Goodyear no Texas para ampliar liderança LMP2

O Circuito das Américas recebe a quinta ronda do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA 2019-20 no próximo domingo. A Goodyear ruma aos Estados Unidos da América na liderança da classe LMP2 através da equipa Jackie Chan DC Racing.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos: CLEMENT MARIN

Com três pódios nas quatro primeiras corridas, a equipa chinesa lidera, actualmente, a classe LMP2 com 72 pontos, graças às sólidas actuações do seu trio de pilotos formado por Gabriel Aubry, Will Stevens e Ho-Pin Tung.

A Goodyear fornece pneus à Jackie Chan DC Racing e à Jota Sport. A Jota encontra-se a somente10 pontos da sua rival também equipada com Goodyear, após um forte início de temporada que incluiu a vitória nas 4 Horas de Xangai para Anthony Davidson, António Félix da Costa e Roberto González.

Xangai assinalou a primeira vitória da Goodyear desde o seu regresso internacional às corridas de resistência. O êxito deste programa ajudou a Goodyear a ser designada como fornecedor único de pneus para a categoria LMP2 a partir da próxima temporada, que começará em Setembro de 2020.

Conhecido como o Lone Star Le Mans, o circuito de Austin (Texas) substitui as 6 Horas de São Paulo, depois de o evento brasileiro ter sido cancelado.

NOVOS DESAFIOS DE EQUIPAS, PILOTOS

E FORNECEDORES DE PNEUS NO TEXAS

Com 20 curvas, o circuito de 5,5 km (3,41 milhas) representa um novo desafio para as equipas da Goodyear, com as suas ondulações, uma combinação de curvas com elevadas forças G e a superfície rugosa da pista.

Desde o Grande Prémio de Fórmula 1 do ano passado, o circuito foi parcialmente reasfaltado para eliminar estes ressaltos, como explica Mike McGregor, director de vendas de competição, testes e apoio em pista.

«O primeiro sector de alta velocidade foi reasfaltado, tal como a curva final. Isto significa que o circuito possui uma combinação de vários tipos de superfície, pelo que centrar-nos-emos em trabalhar com as nossas equipas para conseguir o equilíbrio ideal entre estabilidade e alta velocidade no primeiro sector, e tracção no sector final mais técnico. Ao mesmo tempo, o WEC nunca competiu em Austin numa fase tão inicial da temporada. As temperaturas podem ser mais frias que nas corridas anteriores disputadas neste circuito, pelo estamos a preparar-nos para todas as eventualidades», sustentou Mike McGregor.

«Levamos as mesmas duas especificações de pneus que utilizamos nas corridas anteriores, já que ambas demonstraram ter uma ampla janela de operação. Essa versatilidade é ideal para uma pista tão exigente, com temperaturas muito variáveis», afirmou o responsável.

ESTRELA DA NASCAR TESTOU

COM A GOODYEAR EM AUSTIN

Inaugurado em 2012, o Circuito das Américas foi desenhado pelo reconhecido arquitecto Hermann Tilke, e foi o anfitrião de uma corrida do WEC em 2013. Também foi utilizado para a Fórmula 1, o MotoGP e a IndyCar, estabelecendo-se, em pouco tempo, como um dos principais locais para os desportos motorizados nos EUA. Campeonato importante que ainda não competiu em Austin é o da NASCAR, por sinal equipado pela Goodyear, mas o três vezes campeão, Tony Stewart, testou ali o seu Haas Ford Mustang no ano passado e descreveu os desafios da temível primeira sequência.

«A Curva 1 é a subir e com uma importante travagem, depois vira-se e inicia-se uma sequência de quatro séries de “esses” à direita e à esquerda. A cada viragem nessa sequência dessas oito curvas, o raio torna-se mais apertado. Cada curva torna-se mais apertada, mais apertada, mais apertada, mais apertada, e isso é que faz com que seja tão técnico», referiu Tony Stewart.

No mesmo dia do Lone Star Le Mans, as estrelas da NASCAR estarão em acção a 1300 milhas de distância, em Las Vegas, ando mostras da amplitude e diversidade do alcance das competições da Goodyear.

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS DO TROFÉU DE RESISTÊNCIA DE LMP2 DA FIA

1.º Jackie Chan DC Racing – Goodyear (72 pontos)

2.º United Autosports (69 pontos)

3.º Racing Team Nederland (66 pontos)

4.º Jota Sport – Goodyear (62 pontos)

5.º Signatech Alpine (56 pontos)

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação