Hamilton alcança no Bahrain a 98.ª “pole”
O piloto inglês, que já garantiu o título de campeão, não gosta de perder nem a “feijões”, conquistando a 98.ª “pole position” da sua carreira, no Grande Prémio do Bahrain, reforçando ainda mais o seu recorde da Fórmula 1, ficando à frente de Valtteri Bottas e Max Verstappen.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Pela 10.ª vez em 15 corridas, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) vai partir da “pole position” e, como tem sucedido na maior parte das vezes, terá a seu lado o seu companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas.
Batidos, no terceiro treino livre, pelo holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), os “Mercedes boys” chegaram à qualificação e não deram hipóteses à concorrência, instalando-se no topo da tabela de tempos na primeira tentativa, para na segunda cimentarem a sua posição.
A segunda linha é partilhada pelos dois Red Bull/Honda, com o holandês Max Verstappen à frente do anglo-tailandês Alexander Albon, cujo acidente parece não ter perturbado e continua apostado em demonstrar que merece permanecer na equipa das bebidas energéticas na próxima temporada.
O mexicano Sérgio Perez (Racing Point/Mercedes) chegou a dar a sensação de poder intrometer-se entre os dois piloto da Red Bull, mas teve de contentar-se com o quinto tempo, e ser “o melhor dos outros”, à frente do australiano Daniel Riccardo (Renault) e do francês Esteban Ocon (Renault), que colocaram os carros da marca francesa numa posição que pode projectar a equipa para o terceiro lugar no “Mundial” de Construtores.
Os Alpha Tauri/Honda do francês Pierre Gasly e do russo Daniil Kvyat, separados pelo inglês Lando Norris (McLaren/Honda) completaram o lote de pilotos que conseguiu chegar à Q3.
Uma vez mais os Ferrari ficaram de fora da Q3, à qual o espanhol Carlos Sainz (McLaren/Renault) não pode tentar chegar, uma vez que, na primeira volta lançada na Q2, o pneu traseiro direito bloqueou, o pião foi inevitável, a bandeira vermelha foi exibida para interromper a sessão, porque o carro estava numa zona perigosa, para o carro ser retirado, e o piloto passou à posição de espctador.
No lote dos que não passaram à Q2 referência ao facto de quatro deles, Alfa Romeo e Hass, utilizarem unidades motrizes da Ferrari, o que confirma as dificuldades que existem em Maranello para as tornar eficazes.
GRELHA DE PARTIDA
Lewis Hamilton | |
Mercedes | |
1’27,264″ | |
Valtteri Bottas | |
Mercedes | |
1’27,533″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull/Honda | |
1’27,678″ | |
Alexander Albon | |
Red Bull/Honda | |
1’28,274″ | |
Sergio Perez | |
Racing Point/Mercedes | |
1’28,322″ | |
Daniel Ricciardo | |
Renault | |
1’28,417″ | |
Esteban Ocon | |
Renault | |
1’28,419″ | |
Pierre Gasly | |
Alpha Tauri/Honda | |
1’28,448″ | |
Lando Norris | |
McLaren/Renault | |
1’28,.542″ | |
Danill Kvyat | |
Alpha Tauri/Honda | |
1’28,618″ | |
Sebastian Vettel | |
Ferrari | |
1’29,149″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari | |
1’29,165″ | |
Lance Stroll | |
Racing Point/Mercedes | |
1’29,557″ | |
George Russell | |
Williams/Mercedes | |
1’31,218″ | |
Carlos Sainz | |
McLaren/Renault | |
sem tempo | |
Antonio Giovinazzi | |
Alfa Romeo/Ferrari | |
1’29,491″ | |
Kimi Raikkonen | |
Alfa Romeo/Ferrari | |
1’29,810″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas/Ferrari | |
1’30,111″ | |
Romain Grosjean | |
Haas/Ferrari | |
1’30,138″ | |
Nicolas Latifi | |
Williams/Renault | |
1’30,182″ |