Fred Rocha no Enduro de TM com a Académica

Já foi apresentado o mais recente reforço da Secção de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra. Trata-se do jovem piloto conimbricense Frederico Rocha, de apenas 18 anos de idade, que, além de estudante universitário, em Sociologia, consagra-se nas provas de Enduro, nacional e internacional.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Ao azul da equipa oficial da TM Racing Portugal/AC Motos junta-se agora o preto da Académica, cabendo a Frederico (Fred) Rocha ostentar os dois símbolos no mundo dos desportos motorizados, nomeadamente na disciplina de Enduro. O jovem estudante de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra tem desenvolvido a sua carreira desportiva de forma notável, à semelhança, aliás, na sua formação académica.

Aos tenros 18 anos de idade, embora amadurecido de ideias e procedimentos, Fred Rocha junta o melhor de dois mundos. O seu trajecto, tanto ao nível de piloto desportivo, como de estudante universitário, vai de vento em poupa e as cores, azuis e preto, são agora as predominantes.

Os estatutos de aluno e piloto são universais e, naturalmente, que dispensam qualquer tradução. Desde muito jovem que Fred Rocha soube apurar os sentidos entre a escola e o palco desportivo. O mundo nas duas rodas sempre fizeram elevar a fasquia do fascínio, sem nunca descurar a mochila que transportava para as aulas.

Foi assim durante anos a fio, sem que, para isso, tivesse de levar admoestações. O jovem piloto/estudante tem alcançado os seus objectivos. Ingressou o ano passado na Universidade de Coimbra para estudar Sociologia e, por via disso, é mais um membro da comunidade académica.

Não vai de moto para a Faculdade de Economia, mas foi com integral orgulho que patenteou hoje a sua “máquina” de competição, a TM EN 250 FI 4T com a qual vai alinhar nos campeonatos nacionais de Enduro e Super Enduro, estando reservada a TM EN 125 para rivalizar na classe Youth do Campeonato do Mundo de Enduro (EnduroGP).

Tratou-se de uma cerimónia simples mas que, no entanto, transbordou as emoções naturais de uma aliança que se prevê estável e enorme sentimento mútuo. As portas da Associação Académica de Coimbra abriram-se para a entrada fulgurante de um jovem piloto que já saboreou a bel-prazer títulos de campeão nacional.

Contando agora com o apoio da Secção de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra, Fred Rocha, acompanhado por elementos da equipa, assinalou o acordo de compromisso com João Assunção e Pedro Dias respectivamente presidente e o vice-presidente da estrutura associativa estudantil. Presente esteve, igualmente, Diogo Rodrigues, presidente da Secção de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra.

Acrescente-se que Fred Rocha está ligado, de firma umbilical, ao mundo do motociclismo desde tenra idade, fruto do entusiasmo do pai, Nuno Rocha, mas foi há 14 épocas a esta parte que a sua carreira desportiva começou a ganhar notoriedade, entre as disciplinas de Motocross e Enduro.

Nos últimos anos, o Enduro apoderou-se de Fred Rocha, aperfeiçoando-se de tal forma que, hoje em dia, os seus resultados falam por si: sagrou-se Campeão Nacional na Classe Verdes 1 e Youth em 2019 e, em 2020, ficou-se pelo vice-campeonato em Open 1.

No seu percurso desportivo, o jovem piloto de Coimbra também conta com excelentes resultados além-fronteiras. Em 2019, com apenas 17 anos de idade, o piloto conimbricense encerrou com sucesso os International Six Days Enduro – uma das mais duras provas internacionais da modalidade –, que decorreram nos terrenos circundantes do Autódromo Internacional do Algarve, nos arredores de Portimão.

Já em 2020, Fred Rocha causou um enorme sucesso ao concluir com o périplo por França, Itália e Portugal pelas quatro etapas que integraram o Mundial de Enduro, culminando todas as jornadas no 7.º lugar da Classe Open 2T e ajudar Portugal a vencer a classe por equipas. A época de 2021 inicia-se já no próximo dia 11 de Abril com a prova de abertura do Campeonato Nacional de Enduro, em Vila Nova de Santo André, no Alentejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *