“Gaia EcoRally” no Portugal de Novas Energias

Lista de Inscritos Gaia Eco Raally 2022 Campeonato Nacional de Novas Energias – PRIO acelera, pela primeira vez, este sábado e domingo, em Vila Nova de Gaia. Trata-se da primeira de seis provas a decorrer entre Maio e Novembro.

(auto.look2010@gmail.com)

O início do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO está agendado para este sábado com a etapa “Gaia EcoRally”. Trata-se da estreia do concelho de Vila Nova de Gaia na qualidade de anfitrião de uma prova do campeonato.

Este ano, o Campeonato Nacional integra seis provas a disputar entre os meses de Maio e Novembro, na modalidade de regularidade e com veículos totalmente eléctricos. Depois de Vila Nova de Gaia, que decorre até amanhã, domingo, seguirá para a cidade de Oeiras, onde se vai disputar o “Oeiras EcoRally – Portugal”, nos dias 24 a 26 de Junho.

Em Julho, será a vez do distrito de Castelo Branco levar para a estrada o “EcoRally Proença-a-Nova”, nos dias 30 e 31. A quarta etapa será mais uma estreia com o campeonato a disputar pela primeira vez a etapa “III Azores eRallye”, nos dias 3 e 4 de Setembro, na ilha de São Miguel.

A penúltima etapa será o “EcoRally de Lisboa”, que acontece nos dias 22 e 23 de Outubro. Nos dias 18 e 19 de Novembro serão anunciados os campeões nacionais de 2022, na última etapa do campeonato, a “E-Rali Sharish – Alentejo Central”.

O único campeonato de desporto automóvel que recorre às energias alternativas em Portugal conta, mais uma vez, com o patrocínio global da PRIO, que dá o naming ao Campeonato, tendo como promotor o CCP, assenta numa forte parceria com a UVE e terá o apoio de diferentes clubes, associados da FPAK, na organização de cada uma das seis etapas.

Carlos Ferraz, responsável de Mobilidade Eléctrica da PRIO, salienta que «a Prio é uma empresa que, desde a sua génese, tem as energias sustentáveis como prioridade e quer continuar a apostar em todas as iniciativas que promovam novas formas de mobilidade e novas soluções de energia».

«Como a sustentabilidade está no seu ADN, a Prio pretende, com o apoio a esta iniciativa, sensibilizar as pessoas para a questão da mobilidade eléctrica, fazendo ver que esta realidade é já uma solução para uma parte substancial das necessidades diárias das pessoas e que, para além disso, os veículos elétricos podem servir também para participar em desafiantes provas de desporto motorizado», sublinhou Carlos Ferraz.

«Querer começar o Campeonato Nacional com um êxito desportivo», declarou, por seu turno, Luís Brito, responsável do clube organizador desta primeira etapa, o Road 21: Portugal Classic Association.

Luís Brito, que destacou a importância do apoio do Município de Vila Nova de Gaia para a realização desta prova, salientou também a aposta que a autarquia está a fazer para incentivar a utilização de veículos eléctricos.

De referir ainda que esta é a única prova do Campeonato Nacional que decorrerá na região norte do país. As verificações técnicas tiveram lugar esta sexta-feira à tarde, prolongando-se durante a manhã deste sábado, no Cais de Gaia e abertas ao público.

Também no Cais de Gaia terão lugar ainda a cerimónia oficial da partida, às 14h15, deste sábado, e a cerimónia do pódio e consagração dos vencedores às 13h00, de domingo.

Partilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.