Ford oferece segurança nos furgões comerciais

Marca oval ajuda os operadores a manterem-se seguros com os pioneiros painéis electrónicos para furgões comerciais. Os Painéis Electrónicos de Elevada Visibilidade são já utilizados pelo Grupo Northumbrian Water, entidade que integra a Essex & Suffolk Water.

(auto.look2010@gmail.com)

Seja na assistência às avarias nas estradas, em trabalhos de reparação nas mesmas ou na manutenção dos fornecimentos de serviços, como gás e água, muitos funcionários têm de trabalhar em ambientes de risco para minimizar as interrupções ao nosso quotidiano. Todos os anos, muitos trabalhadores ficam feridos ou morrem nas estradas europeias.

Os painéis retro reflectores podem ser uma valiosa ajuda, especialmente nas noites de Inverno, mais longas e escuras, mas esses materiais dependem da iluminação dos faróis dos outros veículos, podendo tornar-se menos eficazes quando aqueles se aproximam, no final da descrição de uma curva.

Mas a Ford acaba de ter uma ideia brilhante. Os inovadores Painéis Electrónicos de Elevada Visibilidade são materiais que não dependem de fontes externas de luz para se tornarem claramente visíveis. As suas listras vermelhas iluminam-se pela electricidade que passa por uma fina camada de gás fósforo, tecnologia já usada em cockpits de aviões e em ecrãs de equipamentos médicos e militares.

A Ford testou estes novos painéis em colaboração com o Grupo Northumbrian Water, no Reino Unido, permitindo que os engenheiros monitorizassem a sua eficácia em cenários do mundo real, avaliando os benefícios destes painéis que se auto iluminam, mesmo quando os restantes condutores se esquecem de ligar os faróis dos seus veículos.

Tecnologia já disponível para os modelos Ford Transit e Transit Custom no Reino Unido, ligar os novos Painéis Electrónicos de Elevada Visibilidade é simples, bastando pressionar um botão colocado por detrás do banco do condutor. O Grupo Northumbrian Water é a primeira entidade a recorrer a esta tecnologia.

Ford está actualmente a explorar novas oportunidades de utilização dos Painéis Electrónicos de Elevada Visibilidade noutros países europeus. As vendas de furgões Transit e Transit Custom em 2020 totalizaram 203.074 unidades, num contributo significativo para que a Ford alcançasse, pelo sexto ano consecutivo, a liderança no segmento dos veículos comerciais na Europa.

«Os trabalhos nas estradas são uma parte necessária, mas muitas vezes perigosa, das operações de muitos dos nossos clientes. Queremos garantir que esses trabalhos, muitas vezes essenciais, possam ser realizados da forma mais segura e eficaz possível. Criar painéis que se podem iluminar sem depender de outras fontes de luz foi, literalmente, um momento de “iluminação”», referiu Simon Robinson, engenheiro chefe do Programa Especial de Veículos de Engenharia da Ford Europa.

«Estou muito feliz por ver uma ideia que surgiu da parceria entre os nossos condutores com a equipa de produtos inovadores da Ford ganhar vida. Tal ira melhorar a segurança, não só no nosso sector, como em futuras frotas de todo o mundo, e sei que fará com que as nossas equipas, que trabalham em ambientes perigosos nas estradas, se possam sentir mais seguras e muito mais visíveis para os nossos clientes», referiu, por seu turno, Kate Wilson, directora de Transportes do Grupo Northumbrian Water.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *