Girolami vence em Monza e deixa TCR Europe ao rubro

A uma jornada do fim da época, apenas 10 pontos separa o argentino s do espanhol Mikel Azcona, os dois candidatos ao título no TCR Europe.

(auto.look2010@gmail.com)

O argentino Franco Girolami (Honda Civic Type R FK7 TCR) esteve irresistível no fim-de-semana em Monza e depois da vitória na corrida de sábado, este domingo voltou a deixar para trás o espanhol Mikel Azcona na segunda corrida da sexta jornada do TCR Europe, com a agravante de o piloto da CUPRA sofrer uma penalização e não ter conseguido melhor que o quinto lugar. A uma jornada do fim da época, apenas 10 pontos separam estes dois candidatos ao título.

A corrida da tarde de hoje foi de cortar a respiração do princípio ao fim, já que se Mikel Azcona partia da segunda fila da grelha (4.º), o rival Franco Girolami estava bem mais atrás (10.º), mas este último rapidamente e em segurança chegou aos lugares da frente. Com Nicolas Baert (Audi RS 3 LMS) em primeiro nas primeiras três voltas, num ápice o espanhol ascendera ao segundo lugar e o argentino ao terceiro.

E foi um pouco antes que Azcona tocou em Jimmy Clairet (Peugeot 308 TCR) para ultrapassá-lo, manobra sancionada, no final da corrida, pelos comissários desportivos com uma penalização de 5 segundos.

Ainda antes de ser conhecida essa sanção, o piloto espanhol que saiu de Monza com somente 10 pontos de vantagem na liderança do TCR Europe, nada pôde fazer para evitar a progressão de Franco Girolami rumo ao primeiro lugar e à sua segunda vitória consecutiva na temporada. Durante as últimas voltas, Azcona tentou várias vezes surpreender o seu rival, mas este mostrou, de forma indiscutível, ser o mais forte na pista italiana.

Com a queda de Azcona, por via da penalização de 5 segundos, do segundo para o quinto lugar final, Mato’o Homola (Hyundai i30 N TCR), que em Monza esteve sempre muito rápido, subiu à segunda posição e o veterano Tom Coronel (Audi  RS 3 LMS) ocupou o último degrau ao pódio.

A próxima jornada (sétima e última) do TCR Europe está agendada para o circuito catalão de Montmelo, em Barcelona, nos dias 8, 9 e 10 de Outubro.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA 2

1.º Franco Girolami, PSS Racing Team, Honda Civic Type R FK7 TCR, 10 voltas

2.º Mat’o Homola, Janik Motorsport, Hyundai i30 N TCR), + 1.974s

3.º Tom Coronel (Comtoyou Racing, Audi RS 3 LMS, + 2.739

4.º Jack Young (Brutal Fish Racing Team, Honda Civic Type R FK7 TCR), + 3.050

5.º Mikel Azcona, Volcano Motorsport, CUPRA Leon Competición TCR, + 5.171

6.º Felice Jelmini, Sébastien Loeb Racing, Hyundai Elantra N TCR, + 6.498

7.º Jimmy Clairet, Team Clairet Sport, Peugeot 308 TCR, + 6.929

8.º Dusan Borkovic, Comtoyou Racing, Audi RS3 LMS, + 6.963

9.º Nicolas Baert, Comtoyou Racing, Audi RS 3 LMS, + 7.176

10.º Teddy Clairet, Team Clairet Sport, Peugeot 308 TCR, + 7.748

CAMPEONATO

1.º Mikel Azcona, 379 pontos

2.º Franco Girolami, 369

3.º Tom Coronel, 250

4.º Niels Langeveld, 240

5.º Jimmy Clairet, 204

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *