FPAK premeia jornalista Carlos Sousa

Fruto do seu entusiasmo e dedicação ao automobilismo e motociclismo ao longo de mais de 30 anos, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting distinguiu o jornalista do Grupo Diário de Coimbra e director Autolook.pt na Gala dos Campeões, numa cerimónia que decorreu em Leiria.

(auto.look2010@gmail.com)

O automobilismo e motociclismo sempre foram as suas paixões, coadjuvando a emoldurar as bermas da estrada nas provas de ralis, como fora delas, tais como no todo-o-terreno, quer nas quatro e duas rodas. Uma paixão que amadureceu à chuva, ao frio e ao sol, muito antes de enveredou pelo jornalismo, há 34 anos.

Já na qualidade de jornalista e munido com outro tipo de “ferramentas”, o entusiasmo e dedicação foram o combustível para uma aceleração célere para cooperar no progresso do desporto automóvel, com os “aditivos” da estrutura da Peres Competições, nas pessoas de

Fernando Peres (pai e filho) e Luís Dias, assim como da Agência de Comunicação “Mensagem”, de Carlos de Sousa, que no início dos anos 90 o convidaram a viver por dentro as incidências dos ralis.

Apurou-se ainda mais o entusiasmo. Estava ligado o “motor” da rendição e abnegação, consagrando a modalidade até aos dias de hoje, contribuindo de forma intensa para o desenvolvimento nas mais diversas disciplinas, através da divulgação e prestígio da família do automobilismo.

Jornalista no activo e desde sempre no Grupo Diário de Coimbra

(Diário de Coimbra, Diário de Leiria, Diário de Viseu e Diário de Aveiro), Carlos Sousa exerceu e exerce, ao longo dos seus 34 anos de actividade profissional, colaboração em diversos órgãos de comunicação social, tais como Centro Portugal Motores, do Grupo Diário de Coimbra, Motor, Autosport, Escape Livre Magazine, Carburador Sport e Rádio Clube da Pampilhosa, sendo hoje também o responsável pelo site autolook.pt.

Fruto do seu entusiasmo e dedicação ao automobilismo, nunca deixou de cooperar com clubes associados da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, nomeadamente Clube Automóvel do Centro, Clube Automóvel do Algarve, Clube Automóvel da Marinha Grande, Gondomar Automóvel Sport, Promolafões – Promoção e Eventos, Ld.ª e Amaury Sport Organisation (ASO), nas duas últimas edições do Rali Lisboa-Dakar.

No contexto desportivo, Carlos Sousa ocupou o lugar de Vítor Hugo no banco direito do Citroën Saxo Kit Car e coadjuvou o piloto Jorge Santos a somar por triunfos todas as sete especiais que integravam a prova extra do Rali Rota do Folar, competição do Clube Automóvel de Vilarandelo disputada em 2009 na região de Valpaços.

Nascido em Coimbra, cidade onde reside, o automobilismo e motociclismo sempre foram as suas paixões. A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting premiou o jornalista do Diário de Coimbra e Autolook.pt com o Prémio Especial FPAK, entregue por João Reis, dirigente da estrutura federativa.

Carlos Sousa começou por referir que «os prémios não se agradecem nem se devolvem, mas partilham-se com toda a minha família, distribuída por Coimbra, Luso e Felgueiras, bem como a todos os companheiros que, diariamente, trabalham no Grupo Diário de Coimbra, e Autolook.pt».

«Este prémio, no entanto, tem de ser partilhado com todos os leitores que, sem nos conhecer, procuram inteirar-se e familiarizar-se com o desporto motorizado, pelo que procuramos estabelecer os padrões de qualidade e fidelidade, numa partilha extensível a todas as equipas, estruturas organizativas, clubes, e todos aqueles que, arduamente, idealizam e realizam provas desportivas. Sem todos eles era impensável ser agraciado pela entidade máxima do desporto automóvel em Portugal», sublinhou o jornalista Carlos Sousa, director do site Autolook.pt.

Refira-se, por último, que o Clube Automóvel do Centro associou-se a esta distinção, oferecendo, à semelhança do que fez com José Júlio Norte, presidente da Câmara Municipal de Mortágua, um arranjo de flores, como forma, também, agradecimento pelo que Carlos Sousa tem propiciado na divulgação das suas provas desportivas e outras actividades do clube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: