Gala Spal eleva a Guarda a 16 de Fevereiro

O Clube Escape Livre agendou para meados do próximo mês, a já tradicional homenagem aos pilotos da região da Guarda que se notabilizaram em 2018. Mais de quatro dezenas de pilotos vão passar pelo palco do Teatro Municipal da cidade mais alta de Portugal.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

São quase meia centena de pilotos que participaram nas variadas modalidades do desporto motorizado que ajudaram a elevar o nome da cidade da Guarda um pouco por todo o lado. Uma performance que que muito orgulha as gentes da cidade mais alta de Portugal, a que o Clube Escape Livre não ficou indiferente.

Pela 21.ª edição consecutiva, agremiação presidida por Luís Celínio, voltou a “convocar” os famosos pilotos, equipas e instituições para voltar a brilhar no Teatro Municipal da Guarda, onde está marcado o encontro cerimonial da 21.ª Gala Spal – A Nossa Selecção de Pilotos.

Este ano, a homenagem do dia 16 de Fevereiro será acompanhada de um espectáculo de humor por dois grandes actores nacionais. No palco do Grande Auditório do TMG vão estar “Faz-te Homem”. A proposta de João Didelete e António Machado promete uma noite eloquente e incomensurável diversão.

António Machado e João Didelet

Baseado no livro “Faz-te Homem”, da autoria de Luís Coelho, esta comédia teatral adoptou o mesmo nome da obra escrita e foi encenada pelo ex-jornalista Paulo Sousa Costa para ser apresentada ao público. Desta vez aos egitanienses, com João Didelet e António Machado a evidenciar os seus dotes artísticos.

Nenhum é Zé, mas não deixam de ser dois Zés entre os que se sentam na sua frente para ouvirem o que todos pensam sobre as diferenças entre homens e mulheres, as desigualdades, problemas e injustiças de um casamento, os filhos, o sexo, o futebol, os rabos, a roupa e tudo o que pode gerar qualquer tipo de diferenças entre os pensamentos de ambos os sexos e mesmo os comportamentos aceitáveis do universo masculino e o que começa a fugir da típica tradição máscula.

Os pilotos que se cuidem porque podem, muito bem, serem convidados a qualquer momento a “acelerar” da plateia para o palco e entrar na brincadeira da “Conferência de e para Machos”.

Brincadeiras à parte, são quase meia centenas de pilotos que vão subir ao palco para receber os seus troféus oferecidos pelo Clube Escape Livre e desenhados pela SPAL. À semelhança de anos anteriores, o público presente volta a ter um papel preponderante nesta gala anual. É precisamente o público que elege e entrega o Troféu La Vie Piloto do Ano.

Por seu turno, cabe à organização entregar ainda os Troféus Prestígio João Lopes e Troféu Manuel Gião a individualidades, empresas ou organismos de referência na promoção ou desenvolvimento da região da Guarda ou nas actividades do Clube Escape Livre.

Pela primeira vez, no âmbito da 21ª Gala Spal – A nossa selecção de Pilotos, estará patente no Centro Comercial la Vie uma exposição de viaturas de competição dos pilotos homenageados. A mostra, que decorre entre 8 e 18 de Fevereiro ao longo do Piso 3, é uma oportunidade para visitantes contactarem de perto com veículos de competição de diferentes modalidades. Nessa semana, terá ainda lugar uma sessão de autógrafos com os pilotos.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, «é com grande orgulho, mas também algum esforço, que contamos já 21 edições desta gala». «Entendemos que o desporto motorizado, os seus pilotos e toda a dinâmica em torno desta actividade merecem ser engrandecidos, incentivados, apoiados, não apenas quando os resultados são cimeiros, mas quando se trabalha arduamente», sustentou.

«Desejamos, uma vez mais, contar com a presença dos guardenses, entusiastas do desporto e visitantes nesta noite de festa, para dar início a mais um ano de realizações, sempre com espírito positivo, e também por isso escolhemos um grande espectáculo humorístico para enriquecer a festa de homenagem», enalteceu Luís Celínio, um dirigente de provas dadas no panorama nacional no contexto organizativo.

A Gala inaugura, como habitualmente, o calendário anual do Clube Escape livre e realiza-se pelo sexto ano consecutivo no TMG. Já os bilhetes para o espectáculo que conta com textos de Luís Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa já estão disponíveis.

A 21ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos conta com o patrocínio Câmara Municipal da Guarda, da SPAL, Centro Comercial la Vie, Gelgurte, Instituto Politécnico da Guarda, AFN, Moderna Joalheiros, Adega de Figueira de Castelo Rodrigo, Natura IMB Hotels, Matos & Prata, First Stop e Bridgestone, Valorpneu, Litocar, Intermarhé da Guarda, Loba, Bestravel Guarda, Soviauto, Transportes Bernardo Marques, Elpídio & Horácio, BP e Ergovisão. Conta ainda com o apoio da Freguesia da Guarda, Turismo do Centro de Portugal e diversas empresas que tornam possível esta iniciativa do Clube Escape Livre.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação