FIM MiniGP em Portugal: dos 10 aos 14 anos

Recentemente anunciado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e organizado pela Dorna Sports, uma nova plataforma com selo Road do MotoGP vai iniciar-se em 2021.

(auto.look2010@gmail.com)

Com o nome de FIM MiniGP World Series a competição destina-se a jovens pilotos com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos e todos irão competir em idênticas condições aos comandos das pequenas e competitivas Ohvale GP-0 160, todas elas equipadas com pneus Pirelli.

Localmente, as federações, nas quais se inclui a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), irão organizar no mínimo quatro eventos em kartódromo destinados aos seus pilotos, que deverão ser, pelo menos, 15, todos eles realizados desde Julho e com final antes de 17 de Outubro.

As motos têm um custo definido que será de 2.900 euros mais taxas e transporte, sendo que o motor terá um custo de 250 euros mais taxas e transporte. Também os pneus terão custos fixos, sendo que um conjunto terá um custo de 140 euros e, de forma independente, os pneus custarão 66 euros para roda dianteira e 74 euros para a traseira, valores aos quais acrescem as taxas legais em vigor, à semelhança dos motores.

O vencedor de cada campeonato independente irá participar na Final Mundial, que se realizará na semana que antecede a realização da derradeira prova do mundial MotoGP, sendo que o vencedor dessa final, de acordo com a sua idade, localização e nacionalidade, será depois enquadrado num dos programas Road to MotoGP para dar continuidade à sua carreira.

Os melhores de cada um dos campeonatos poderão, dependendo da idade, entrar nas provas de selecção das quatro Talent Cup da actualidade, nomeadamente Asia, British, Northern e European Talent Cup.

A Federação de Motociclismo de Portugal irá também organizar a competição a nível interno, procurando novos talentos para o motociclismo luso, sendo uma das fortes apostas em 2021 este novo formato lançado pelas duas entidades maiores da velocidade mundial.

Todas as informações podem ser recolhidas na Federação de Motociclismo de Portugal que em breve irá anunciar datas para este primeiro ano de MiniGP Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *