Gouveia é a capital mundial FIM Trial das Nações

A cidade de Gouveia vai receber as maiores estrelas mundiais do Trial, de 17 a 19 de Setembro. FIM Trial das Nações será disputado apenas pela segunda vez em Portugal e traz mais de 70 pilotos à região da Serra da Estrela, em representação de 25 selecções. O evento promete um fim-de-semana em cheio, em conjunto com o Campeonato do Mundo de TrialGP.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos: JOÃO DA FRANCA E OFICIAIS

Portugal e os belíssimos cenários de Gouveia voltam a ser o epicentro de grandes eventos mundiais de motociclismo, desta vez o histórico FIM Trial das Nações, a maior competição de selecções da modalidade.

Criado em 1984 e disputado oficialmente desde 1985, o Trial das Nações é o mais prestigiado título de selecções masculinas e femininas de Trial, tendo passado por Portugal em 2002, na altura em Paços de Ferreira, e fazendo agora a sua estreia em Gouveia, que já se tornou um dos palcos mais carismáticos do Campeonato do Mundo de TrialGP.

A Federação Internacional de Motociclismo já divulgou a lista de inscritos para o Trial das Nações, que será disputado por 73 pilotos, em representação de 25 selecções. Em Gouveia, estarão presentes selecções de Andorra, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Espanha, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, assim como uma selecção masculina da América Latina, composta por pilotos da Venezuela, México e Guatemala.

A actual conjuntura de pandemia mundial também contribuiu para a ausência de alguns países habituais no Trial das Nações, como as seleções do Japão, Austrália, Nova Zelândia ou Brasil.

A Espanha, verdadeira potência da modalidade, é a detentora do título, tanto na competição masculina como feminina, após as vitórias alcançadas no FIM Trial das Nações de 2019, realizado em Ibiza. A seleção espanhola volta trazer nas suas fileiras estrelas como o pluri-campeão mundial Toni Bou, Adam Raga, Jaime Busto, Laia Sanz, Berta Abellan e Sandra Gómez.

As cores de Portugal, por sua vez, serão representadas por Diogo Vieira, Paulo “Ballas” Gonçalves e o lousanense apoiado por autolook.pt, Filipe Paiva. na selecção masculina, que vai competir na categoria International, e por Rita Vieira, Mariana Afonso e Leonor Moreira na selecção feminina.

UM FIM-DE-SEMANA DE ELITE

Além da edição de 2021 do FIM Trial das Nações, Gouveia também será palco da jornada de encerramento do Campeonato do Mundo de TrialGP, Trial 2, TrialGP Women e Trial 2 Women, provas disputadas no sábado (dia 18).

Um fim-de-semana em cheio para os adeptos da modalidade e não só, que poderão acompanhar o espetacular percurso de 5,8 quilómetros de extensão, traçado no centro da cidade. A organização estará a cargo do clube Talentos Objetivos e do Município de Gouveia, com colaboração da Peña Moteros Val Miñor.

Para Jorge Simões, presidente Talentos Objetivos, «é um grande orgulho termos uma lista de inscritos como esta para o Trial das Nações em Gouveia, numa conjuntura difícil e que, como sabemos, ainda coloca restrições à circulação internacional».

«A logística da prova será naturalmente reforçada para garantir todas as condições de segurança sanitária e acredito que teremos um grande espetáculo no fim-de-semana de 17 a 19 de Setembro, com pilotos oriundos de quase 30 países. Oportunamente, a FIM também divulgará a lista de inscritos para as provas do Campeonato do Mundo. É uma responsabilidade acrescida, mas aceitámos o desafio com a colaboração de todos os nossos parceiros e queremos voltar a dar uma grande imagem de Portugal e da nossa capacidade organizativa», concluiu o figueirense, Jorge Simões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *