Goodyear com Kamaz e Petronas Team no Dakar

Os dois gigantes da competição em camiões na edição de 2022 do Dakar, Kamaz-Master e Petronas Team de Rooy Iveco, vão competir com o Goodyear Offroad Ord de série.

(auto.look2010@gmail.com)

A Goodyear anunciou a renovação das parcerias para equipar com pneus duas lendárias, e das mais tituladas, equipas da competição em camiões, a Kamaz-Master e a Petronas Team De Rooy IVECO, na edição de 2022 do Rali Dakar.

Ambas as equipas continuarão a confiar nos comprovados pneus de série Offroad Ord da Goodyear para a esgotante e competitiva prova pelo deserto árabe, de 1 a 14 de Janeiro. Poucos eventos desportivos representam um desafio tão grande como o Dakar, tanto para as equipas como para os parceiros que as apoiam.

A Goodyear vê o evento como uma arena integral para impulsar os resultados em pista e nas operações diárias das frotas de transporte. A Kamaz-Master venceu a muito disputada corrida de camiões no início deste ano, e a Goodyear orgulha-se de levar o espírito ganhador dessa afiliação para a próxima edição do Dakar; um evento que permite às tecnologias de produção da Goodyear dominar os ambientes de condução mais extremos.

A Kamaz planeia trazer quatro inscrições oficiais para a linha de partida em Há’il, com um quarteto de pilotos de topo. O defensor do título Dmitry Sotnikov, o cinco vezes vencedor Eduard Nikolaev, o duplo vencedor Andrey Karginov, e o vice-campeão dos dois últimos anos Anton Shibalov, serão assistidos por sólidas equipas de especialistas em navegação e mecânica.

Durante o próximo Dakar, os camiões de competição Kamaz-Master de fábrica voltarão a confiar nos pneus Goodyear. Dois exemplares do novo modelo Kamaz-435091, e dois Kamaz-43509 que regressam à prova, representam o formidável alinhamento da equipa para a defesa do título.

A Goodyear também confirmou que a sua parceria de longa data com a equipa Petronas Team De Rooy Iveco foi renovada para os Dakar de 2022, 2023 e 2024. Com uma combinação única de juventude e experiência, a equipo vencedora de 2016 também tem como objetivo competir entre os primeiros.

A três novíssimos camiões Iveco Powerstar Torpedo juntar-se-á um camião de assistência rápida Iveco Tracker para a aventura de 15 dias. Hans Stacey, um dos mais experimentados e bem-sucedidos pilotos do Dakar, irá capitanear uma das duas inscrições da “Equipa Verde” da Petronas Team De Rooy Iveco. Depois de terminar em sexto em 2020, o promissor talento Janus van Kasteren formará equipa com a sua mesma combinação de navegador/mecânico no outro Iveco “Verde”.

Richard Mouw, Bert van Donkelaar e Mitchell van den Brink, de 19 anos, partilharão o Iveco Trakker da equipo De Rooy também em cores “verdes”. O especialista no Dakar, Martin van den Brink, está ao leme da entrada do “Orange Team”, competindo sob o estandarte da Mammoet Rallysport Team De Rooy Iveco.

Em finais de Novembro, os camiões do Dakar partiram de Marselha em frete marítimo rumo a Jeddah, onde serão submetidos aos preparativos antes das verificações para o rali, de 29 a 31 de Dezembro.

Com pneus Offroad Ord altamente capazes e robustos, as tripulações da Kamaz-Master e da De Rooy poderão maximizar a performance dos seus veículos através do deserto abrasador, das vertiginosas dunas de areia e das pistas de pó que compõem o percurso do Dakar de mais de 8000 quilómetros, que incluem 4300 quilómetros em especiais.

Maciej Szymanski, director de Marketing para Commercial Business na Europa da Goodyear, referiu que «todas as equipas devem competir com pneus de série, como estipulado pela ASO (organizador do Dakar)». «A gama Offroad Ord da Goodyear é utilizada em aplicações de construção, militares e de emergência. A borracha e o desenho da banda de rolamento resistem aos cortes e aos fragmentos nas duras operações de todo-o-terreno, e, ao mesmo tempo, são capazes de funcionar no frio e a altas temperaturas», prosseguiu o responsável.

«Com a sua excelente tração em todos os terrenos, é uma companhia perfeita para conquistar a desafiante rota do Dakar, repleta de eventos inesperados. É uma honra sermos selecionados como parceiro exclusivo de pneus por das equipas lendárias. Definitivamente, partilhamos a sua paixão por alcançar novamente resultados todos os dias, e estamos ansiosos por apoiar estes oito camiões, enquanto as equipas dão o melhor de si para estar no pódio», sublinhou ainda Maciej Szymanski.

Enquanto o pelotão do Dakar atravessa a Arábia Saudita em Janeiro, as frotas da Goodyear de todo o mundo poderão beneficiar das equivalentes durabilidade, excelente performance e robusta tecnologia de carcaça da Goodyear, para manterem-se na vanguarda nas operações diárias em estrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *