Fórmula E

Günther vence com dobradinha da DS Penske

Numa temporada dominada por Oliver Rowland, a Fórmula E assentou arraiais em Xangai e o piloto alemão foi o protagonista na primeira corrida da dupla jornada, com o companheiro de equipa Jean Eric-Vergne em segundo. António Félix da Costa não foi além do 13.º lugar.

PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)

Max Gunther (DS Penske)

A DS Penske foi a primeira equipa a conseguir a “dobradinha”, com o alemão Max Gunther (DS Penske) a vencer, pela segunda vez, esta temporada – a primeira aconteceu na corrida de abertura da jornada dupla de Jeddah –, à frente do francês Jean Eric-Vergne (DS Penske) e o inglês Taylor Barnard (McLaren).

Uma vez mais houve recarga das baterias, desde que tivessem menos de 60% de energia, o que tornou a corrida mais tática do que é habitual, com cada equipa a gerir o momento da paragem dos seus pilotos e, nesse particular, a DS foi a mais eficaz.

Max Gunther acabou por vencer por uma margem confortável, enquanto Jean-Eric Vergne, Taylor Barnard e Daan Ticktun (Cupra), que foi quarto, terminaram separados por menos de um décimo de segundo, com as posições a decidirem-se em cima da linha de meta.

Max Gunther feliz com o triunfo na China

Consciente da vantagem pontual de que dispõe, o inglês Oliver Rowland (Nissan) fez uma corrida cautelosa e garantiu a quinta posição, aumentando para 86 pontos a vantagem sobre o seu compatriota Taylor Barnard. Este último ascendeu ao segundo lugar do campeonato, com um ponto de vantagem sobre o alemão Pascal Wehrlein (Porsche) que, tal como o português António Félix da Costa (Porsche), ficou em branco.

Para o português o sonho tornou-se um pesadelo. Mais rápido nas duas sessões de treinos livres, António Félix da Costa foi apenas nono no seu grupo de qualificação, o que o colocou no 17.º lugar da grelha, de onde recuperou até 13.º, mas ficou fora dos pontos, o que o afasta, de vez, da discussão do título.

CLASSIFICAÇÃO – 1.º, Max Gunther (DS), 29 voltas (88,479 km), em 36’43,328’’; 2.º, Jean-Eric Vergne (DS), a 7,016’’; 3.º, Taylor Barnard (McLaren), a 7,488’’; 4.º, Dan Ticktum (Cupra), 7,866’’; 5.º, Oliver Rowland (Nissan), a 8,140’’; 6.º, Norman Nato (Nissan), a 8,242’’; 7.º, Sam Bird (McLaren), a 8,458’’; 8.º, Nyck De Vries (Mahindra), a 8,875’’; 9.º, Sébastien Buemi (Envision), a 9,369’’; 10.º, Robin Frijns (Envision), a 9,677’’; …; 13.º, António Félix da Costa (Porsche), a 11,873’’. Classificaram-se mais oito pilotos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *