Pierre Gasly, 4; 11.º, Kimi Raikkonen, 2; 12.º Yuki Tsunoda, 2; 13.º, Esteban Ocon, 1

CONSTRUTORES – 1.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 60 pontos; 2.º, Red Bull Racing Honda, 53; 3.º, McLaren F1 Team, 41; 4.º, Scuderia Ferrari Mission Winnow, 34; 5.º, Aston Martin Cognizant F1 Team, 7; 6.º, Scuderia Alpha Tauri Honda, 4; 7.º, Alfa Romeo Racing Ferrari, 2; 8.º, Alpine Renault, 1

CORRIDAS SPRINT VÃO SER UMA REALIDADE

A Comissão de F1 aprovou a realização de corridas “Sprint”, com o Conselho Mundial do Desporto Automóvel a ter de aprovar a proposta, o que será uma mera formalidade, com Silverstone, Monza e um terceiro traçado a definir a serem os locais da concretização do projecto.

O programa passa a integrar, na sexta-feira, um treino livre de uma hora e a sessão de qualificação tal como sucede agora, para no sábado haver uma nova sessão de treinos livres a corrida “Sprint”, com 100 km, para no domingo ter lugar o Grande Prémio. A corrida de sábado dará três pontos ao primeiro, dois ao segundo e um ao terceiro, com o vencedor a largar da “pole position” para o Grande Prémio.

PROGRAMA COMPLETO

O programa do GP de Portugal completa-se com três corridas da Euroformula Open e outras tantas do Campeonato de Portugal de Velocidade, cujos pilotos estarão em pista, duas vezes no sábado e uma no domingo.

No caso da Euroformula Opel estarão em acção 13 pilotos, desconhecendo-se o número de participantes no Campeonato de Portugal de Velocidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *