Fórmula E: a hora das decisões em Nova Iorque

Jean-Eric Vergne chega a Nova Iorque com 38 pontos de vantagem sobre Lucas Di Grass e próximo de bisar em termos de título, com António Félix da Costa também na peugada de alcançar o degrau mais baixo do pódio no contexto geral.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, nas ruas de Brooklyn (Nova Iorque) fecham o Campeonato da Fórmula E, que começou na Arábia Saudita (Ad Diriyah) e passou por Marrocos (Marrakech), Chile (Santiago), México (Cidade do México), China (Hong-Kong e Sanya), Itália (Roma), França (Paris), Mónaco (Monte Carlo), Alemanha (Berlim) e Suiça (Bern), para terminar na cidade que não dorme.

O francês Jean-Eric Vergne (DS) chega da New York com 38 pontos de vantagem sobre o brasileiro Lucas Di Grassi (Audi) e tem tudo a seu favor para conservar o título conquistado o ano passado, ao volante de um Audi e conservado este ano aos comandos de um DS.

E se os dois primeiros lugares do pódio final parecem definidos, a menos que algo de imponderável aconteça, já a luta pelo degrau mais baixo promete ser intensa, com neo-zelandês Mitch Evans (Jaguar), o alemão Andre Lotterer (DS), o português António Félix da Costa (BMW) e o holandês Robin Frijns (Virgin) a chegarem às duas derradeiras corridas separados por seis pontos, pelo que todos podem sonhar com o pódio final.

Ao ganhar duas (Monte Carlos e Bern) das três últimas corridas, depois de oito vencedores, entre os quais António Félix da Costa, logo na abertura, nas primeiras oito corridas, o Jean-Eric Vergne tornou-se o mais sério candidato à sua sucessão, apesar da vitória de Lucas de Grassi, em Berlim, mas com o brasileiro a marcar escassos dois pontos, nas corridas ganhas pelo francês, pelo que as suas hipóteses de chegar ao título parecem apenas aritméticas.

CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º Jean-Eric Vergne, 130 pontos; 2.º Lucas Di Grassi, 98; 3.º Mitch Evans, 87; 4.º Andre Lotterer, 86; 5.º António Félix da Costa, 82; 6.º Robin Frijns, 81; 7.º Sébastien Buemi, 76; 8.º Daniel Abt, 75; 9.º Sam Bird, 69; 10.º Jérôme D’Ambrosio, 65; 11.º Olivier Rowland, 63; 12.º Edoardo Mortara, 52; 13.º Pascal Wehrlein, 52; 14.º Felipe Massa, 36; 15.º Stoffel Vandoorne, 31; 16.º Alexandre Sims, 24; 17.º Maximilian Gunther, 20; 18.º Alex Lynn, 10; 19.º Gary Paffett, 8; 20.º Oliver Turvey, 6; 21.º José Maria Lopez, 3; 22.º Nelson Piquet jr., 1

EQUIPAS – 1.º, DS Techeetah Formula E Team, 216 pontos; 2.º, Audi Sport Abt Schaeffler, 173; 3.º, Envision Virgin Racing, 150; 4.º, Nissan E.Dams, 139; 5.º, Mahindra Racing, 117; 6.º, BMW I Andretti Motorsport, 106; 7.º, Panasonic Jaguar Racing, 98; 8.º, Venturi Formula E Team, 88; 9.º, HWA Racelab, 39; 10.º, Geox Dragon, 23; 12.º, Nio Formula E Team, 6

CALENDÁRIO DE 2019/2020

Entretanto foi já divulgado o calendário da próxima temporada, que começa a 22 de Novembro na Arábia Saudita e termina a 26 de Julho, em Inglaterra, havendo duas corridas em Ad Diriyah e em Londres, tendo um total de 14 corridas, mais uma que na actual edição.

Quando falta revelar o local de duas corridas, uma delas sabe-se que será na China, assinale-se a entrada da Coreia do Sul, o regresso da Inglaterra e a saída de Marrocos, Mónaco e Suíça do calendário, que tem a seguinte composição

DataPaísCircuito
   
22 de NovembroArábia SaudtiaAd Diriyah
23 de NovembroArábia SaudtiaAd Diriyah
14 de DezembroA anunciarA anunciar
18 de JaneiroChileSantiago
15 de FevereiroMéxicoMexico City
1 de MarçoChinaHong-Kong
21 de MarçoChinaA anunciar
4 de AbrilItáliaRoma
18 de AbrilFrançaParis
3 de MaioCoreia do SulSeoul
30 de MaioAlemanhaBerlin
20 de JunhoEstados UnidosNew York
25 de JulhoInglaterraLondon
26 de JulhoInglaterraLondon

 

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação