Finalistas para o Lexus Design Award 2019

Seis soluções revolucionárias apostam no potencial da inovação e do design na construção de um futuro melhor.

(auto.look2010@gmail.com)

A Lexus anunciou recentemente os seis finalistas para o Lexus Design Award 2019. Os apurados para esta edição aplicaram a tecnologia de formas ainda mais criativas para chegar a propostas e soluções inovadoras, com potencial para mudar vidas. A maioria dos conceitos abaixo procurou abordar os desafios do futuro – recorreu a materiais biodegradáveis e a fontes de energia renovável, e procurou reduzir ao máximo a pegada de carbono.

Os seis finalistas foram seleccionados num total de 1.548 candidaturas. Vão passar agora à fase de construção de protótipos, com o apoio da Lexus.

Algorithmic Lace, Lisa Marks (EUA): Soutien 3D em renda feito à medida para sobreviventes oncológicas; Arenophile, Rezzan Hasoglu (Turquia /Residência – Reino Unido): Um projecto que combina a areia do deserto com diferentes materiais de ligação, para criar produtos; Baluto, Jeffrey E. Dela Cruz (Filipinas): Um sistema de habitação modular, projectado para resistir a terramotos e grandes inundações; Green Blast Jet Energy, Dmitriy Balashov (Rússia): Turbina que recolhe e converte o jacto de aeronaves em energia, durante a decolagem; Hydrus, Shuzhan Yuan (China): Equipamento de emergência para usar em mar alto para travar derrames de petróleo; Solgami, Prevalent (Ben Berwick) (Austrália): Persiana que gera electricidade e aumenta a iluminação no interior.

Antes de iniciarem a fase de construção dos protótipos, e para se prepararem para as próximas semanas, a Lexus organizou um workshop de dois dias com os mentores, no recém-inaugurado Intersect by Lexus, em Nova Iorque, onde os finalistas receberam orientação prática de quatro criadores mundialmente reconhecidos: Jessica Rosenkrantz, Shohei Shigematsu, Sebastian Errado e Jaime Hayon.

Segundo o engenheiro tecnológico John Maeda, júri do LDA 2019, «as candidaturas deste ano revelaram uma forte noção de conectividade e de urgência no desenvolvimento de uma maior consciência social».

«Evidentemente que a fusão entre o design clássico e o design computacional é uma realidade, em particular para os designers que procuram resolver os problemas da actualidade. Estou optimista. Acredito que enquanto continuarmos a estimular e a acompanhar esta nova geração de designers, viveremos um amanhã melhor», sublinhou ao referir-se às transformações no “design thinking”.

Mentor para a edição deste ano, Jaime Hayon acrescenta que «as ideias dos finalistas são muito interessantes». «Algumas são verdadeiramente disruptivas. Durante o workshop de mentores, também eu fiquei inspirado pela interacção com esta nova geração, que vê a tecnologia do século XXI de uma perspectiva nova. E para além disso, as origens tão diferentes dos mentores tornaram a experiência ainda mais rica».

Antes da sua participação na Semana de Design de Milão, em Abril, os finalistas terão acesso permanente aos mentores, enquanto desenvolvem os protótipos que serão exibidos no espaço Lexus do certame. Seleccionado por quatro conceituados líderes de design mundial, o vencedor do Grande Prémio Lexus Design Award 2019 será anunciado no dia 8 de Abril.

Em meados deste mês serão anunciados pormenores adicionais sobre a presença da Lexus na Semana de Design de Milão 2019. Lançado em 2013 em cooperação com o designboom, o Lexus Design Award é uma competição internacional de design direccionada a criadores emergentes de todo o mundo, com o objectivo de encontrar ideias para construir um futuro melhor.

Oferece aos seis finalistas a oportunidade única de trabalharem com um designer globalmente reconhecido como um mentor durante criação de protótipos dos seus projectos, e de os exibir num dos eventos mais importantes de design no mundo.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação