Ford reabre concessionários em ambiente seguro

 A rede de concessionários e oficinas oficiais Ford reabriu a 4 de Maio com medidas de higiene e prevenção para proteger trabalhadores e clientes. Dois novos serviços online permitem realizar todas as gestões com concessionários e oficinas a partir de casa.

(auto.look2010@gmail.com)

A Ford activou o protocolo Ambiente Seguro Ford, um conjunto detalhado de normas de segurança e higiene no trabalho para proteger tanto trabalhadores da rede de Concessionários de Ford, como a todos os clientes que procurem um concessionário para visitar as instalações de venda e de pós-venda.

A Ford recorreu à sua experiência no design de processos de produção para desenhar estritos protocolos de funcionamento, em resposta à pandemia do Covid-19, que permitam aos clientes ter uma experiência em condições óptimas de segurança e higiene, tanto na oficina como no concessionário na totalidade da rede Ford, minimizando os contactos com os trabalhadores das instalações.

O Ambiente Seguro Ford define um conjunto de normas de segurança e higiene para proteger tanto os trabalhadores da rede de Concessionários e Oficinas Oficiais Ford, como a todos os clientes que visitem as instalações de venda e pós-venda.

As promessas de marca Ambiente Seguro Ford são:

  • Estabelecimento de 2 metros de distância entre pessoas
  • Protecção das zonas de trabalho e de atenção ao cliente com divisórias de acrílico
  • Medição diária da temperatura dos trabalhadores
  • Processo de higienização de todo o ambiente, incluídos os veículos
  • Disponibilidade de materiais de higienização para trabalhadores e clientes: álcool gel, máscaras e luvas de nitrilo
  • Potenciar os canais de venda online, evitar qualquer contacto no concessionário
  • Testdrive de veículos de forma individual ou domicílio
  • Gestão de agendamentos de serviço online
  • Realização de pagamentos sem contacto físico

Este protocolo de funcionamento tem 3 áreas fundamentais de actuação:

INSTALAÇÕES

Foi estabelecido um protocolo exaustivo de limpeza e desinfecção antes da reabertura das instalações ao qual se acrescenta um processo de desinfecção contínua a cada 90 minutos nas zonas de contacto como portas, mesas, computadores e periféricos, torneiras, dispensadores. Além disso, foram reconfiguradas as áreas de trabalho e de exposição dos veículos para respeitar a distância de segurança de dois metros entre os próprios trabalhadores e os clientes; foram também instaladas divisórias de acrílico protectoras nos postos de atenção ao cliente, assim como sinalética específica para fomentar o distanciamento social. Foram colocados dispensadores de álcool gel em todas as zonas comuns e zonas de trânsito dos clientes com cartazes explicativos que incitam ao seu uso frequente.

TRABALHADORES

Todas as pessoas que trabalham nas instalações dos concessionários terão acesso a máscaras e luvas de nitrilo descartáveis e serão constantemente recordados da necessidade de manter a distância de segurança. Os clientes terão igualmente acesso a este equipamento a partir do momento que entrem no concessionário. Os trabalhadores da rede Ford passam por uma revisão diária de medição de temperatura corporal antes de iniciarem as suas actividades no respectivo posto de trabalho.

VEÍCULOS

Os veículos de exposição, os veículos dos clientes nas oficinas e a frota de veículos de testdrive e de cortesia passarão por um processo de limpeza e higienização exaustivo, com especial ênfase nas superfícies de contacto como o volante e controlos, tablier, manípulos das portas, condutos de ventilação, alavanca das mudanças, travão de mão, apoio de braços, comando das janelas, espelhos, porta-luvas e cintos de segurança, onde se aplicará gel desinfectante específico. Uma vez desinfectado o veículo é colocada uma cinta que indica que o veículo está disponível para ser usado. A chave do veículo será guardada de forma higiénica numa bolsa hermética para evitar a manipulação directa por diferentes pessoas. No momento da entrega, a chave será entregue com um certificado de limpeza e desinfecção do veículo assinado pela pessoa que prestou esse serviço, além de uma lista detalhada das medidas de limpeza adoptadas.

OS SERVIÇOS DA REDE FORD, SEM SAIR DE CASA

Para quem precise de recorrer aos serviços da rede de concessionários e oficinas oficiais Ford, pode agora realizar todas as operações associadas desde a comodidade das suas casas graças aos serviços de Concessionário Virtual e Pick Up & Clean.

O Concessionário Virtual Ford é uma extensão online da rede Ford, acessível de uma forma simples, a partir da web do concessionário de referência do cliente, que permite ao comprador aceder a toda a informação relevante sobre o seu veículo, consultar os perfis e disponibilidade dos vendedores para seleccionar aquele que o apoiará durante todo o processo de compra, incluindo a realização de todas as gestões administrativas para fechar o pedido e receber o seu novo veículo à porta de casa.

Pode ainda decidir qual o meio de comunicação preferido: chamada telefónica, WhatsApp ou vídeo chamada (Facetime, WhatsApp ou Skype). Uma vez seleccionado o vendedor, este colocar-se-á imediatamente em contacto com o cliente mediante o canal seleccionado, que o guiará durante todo o processo de compra, proporcionando-lhe a informação relevante em função das suas necessidades – espaço, frequência e tipo de uso do veículo, quilometragem habitual, etc.

A Ford desenvolveu também um serviço de testdrive de veículos ao domicílio, através do qual o cliente pode reservar de forma online, com o seu vendedor digital, um testdrive desde a sua própria casa. O cliente seleccionará o dia e a hora. No dia seleccionado, receberá uma chamada indicando-lhe que tem o veículo à porta de sua casa para usufruir do testdrive. Este serviço é completamente gratuito e permite ao cliente não apenas evitar deslocações ao concessionário, mas também usufruir de um testdrive mais personalizado, já que poderá conduzir o veículo sozinho ou na companhia dos seus familiares, podendo obter uma ideia precisa se o veículo cumpre com as suas necessidades.

Igualmente, todos os trâmites administrativos, como a financiamento da operação, matrícula e seguro do veículo podem realizar online mediante assinatura digital. Uma vez completados todos os trâmites, também existe a opção de receber o veículo em casa.

Os clientes de oficina que não desejem deslocar-se ao concessionário dispõem agora do programa Pick Up & Clean, que permite realizar as suas operações de oficina, sejam revisões de manutenção ou reparações, sem sair de casa.

Este programa inclui a recolha do veículo no domicílio do cliente, a disponibilidade de um veículo de cortesia durante a duração da reparação e a devolução do veículo reparado à porta de sua casa. Uma vez reparado o veículo, procede-se a uma exaustiva desinfecção com especial incidência nas superfícies de contacto como o volante e controlos, tablier, manípulos das portas, condutos de ventilação, alavanca das mudanças, travão de mão, apoio dos braços, comandos das janelas, espelhos, porta luvas e cintos de segurança, onde se aplicará gel desinfectante específico.

PROGRAMA PICK UP & CLEAN TEM UM CUSTO DE APENAS 19 EUROS

Além deste serviço, a Ford oferece aos seus clientes de oficina, o serviço Contactless que evita todo o contacto com os trabalhadores do concessionário. O cliente entrega o seu veículo ao concessionário, deixa a chave num depósito na recepção e pode solicitar online a sua reparação.

Posteriormente, recebe um vídeo com o diagnóstico da avaria ou manutenção com o orçamento. O cliente pode aprová-lo por e-mail e fazer o pagamento online. Uma vez reparado o veículo o cliente poderá, de forma segura, levantar a chave directamente no concessionário e levará o veículo sem qualquer contacto com os trabalhadores do concessionário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: