Francisco Carvalho “viciado” no Troféu La Vie Piloto do Ano

Clube Escape Livre homenageou os pilotos do distrito da Guarda na 21.ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos. Menção Honrosa entregue à ARC Sport, Troféu Prestígio João Lopes a Álvaro Ramos e Troféu Manuel Gião aos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel.

(auto.look2010@gmail.com)

Pelo 21.º ano, a comunidade motorizada do distrito da Guarda voltou a reunir-se para festejar o desporto, a solidariedade e o convívio numa noite de gala, onde as estrelas foram os pilotos, as equipas, as estruturas, os municípios e todos aqueles que, de uma forma ou de outra, têm-se destacado pelos excelentes resultados desportivos. Pelo palco do Teatro Municipal da Guarda, desfilaram dezenas de ilustres figuras, mostrando que na cidade mais alta de Portugal vive-se o Desporto Motorizado todo o ano e nos picos do estrelato.

O público presente no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda elegeu Francisco Carvalho, piloto de turismos e carros históricos, como a figura de destaque entre os campeões do distrito. Entre os 44 pilotos da Guarda homenageados das nove categorias do desporto motorizado, Francisco Carvalho arrecadou, uma vez mais, o troféu La Vie Piloto do ano ao qual se acrescenta a homenagem especial em 2013, na 15.ª Gala, por ocasião dos 40 anos do Programa Escape Livre.

 

 

FRANCISCO CARVALHO: “UMA HOMENAGEM COMO A PRIMEIRA”

«Vejo esta homenagem como a primeira vez. É sempre um gosto ser homenageado pela população da Guarda e pelos que visitam esta gala, reconhecendo o trabalho que se vai fazendo ao longo do ano no automobilismo. Lembro-me da primeira vez que fizemos isto, há 21 anos. Foi no Hotel Turismo e éramos bem menos que os actuais 40. Isso é importante e o desporto automóvel vai crescendo também à custa destas homenagens», afirmou, no final da gala, o experiente piloto Francisco Carvalho.

Em destaque também a atribuição da Menção Honrosa à ARC Sport, por todo o trabalho em prol do desporto automóvel, evolução e resultados com as viaturas de competição. O Troféu Prestígio João Lopes foi entregue pela filha, Ana Beatriz Lopes, a Álvaro Ramos, mecânico que há vários anos acompanha o Escape Livre nos seus eventos, sempre com profissionalismo e dedicação.

O Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção desta gala, foi entregue pela filha, Sofia Gião, aos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, pela sua aposta na divulgação da região através do desporto automóvel, nomeadamente o Slalom e o Drift.

MÉRITO A FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO E PINHEL

Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira de Castelo Rodrigo, destacou, no final, que «a parceria profícua e duradoura que temos vindo a estabelecer com o Clube Escape Livre é, obviamente para nós, de extrema importância, na medida que temos conseguido trazer a Figueira o reconhecimento não só pelo automobilismo, mas por tudo o resto que é feito em prol do território». «É motivo de orgulho termos recebido este prémio», sublinhou.

Por seu lado, Rui Ventura, presidente do município de Pinhel, sustentou que «a Câmara Municipal de Pinhel e eu ficámos muito satisfeitos, mas mais satisfeitos ficamos com o trabalho que o Clube Escape Livre tem feito, não só em Pinhel, mas pela região».

«Fizemos um desafio ao Clube para nos apresentar algo diferente, algo que pudesse promover o nosso território, mas deram-nos muito mais do que aquilo que pretendíamos, salientou acrescentou o edil, acrescentando que «o Drift é uma aposta em que todos nos empenhamos, mas que ano após ano tem tido mais gente, quer a ver, quer a participar». «É uma aposta ganha e vamos continuar para que seja cada vez maior».

ESCAPE LIVRE COM LIBERDADE A LEVAR A GUARDA A ALTOS VOOS

No seu discurso, Carlos Monteiro, vice-presidente do município da Guarda, salientou a capacidade multifacetada do Clube Escape Livre: «Com esta dimensão humanitária, social, desportiva, e essa capacidade de se reinventar. Temos que reconhecer, por um lado, a sua acção de projectar cada vez mais não só essa vertente desportiva, mas também a abrangência que as associações têm que ter cada vez mais, e isso é um trabalho que se consegue com a articulação das forças vivas. Só assim podemos desenvolver as nossas potencialidades».

«Estamos muito gratos pela dinâmica que a equipa do Escape Livre tem desenvolvido ao longo destes anos», acrescentou o autarca, destacando, como exemplo, o Guarda Racing Days, a decorrer em Julho, e que espera ser «mais um grande evento».

GOVERNO DESTACA ACÇÃO DO CLUBE ESCAPE LIVRE

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que recebeu o livro dos 30 anos de História do Clube e o troféu SPAL, saiu da Guarda maravilhado com o que voltou a testemunhar pelo segundo ano consecutivo.

Natural da vizinha cidade de Viseu, o governante asseverou, no discurso de encerramento, que «este clube merece, nas mais diversas modalidades, do Drift ao Slalom, aos passeios e tradicionais provas que organizam, que todos aqui estejamos reconhecidos pelo trabalho que o Escape Livre, o Dr. Luís Celínio e toda a sua equipa fazem ao longo de todos estes anos».

«Esperamos voltar para o ano e em anos seguintes. É assim que se faz mais e melhor desporto», reforçou João Paulo Rebelo.

A Gala contou ainda com o sorteio, entre os cerca de 500 espectadores, de um relógio Roamer, parceira do Escape Livre. A primeira parte da 21.ª edição da Gala SPAL foi preenchida pelo espetáculo “Faz-te Homem”, com António Machado e João Didelet que, com muito humor, foi bastante aplaudido.

A 21ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos contou com o patrocínio da Câmara Municipal da Guarda, da SPAL, Centro Comercial La Vie, Gelgurte, Instituto Politécnico da Guarda, AFN, Moderna Joalheiros, Adega de Figueira de Castelo Rodrigo, Natura IMB Hotels, Matos & Prata, First Stop e Bridgestone, Valorpneu, Litocar, Intermarché da Guarda, LOBA, Bestravel Guarda, Soviauto, Transportes Bernardo Marques, Elpídio & Horácio, BP e Ergovisão. Contou ainda com o apoio da Freguesia da Guarda, Turismo do Centro de Portugal e diversas empresas que tornaram possível esta iniciativa do Clube Escape Livre.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação