Ford 100% eléctrica na Europa até 2030

A Ford Europa aposta tudo nos veículos eléctricos com vista a uma rentabilidade sustentável, com a unidade fabril de Colónia a iniciar a transformação de mil milhões de dólares.

(auto.look2010@gmail.com)

Em comunicado, a Ford refere que vai investir mil milhões de dólares num novo centro de produção de veículos eléctricos na sua fábrica alemã de Colónia. Trata-se de um investimento avultado que verá o primeiro produto a sair da nova unidade de produção no último trimestre de 2023.

Refira-se que a unidade fabril germânica produz actualmente o Fiesta e ficará com possibilidade de acolher um segundo modelo 100% eléctrico. O utilitário da Ford continuará a ser produzido até que passe a ser um carro eléctrico ou seja substituído por outro modelo.

No comunicado da marca oval, o presidente da Ford Europa, Stuart Rowley, evoca que foi conseguido «reestruturar a Ford na Europa e regressar aos lucros no último trimestre de 2020». «Agora, vamos caminhar rapidamente para um futuro totalmente eléctrico na Europa», acrescenta

Com este anúncio, a Ford reforça o seu «compromisso com a Europa e um futuro moderno com veículos eléctricos no coração da nossa estratégia de crescimento», sublinhou o responsável. Como passo intermédio rumo à electrificação total em 2030, todas as viaturas de passageiros da Ford vendidos na Europa vão ter alimentação por baterias ou por sistemas híbridos Plug até meados de 2026. Quanto à gama comercial, a Ford diz que será «substancialmente electrificada».

Assim, a gama será 100% eléctrica ou híbrida Plug In em 2024 e a Ford espera que cerca de 75% das vendas de comerciais sejam eléctricos ou híbridos Plug In até 2030. Nos comerciais, a Ford não se compromete com uma data para o fim dos motores de combustão.

Acrescete-se, por outro lado, que a Ford vai iniciar a comércio do Mustang Mach E este ano, algo que a marca precisa depois do problema que teve com a contaminação das baterias do Ford Kuga PHEV e que forçou a recolha do modelo para resolver o problema, tendo que se associar à Volvo para cumprir os limites de CO2 na Europa.

Com este anúncio, a Ford é o primeiro grande construtor mundial a dizer que vai acabar com a venda de veículos com motores de combustão interna. Junta-se à Jaguar que vai ser 100% eléctrica em 2025 e à Bentley que vai passar a ser 100% eléctrica em 2030. A Volvo também já tinha anunciado que a sua gama seria eléctrica em 2030.

Para a Ford esta é uma mudança que sucede a um ano de sucesso, não nas vendas – recuarem 32% para 654.729 unidades e uma quota de mercado de 5,5% – mas conseguiu mais de 330 milhões de euros de EBIT (lucros antes de juros e impostos) o que foi dos melhores resultados de sempre no Velho Continente. E tudo à custa de um plano de corte de custos avaliado em cerca de mil milhões de euros nos últimos dois anos, levando ao fecho de duas fábricas e ao despedimento de 10 mil pessoas.

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