Finalmente há corridas na Fórmula 1

Depois que as corridas foram suspensas por causa do surto de coronavírus, a temporada começa com o Grande Prémio da Áustria, no traçado de Red Bull Ring, no próximo fim-de-semana, seguida, uma semana depois, por uma segunda corrida na mesma pista.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Quatro meses depois do que estava previsto, e com um calendário alterado e reduzido, arranca o 71.º Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com um monte de interrogações quanto ao que vai suceder em pista, uma vez que para além das oito corridas, em seis circuitos, nada está definido.

É que os dados recolhidos nos testes de inverno, que tiveram lugar em Barcelona, nada significam face à longa paragem ocorrida, pelo que é com natural curiosidade que se aguarda o começo da competição no Red Bull Ring, este fim-de-semana, com as equipas a terem a possibilidade de aproveitarem as informações recolhidas no traçado austríaco para aperfeiçoarem os carros para a segunda corrida, que tem lugar oito dias depois no mesmo traçado.

Por outro lado, o facto de os testes, que antecederam o arranque tardio da temporada, foram feitos com carros de anos anteriores, apenas para que os pilotos ganhassem rotinas, faz com que ninguém saiba o que vai encontrar no traçado austríaco, ainda que possa uma semana depois corrigir os erros detectados.

Detentor do título, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) parte como o “homem a bater”, com o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) a perfilarem-se como os seus mais sérios opositores, ficando por saber qual o estado de espírito com que o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) vai encarar a temporada, sabendo que o seu companheiro de equipa é o número para a equipa de Maranello e que para o ano, terá de encontrar quem o queira, uma vez que será rendido pelo espanhol Carlos Sainz (McLaren/Renault)

Se o alemão estiver, mentalmente, disponível para lutar pelo título, para assinalar da melhor forma a sua despedida de Maranello, será, sem dúvida um potencial candidato à recuperação do ceptro, mas se a substituição acordada tão cedo, tendo em conta tudo o que acontecer, não tiver sido bem gerida do ponto de vista emocional, deverá proteger-se e optar por não correr riscos naquelas que poderão ser as suas derradeiras corridas na Fórmula 1, pois, para já, não é certo que tenha volante para o ano.

Apesar de todos os cuidados em não permitir a entrada da política na Fórmula 1, a verdade é que a Mercedes prepara-se par ao fazer ao trocar a prata pelo preto, na cor base dos seus carros, como símbolo da luta contra o racismo, a que acrescenta escrito no chassis “End Racism” (fim do racismo) e no perfil da auréola “#WeRaceAsOne” (corremos como um), com Lewis Hamilton a não esconder a satisfação por a marca o ter feito.

CALENDÁRIO

Duas corridas na Áustria e em Inglaterra e uma na Hungria, Espanha, Bélgica e Itália constituem, neste momento, o programa deste ano atípico, que poderá ter Portugal (Portimão) integrado, caso continue a ser difícil fazer provas fora da Europa e do Médio Oriente.

Ao que tudo indica a revelação do restante calendário deverá acontecer na quinta-feira, véspera do início das hostilidades no traçado austríaco, com o traçado português a estar cada vez mais perto de receber a Fórmula 1, embora nada esteja, ainda, definido, ao contrário do que tem sido anunciado por “A Bola”, parecendo certo que a acontecer será em Outubro e não em Setembro.

Para já, este é o calendário garantido, ainda que as bancadas estejam vazias e as “motorhomes”, no “paddock”, substituídas por tendas, o que vai alterar por completo o visual habitual da F1.

DATA GRANDE PRÉMIO CIRCUITO
     
5 de Julho Austria Red Bull Ring – Spielberg
12 de Julho Steiermark Red Bull Ring – Spielberg
19 de Julho Hungria Hungaroring
2 de Agosto Inglaterra Silverstone
9 de Agosto 70.º Aniversásio Silverstone
16 de Agosto Espanha Barcelona
30 de Agosto Bélgica Spa-Francorchamps
6 de Setembro Itália Monza

LISTA DE INSCRITOS

Em relação ao ano passado assinale-se o regresso do francês Esteban Ocon, para o lugar do alemão Nico Hulkenberg, na Renault, e as estreias do seu compatriota Nicholas Latifi, na Williams, em substituição do polaco Robert Kubica, e da Alpha Tauri, nova designação da Toro Rosso.

N.º EQUIPA PILOTO CARRO MOTOR
         
44 Mercedes-AMG Petronas F1 Team Lewis Hamilton Mercedes W11 Mercedes
77 Mercedes-AMG Petronas F1 Team Valtteri Bottas Mercedes W11 Mercedes
5 Scuderia Ferrari Sebastian Vettel Ferrari SF1000 Ferrari
16 Scuderia Ferrari Charles Leclerc Ferrari SF1000 Ferrari
23 Aston Martin Red Bull Racing Alexander Albon Red Bull RB16 Honda
33 Aston Martin Red Bull Racing Max Verstappen Red Bull RB16 Honda
3 Renault DP World F1 Team Daniel Ricciardo Renault RS20 Renault
31 Renault DP World F1 Team Esteban Ocon Renault RS20 Renault
8 Haas F1 Team Romain Grosjean Haas VF-20 Ferrari
20 Haas F1 Team Kevin Magnussen Haas VF-20 Ferrari
4 McLaren F1 Team Lando Norris McLaren MCL35 Renault
55 McLaren F1 Team Carlos Sainz McLaren MCL35 Renault
11 BWT Racing Point F1 Team Sergio Perez Racing Point RP20 Mercedes
18 BWT Racing Point F1 Team Lance Stroll Racing Point RP20 Mercedes
7 Alfa Romeo Racing ORLEN Kimi Raikkonen Alfa Romeo C39 Ferrari
99 Alfa Romeo Racing ORLEN Antonio Giovinazzi Alfa Romeo C39 Ferrari
10 Scuderia Alpha Tauri Honda Pierre Gasly Alpha Tauri AT01 Honda
26 Scuderia Alpha Tauri Honda Danill Kvyat Alpha Tauri AT01 Honda
63 ROKiT Williams Racing George Russell Williams FW 43 Mercedes
6 ROKiT Williams Racing Nicholas Latifi Williams FW 43 Mercedes

OS NÚMEROS DA F1

VITÓRIAS E “POLE POSITIONS”

Ao longo dos 70 anos da história da F1, o alemão Michael Schumacher encabeça a lista de vencedores (91 vitórias), com o inglês Lewis Hamilton a ser aquele que mais vezes largou da primeira posição da grelha (88).

Embora diga que o seu objectivo não é bater os números de Michael Schumacher, a verdade é que Lewis Hamilton já o ultrapassou no número de “poles” e está a escassas nove vitórias de ser o piloto com mais triunfos na disciplina, mas essa ultrapassagem poderá não ocorrer esta temporada, por não estar definido o número de corridas que serão efectuadas.

Quando arranca mais um Campeonato do Mundo de Fórmula 1, registem-se as vezes que cada piloto venceu e largou da “pole position”.

VITÓRIAS

91 – Michael Schumacher

84 – Lewis Hamilton

53 – Sebastian Vettel

51 – Alain Prost

41 – Ayrton Senna

32 – Fernando Alonso

31 – Nigel Mansell

27 – Jackie Stewart

25 – Jim Clark, Niki Lauda

24 – Juan Manuel Fangio

23 – Nelson Piquet, Nico Rosberg

22 – Damon Hill

21 – Kimi Raikkonen

20 – Mika Hakkinen

16 – Striling Moss

15 – Jenson Button

14 – Jack Brabham, Emerson Fittipaldi, Graham Hil

13 – Alberto Ascari, David Coulthard

12 – Mario Andretti, Alan Jones, Carlos Reutemann

11 – Felipe Massa, Rubens Barrichello, Jacques Villeneuve

10 – Gerhard Berger, Valtteri Bottas, James Hunt, Ronnie Petterson, Jody Scheckter

9 – Mark Webber

8 – Dennis Hulme, Jacky Ickx, Max Verstappen

7 – Juan Pablo Montoya, Daniel Ricciardo

6 – Tony Brooks, Jacques Laffite, Riccardo Patrese, Jochen Rindt, John Surtess, Gilles Villeneuve

5 – Michele Alboreto, Nino Farina, Clay Regazzoni, Keke Rosberg, John Watson

4 – Dan Gurney, Eddie Irvine, Bruce McLaren,

3 – Thierry Boutsen, Phil Collins, Giancarlo Fisichella, Heinz-Harald Frentzen, Mike Hawthorn, Johnny Herbert, Phil Hill, Didier Pironi,

2 – Elio De Angelis, Patrick Depailler, Froilan Gonzalez, Jean-Pierre Jabouille, Charles Leclerc, Peter Revson, Pedro Rodriguez, Jo Siffert, Patrick Tambay, Maurice Trintignant, Wolfgang Von Trips, Bill Vukovich

1 – Jean Alesi, Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Vittorio Brambilla, Jean Pierre Beltoise, Jo Bonnier, James Bryan, François Cevert, Luigi Fagioli, Patrick Flaherty, Peter Gethin, Richie Ginther, Sam Hanks, Ines Ireland, Heikki Kovalainen, Robert Kubica, Pastor Maldonado, Jochen Mass, Luigi Musso, Alessandro Nannini, Gunnar Nilsson, José Carlos Pace, Olivier Panis, Jim Parsons, Jim Rathmann, Toni Ruttman, Ludovico Scarfiotti, Bob Swelkert, Piero Taruffi, Jarno Trulli, Lee Wallard, Roger Ward

“POLE POSITION”

88 – Lewis Hamilton

68 – Michael Schumacher

65 – Ayrton Senna

57 – Sebastien Vettel

33 – Jim Clark, Alain Prost

32 – Nigel Mansell

30 – Nico Rosberg

29 – Juan Manuel Fangio

26 – Mika Hakkinen

24 – Niki Lauda, Nelson Piquet

22 – Fernando Alonso

20 – Damon Hill

18 – Michael Andretti, Rene Arnoux, Kimi Raikkonen

17 – Jackie Stewart

16 – Felipe Massa, Stirling Moss,

14 – Alberto Ascari, Rubens Barrichello, James Hunt, Ronnie Peterson

13 – Jack Brabham, Graham Hill, Jackie Ickx, Juan Pablo Montoya, Jacques Villeneuve

12 – Gerhard Berger, David Coulthard, Jochen Rindt

11 – Valtteri Bottas, Mark Webber

8 – Jenson Button, Riccardo Patrese, John Surtess

7 – Jacques Laffite

6 – Emerson Fittipaldi, Phil Hill, Jean-Pierre Jabouille, Alan Jones, Charles Leclerc, Carlos Reutemann, Ralf Schumacher

5 – Chris Amon, Nino Farina, Clay Regazzoni, Keke Rosberg, Patrick Tambay

4 – Giancarlo Fisichella, Mike Hawthorn, Didier Pironi, Jarno Trulli

3 – Tony Brooks, Elio De Angelis, Teo Fabi, Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Jean Pierre Jarier, Daniel Ricciardo, Jody Scheckter

2 – Michele Alboreto, Jean Alesi, Andrea De Cesaris, Heinz-Harald Frentzen, Jo Siffert, Max Verstappen, Gilles Villeneuve, John Watson

1 – Fabien Agabashian, Lorenzo Bandini, Jo Bonnier, Thierry Boutsen, Vittorio Brambilla, Emilio Castelloti, Andrea De Cesaris, Patrick Depailler, Will Faulkner, Pat Flaherty, Bruno Giacomelli, Nick Heidfeld, James Hoyt, Nico Hulkenberg, Denis Hulme, Heikki Kovalainen, Roberto Kubica, Pastor Maldonado, Jim McGrath, David Nalon, Petter O’Connor, Jose Carlos Pace, Mike Parkes, Tom Pryce, David Rathmann, Peter Revson, Eric Sachs, Jim Thomson, Wolfgang Von Trips, Bill Vukovich

CAMPÕES DE FÓRMULA

De Giuseppe Farina a Lewis Hamilton

No arranque do 71.º Campeonato do Mundo de F1, cuja primeira corrida teve lugar em Silverstone, a 13 de Maio de 1950, com o italiano Giuseppe Farini (Alfa Romeo), que seria o primeiro campeão mundial, a vencer a corrida, recordem-se aqueles que tiveram o privilégio de levar o título para casa.

O “Mundial” começou sob o domínio da marca de Arese, que monopolizou o pódio, com outro italiano, Luigi Fagioli, e o inglês Reg Parnell a completarem-no.

Como curiosidade refira-se que o Rei Jorge VI e a, então, Princesa Isabel assistiram à corrida, que abriu a história da F1.

No arranque de mais um “Mundial” recordem-se os pilotos e as marcas que arrebataram os títulos, com o de marcas a só surgir em 1958.

LISTA DOS CAMPEÕES

ANO PILOTO CARRO
     
1950 Giuseppe Farina Alfa Romeo
1951 Juan Manuel Fangio Alfa Romeo
1952 Alberto Ascari Ferrari
1953 Alberto Ascari Ferrari
1954 Juan Manuel Fangio Maserati/Mercedes-Benz
1955 Juan Manuel Fangio Mercedes-Benz
1956 Juan Manuel Fangio Ferrari
1957 Juan Manuel Fangio Maserati
1958 Mike Hawthorn Ferrari
1959 Jack Brabham Cooper-Climax
1960 Jack Brabham Cooper-Climax
1961 Phil Hill Ferrari
1962 Graham Hill BRM
1963 Jim Clark Lotus-Climax
1964 John Surtess Ferrari
1965 Jim Clark Lotus-Climax
1966 Jack Brabham Brabham-Repco
1967 Denis Hulme Brabham-Repco
1968 Graham Hill Lotus-Cosworth
1969 Jackie Stewart Matra-Cosworth
1970 Jochen Rindt Lotus-Cosworth
1971 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth
1972 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth
1973 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth
1974 Emerson Fittipaldi McLaren-Cosworth
1975 Niki Lauda Ferrari
1976 James Hunt McLaren-Cosworth
1977 Niki Lauda Ferrari
1978 Mario Andretti Lotus-Cosworth
1979 Jody Scheckter Ferrari
1980 Alain Jones Williams-Cosworth
1981 Nelson Piquet Brabham-Cosworth
1982 Keke Rosberg Williams-Cosworth
1983 Nelson Piquet Brabham-BMW Turbo
1984 Niki Lauda McLaren-TAG Porsche Turbo
1985 Alain Prost McLaren-TAG Porsche Turbo
1986 Alain Prost McLaren-TAG Porsche Turbo
1987 Nelson Piquet Williams-Honda Turbo
1988 Ayrton Senna McLaren-Honda Turbo
1989 Alain Prost McLaren-Honda
1990 Ayrton Senna McLaren-Honda
1991 Ayrton Senna McLaren-Honda
1992 Nigel Mansell Williams-Renault
1993 Alain Prost Williams-Renault
1994 Michael Schumacher Benetton-Ford
1995 Michael Schumacher Benetton-Renault
1996 Damon Hill Williams-Renault
1997 Jacques Villeneuve Williams-Renault
1998 Mika Hakkinen McLaren-Mercedes
1999 Mika Hakkinen McLaren-Mercedes
2000 Michael Schumacher Ferrari
2001 Michael Schumacher Ferrari
2002 Michael Schumacher Ferrari
2003 Michael Schumacher Ferrari
2004 Michael Schumacher Ferrari
2005 Fernando Alonso Renault
2006 Fernando Alonso Renault
2007 Kimi Raikkonen Ferrari
2008 Lewis Hamilton McLaren/Mercedes
2009 Jenson Button McLaren/Mercedes
2010 Sebastien Vettel Red Bull/Renault
2011 Sebastien Vettel Red Bull/Renault
2012 Sebastien Vettel Red Bull/Renault
2013 Sebastien Vettel Red Bull/Renault
2014 Lewis Hamilton Mercedes
2015 Lewis Hamilton Mercedes
2016 Nico Rosberg Mercedes
2017 Lewis Hamilton Mercedes
2018 Lewis Hamilton Mercedes
2019 Lewis Hamilton Mercedes

NÚMERO DE VEZES QUE CADA PILOTO CONQUISTOU O TÍTULO

7 – Michael Schumacher

6 – Lewis Hamilton

5 – Juan Manuel Fangio

4 – Alain Prost, Sebastien Vettel

3 – Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Jackie Stewart

2 – Fernando Alonso, Alberto Ascari, Jim Clark, Emerson Fittipali, Mika Hakkinen, Graham Hill

1 – Mario Andretti, Jenson Button, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Damon Hill, Phil Hill, Denis Hulme, James Hunt, Alan Jones, Nigel Mansell, Kimi Raikkonen, Jochen Rindt, Keke Rosberg, Nico Rosberg, Jody Scheckter, John Surtess, Jacques Villeneuve

ANO CONSTRUTORES
   
1958 Vanwall
1959 Cooper-Climax
1960 Cooper-Climax
1961 Ferrari
1962 BRM
1963 Lotus-Climax
1964 Ferrari
1965 Lotus-Climax
1966 Brabham-Repco
1967 Brabham-Repco
1968 Lotus-Cosworth
1969 Matra-Cosworth
1970 Lotus-Cosworth
1971 Tyrrell-Cosworth
1972 Lotus-Cosworth
1973 Lotus-Cosworth
1974 McLaren-Cosworth
1975 Ferrari
1976 Ferrari
1977 Ferrari
1978 Lotus-Cosworth
1979 Ferrari
1980 Williams-Cosworth
1981 Brabham-Cosworth
1982 Ferrari
1983 Ferrari
1984 McLaren-TAG Porsche Turbo
1985 McLaren-TAG Porsche Turbo
1986 Williams-Honda Turbo
1987 Williams-Honda Turbo
1988 McLaren-Honda Turbo
1989 McLaren-Honda
1990 McLaren-Honda
1991 McLaren-Honda
1992 Williams-Renault
1993 Williams-Renault
1994 Williams-Renault
1995 Benetton-Renault
1996 Williams-Renault
1997 Williams-Renault
1998 McLaren-Mercedes
1999 Ferrari
2000 Ferrari
2001 Ferrari
2002 Ferrari
2003 Ferrari
2004 Ferrari
2005 Renault
2006 Renault
2007 Ferrari
2008 Ferrari
2009 Brawn GP
2010 Red Bull/Renault
2011 Red Bull/Renault
2012 Red Bull/Renault
2013 Red Bull/Renault
2014 Mercedes
2015 Mercedes
2016 Mercedes
2017 Mercedes
2018 Mercedes
2019 Mercedes

NÚMERO DE TÍTULOS CONQUISTADOS POR CADA CONSTRUTOR

16 – Ferrari

9 – Williams

8 – McLaren

7 – Lotus

6 – Mercedes

4 –  Red Bull

2 – Brabham, Cooper, Renault

1 – Benetton, Brawn GP, BRM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: