Novas Energias – PRIO

Francês Emilien le Borgne vence Gaia Eco Rally

O piloto Emilien le Borgne, navegado por Alexandre Stricher, conduziu o Dácia Spring 65 ao triunfo do Gaia Eco Rally, segunda prova do “Campeonato de Portugal de Novas Energias-PRIO”, que se realizou este fim de semana na zona de Vila Nova de Gaia.

redacao@autolook.pt – Fotos: JORGE CUNHA /AIFA

As três equipas manifestaram júbilo no pódio

Numa competição muito renhida e na qual ganharam tanto a componente de regularidade como a de eficiência energética, e uma das mais disputadas edições do Gaia Eco Rally, os restantes lugares do pódio foram ocupados por Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, em Kia EV3, e Filipe Maia e Tiago Caio, num Polestar 4.

Realizada no mítico circuito Lousada, a “power stage” da edição 2025 do Gaia Eco Rally 2025 foi também extremamente emotiva, com os três primeiros classificados a obterem a mesma pontuação, mas que teve como vencedor, por ter tido um maior número de seções sem penalização, a dupla Pedro Morais e Sílvia Coutinho, num Hyundai Ioniq 5 Premium.

No segundo lugar terminaram Carlos Silva e Sancho Ramalho, em BMW i3 e, em terceiro, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, em Kia EV3. No total, os participantes percorreram mais de 233 Km, dos quais 110,04 em percurso cronometrado.

Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, em Kia EV3

A competição ficou marcada pela incerteza quanto ao vencedor praticamente até ao final e com uma intensa luta pelos primeiros lugares, uma vez que até à entrada para as últimas seções qualquer um dos quatro primeiros classificados poderia ascender ao lugar mais alto do pódio, tendo o vencedor sido decidido apenas na última seção da competição.

Este facto é bem revelador do caráter cada vez mais entusiasmante que o Campeonato de Portugal de Novas Energias-PRIO está a atingir, afirmando-se já como uma das provas mais interessantes e competitivas do calendário automobilístico português da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Sérgio Magno e Ana Joaquim, em Peugeot e-3008

Fruto do carácter desportivo, bem como do cariz de promoção das energias alternativas e da proteção do ambiente, que são apanágio do campeonato, este campeonato leva ao conhecimento do grande público que os veículos elétricos também se podem aliar ao desporto automóvel com muita emoção e competitividade.

O Gaia Eco Rally, que contou com a participação de 26 equipas, teve ainda o aliciante de, pela primeira vez, estarem a competir quatro equipas femininas, o que demonstra que a prova tem vindo a angariar novos adeptos e novos concorrentes e um cada vez maior interesse internacional. O galardão para a melhor equipa feminina foi para a dupla Ana Faria e Rita Nepomuceno, conduzindo um Hyuandai Kauai.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *