Giulia e Stelvio Quadrifoglio MY2020 vigorados

 Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio são a prova da capacidade da Alfa Romeo de ir cada vez mais longe e de melhorar continuamente, como sempre aconteceu ao longo de 110 anos.

(auto.look2010@gmail.com)

Hoje, numa altura em que as circunstâncias exigiram uma pausa num ritmo habitualmente intenso, os Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio, com motor Bi-Turbo 2.9 V6 de 510 cv, não estão a abrandar. Pelo contrário, viram aumentada a performance de super-carro para as versões MY2020 com exclusivos conteúdos novos, e optimizada a oferta com elementos actualizados em termos de tecnologia, de conectividade e de segurança.

Expressão ideal da vitalidade e da paixão que estão no cerne da Alfa Romeo e a par do estímulo para conquistar alfistas e fãs de automóveis deslumbrantes, a Alfa Romeo – que celebra este ano o seu 110.º aniversário – continua a distinguir-se, como sempre, pela exclusiva capacidade de se destacar tanto nos circuitos como nas passarelas de concursos de beleza.

Enquanto se aguarda a possibilidade de estar ao volante de um veículo, altura em que o banco do condutor e o prazer de conduzir se apoderam do papel principal, a Alfa Romeo decidiu anunciar as suas novidades numa conferência de imprensa virtual.

Embora as palavras não possam expressar todas as emoções suscitadas por conduzir um Quadrifoglio, mesmo assim pode ser fascinante mergulhar nas bases da construção do modelo para ficar a saber como foi concebido e desenvolvido o extraordinário projecto Quadrifoglio.

MAIS UM PASSO EM FRENTE

NA IDENTIDADE DA ALFA ROMEO

Os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio de 2020 são uma demonstração da excelência da Alfa Romeo e suprema manifestação de performance, de ADN vencedor e de inconfundível estilo italiano.A renovação da gama completa-se com esta concentração de sofisticadas soluções técnicas e de performance em veículos que personificam a mais requintada expressão de design italiano funcional, em inimitável estilo Alfa Romeo.

As prestações, no topo da categoria, são asseguradas pelo potente motor 2.9 V6 Bi-Turbo, 100% em alumínio, capaz de libertar nada menos que 510 cv e 600 Nm de binário máximo às 2500 rpm. A respetiva distribuição pelas rodas é responsabilidade do sistema de Vetorização Activa de Binário Alfa™, assistido, no StelvioQuadrifoglio, pelo inovador sistema de tracção integral Q4.

A transmissão automática de 8 velocidades está regulada de forma a optimizar a fluidez e o conforto, para proporcionar facilidade de condução em todos os tipos de piso. Só no modo RACE é que os veículos expressam todo o seu potencial, oferecendo passagens de caixa fulminantes de apenas 150 milésimos de segundo.

As versões Quadrifoglio são equipadas com uma série de sistemas projectados para realçar o prazer de condução e oferecer ao condutor a mais autêntica e envolvente experiência ao volante. Estes sistemas incluem Suspensão Activa Alfa™, selector Alfa™ DNA Pro com modo RACE e, no Giulia, repartidor aerodinâmico activo Alfa™.

Os sistemas são todos coordenados e adaptados em tempo real pela unidade Alfa™ Chassis Domain Control, garantindo constantemente, a veículo e condutor, as condições ideais para aproveitar ao máximo a excepcional performance do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio.

A banda sonora que acompanha a experiência de condução do cliente do Quadrifoglio é proporcionada por um sistema de escape Dual Mode de quatro saídas, ainda mais arrojado e envolvente quando em modo Race. A partir do modelo de 2020, os clientes poderão optar por equipar o Giulia ou o Stelvio Quadrifoglio com um novo sistema de escape Akrapovič em titânio com terminais em fibra de carbono, igualmente Dual Mode, que oferece um som ainda mais requintado.

QUALIDADE E ESTILO

O estilo italiano da Alfa Romeo transmite uma simplicidade que esconde o complexo processo criativo do projecto. O resultado – uma ergonómica e harmoniosa série de linhas e instrumentos, de volumes e espaços que envolvem o condutor – é uma complexa e sofisticada obra-prima.

No interior, o novo design da consola central proporciona grande impacto táctil e visual, além de oferecer mais espaço de arrumação. O volante e a alavanca de velocidades, revestidos de pele, são novos, tal como os cintos de segurança, agora disponíveis em vermelho ou verde, além da clássica versão preta.

Em breve, estará disponível uma opção de novos revestimentos em pele perfurada para os bancos desportivos de regulação eléctrica. Esta nova opção expande as possibilidades de personalização do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio, que continuam a ser equipados de série com bancos desportivos revestidos de pele e Alcantara. Mantêm-se disponíveis os bancos desportivos com estrutura em fibra de carbono Sparco.

A tecnologia de bordo inclui um novo sistema de infoentretenimento com ecrã táctil central de 8,8”, com serviços conectados e interface de novo design. Os exclusivos conteúdos novos do Quadrifoglio incluem ainda Performance Pages, páginas específicas para que o condutor possa ver o status do veículo em tempo real – desde a temperatura dos principais componentes mecânicos até ao débito de binário, à pressão do turbocompressor e à potência utilizada em tempo real, além de cronómetros digitais para medir as prestações de aceleração e de velocidade máxima.

As novidades no exterior do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio incluem novos grupos ópticos traseiros com LED e lente escura, além de novo acabamento preto brilhante do trilobo frontal e dos emblemas traseiros. O Stelvio apresenta novas jantes de 21”, exclusivas da versão Quadrifoglio.

A EMOÇÃO DAS PISTAS E UM QUOTIDIANO MAIS FÁCIL: ADAS NÍVEL 2

Com o MY2020, o Giulia e o Stelvio Quadrifoglio introduzem novos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) desenvolvidos em colaboração com a Bosch para condução autónoma de nível 2 que deixam intacto o prazer de conduzir, já que intervêm apenas para garantir máxima segurança e para aumentar o conforto em condições de trânsito intenso ou em viagens mais longas.

O mais elevado nível de condução autónoma com perfeito equilíbrio entre prazer de condução e sistemas de assistência: trata-se do nível 2, alcançado, por definição, quando o condutor dá ao veículo o controlo do acelerador, dos travões e da direcção em determinadas condições. Esta funcionalidade utiliza sistemas electrónicos que requerem constante monitorização por parte do condutor e, ao mesmo, proporciona mais conforto em longas viagens. No entanto, o condutor tem de permanecer continuamente ao comando, mantendo sempre as mãos no volante.

PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE CONDUÇÃO AUTÓNOMA

Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem: caso não tenha sido activado um dos indicadores de direcção, detecta se o veículo está a desviar-se da respectiva faixa e alerta o condutor através de avisos visuais e tácteis, intervindo activamente para recolocar o veículo na sua faixa.

Monitorização Activa dos Ângulos Mortos: monitoriza os ângulos mortos, mas também vigia a aproximação de outros veículos, corrigindo a direcção para evitar uma potencial colisão.

Cruise Control Activo: ajusta automaticamente a velocidade da viatura para manter uma distância de segurança em relação aos veículos que seguem à frente. Em conjunto com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, esta tecnologia ajusta a velocidade em função do limite estabelecido, para uma condução mais confortável.

Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Controlo Inteligente de Velocidade: este sistema utiliza a câmara de bordo, reconhece sinais de trânsito, indica-os no ecrã e avisa o condutor do limite de velocidade do momento.

O sistema sugere, assim, ao condutor que reduza a velocidade em função do limite estabelecido. Se o condutor aceitar, as definições do Cruise Control são automaticamente ajustadas.

ASSISTÊNCIA EM ENGARRAFAMENTOS E EM AUTO-ESTRADA

Complementando o Cruise Control Activo, a Assistência em Engarrafamentos monitoriza o posicionamento lateral, mantendo a viatura no meio da faixa de rodagem em situações de trânsito intenso, enquanto a Assistência em Auto-estrada ajusta a velocidade em função dos limites do momento.

Assistência à Atenção do Condutor: monitoriza a sonolência do condutor e, se necessário, acciona um alerta.

A campanha dedicada aos meios de comunicação internacionais a propósito do lançamento dos novos Giulia e Stelvio MY2020 incluiu uma apresentação de muitos dos novos conteúdos de produto e explicou o modo como a lógica da escolha de cores evoluiu. Os designers da Alfa Romeo passaram a optar por uma abordagem que suscita emoções, classificando as cores de carroçaria por “classes” e não apenas por tecnologia. As quatro categorias são: Competizione, recordando a tradição desportiva da marca; Metal, realçando o seu espírito dinâmico; Solid, dedicada a quem procura estabilidade; e Oldtimer, que evoca e reinterpreta o património Alfa Romeo.

As novas cores Oldtimer são o requintado Vermelho 6C Villa d’Este, o deslumbrante Ocre GT Junior e a nova tonalidade externa Verde Montreal, estreada nas versões Quadrifoglio MY20. Esta última cor presta homenagem a um dos ícones da marca, o Alfa Romeo Montreal, lançado há 50 anos.

A escolha das cores, desde sempre um dos traços distintivos da Alfa Romeo, compreende uma aprofundada pesquisa com resultados inovadores: a gama Oldtimer remete para um prestigiante património aliado a inovação tecnológica. Nos laboratórios Alfa Romeo, são constantemente explorados novos resultados, novos pigmentos e novas técnicas de aplicação, de forma a acentuar o efeito escultural das linhas do Giulia e do Stelvio.

As cores, uma vez que são associadas à herança cultural e histórica da marca, estão estreitamente ligadas a Itália. Assim, a paleta insere-se na perfeição no contexto arquitectónico de algumas das obras de excelência de Itália, num diálogo visual entre automóvel e país, objecto da recente campanha de marketing desenvolvida em conjunto com a AD Italia, revista mensal da CondéNast, que representa uma autoridade no mundo da arquitetura, da arte, do design e do estilo.

O projecto conjuga o mundo do design com o da indústria automóvel, oferecendo uma narrativa fotográfica dos nossos modelos em associação com pátios e interiores de casas de prestígio cuidadosamente seleccionadas em colaboração com a nossa parceira AD Italia.

Itália é uma força irrefreável, como fica demonstrado na criatividade deste povo extraordinário e nos recantos raramente vistos das suas exclusivas vilas e cidades. Neste projecto, a AD Italia leva a Alfa Romeo numa viagem em que os seus modelos são encarados como obras-primas artísticas, genuína personificação da beleza italiana.

Tal como o estilo, a cor – elemento estratégico e distintivo dos nossos modelos – tem uma linguagem muito própria que vai além do aspecto estético. Esta foi a motivação que norteou a escolha dos locais usados neste projecto. Entre muitas outras razões, também por isso a Alfa Romeo continua a ser um intemporal ícone italiano. Além disso, com um toque de elegância e ironia, a campanha remete para o ultra-contemporâneo tópico sintetizado no hashtag #stayathome, mais necessário do que nunca.

DESPORTIVIDADE AO MAIS ELEVADO NÍVEL

Para realçar a natureza desportiva dos modelos Alfa Romeo Giulia e Alfa Romeo Stelvio, a Mopar® criou, com o objectivo de cativar clientes, a nova e exclusiva Quadrifoglio Accessories Line, propondo um sofisticado sistema de escape de altas performances concebido em colaboração com a Akrapovič, um kit de grupos ópticos traseiros polidos e uma requintada cor de carroçaria. A ampla utilização de fibra de carbono – material leve, seguro e técnico – optimiza a aerodinâmica, a performance e a relação peso/potência, além de acentuar a arrojada e elegante estética destes dois ícones Alfa Romeo.

Como parte da exclusiva Quadrifoglio Accessories Line, a Mopar oferece ainda uma grelha frontal com uma aplicação em “V”, capas de retrovisores exteriores e spoiler traseiro sempre em fibra de carbono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: