FPAK cria Comissão de Ética

Ética – Segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente, tendo em conta os seus valores morais; reunião das normas de valor moral presentes na pessoa, sociedade ou grupo social.

 (auto.look2010@gmail.com)

Na cerimónia da entrega de prémios aos campeões de 2019, que decorreu no Cine-Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a entidade federativa empossou a primeira Comissão de Ética da FPAK.

Compõem a referida Comissão Nuno Vilarinho (responsável pelas Relações Institucionais da FPAK), Filipe Albuquerque (piloto), Vítor de Sousa (comissário desportivo internacional), Rute Vieira (assessora da imprensa da FPAK e directora da Make News), Paula Fortunato (embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto) e Miguel Nery (psicólogo).

Sem pôr em causa as pessoas nomeadas estranha-se a sua criação, porque ética tal como princípios e valores são função da educação e formação de cada um que duram toda a vida e que não devem precisar de ser regulamentados para serem respeitados, pelo que não é uma comissão que vai alterar a situação e que dá a sensação de ter sido criada por ser “politicamente correcto”.

Aparentemente, uma das suas missões é valorizar as atitudes desportivas relevantes dos envolvidos nas várias disciplinas, o que a levou a propor e a direcção da FPAK a aceitar a criação do “Cartão Branco”, em todas as provas dos Campeonatos de Portugal, que é «um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente correctas, praticadas pelos intervenientes na actividade desportiva», mas a ter decidido que «a atribuição do Cartão Branco será da competência do Director da Prova, que no final da competição decidirá da atribuição ou não do referido prémio», o que faz com que a sua existência pareça ser desnecessária.

Bom seria que a Comissão de Ética tivesse a coragem de analisar alguns casos de falta da dita que se verificam no seio da entidade federativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: