Filipe Albuquerque aplaudido de pé no Parlamento

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira um voto de congratulação pelas vitórias do piloto português Filipe Albuquerque, campeão do mundo de resistência LMP2 e da Europa Le Mans Series, destacando a sua “rapidez, consistência e versatilidade”.

(auto.look2010@gmail.com)

Voto de Congratulação apresentado pela Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto pela consagração de Filipe Albuquerque como Campeão europeu e do Mundo de Resistência em LMP2

Filipe Albuquerque esteve hoje à tarde no Parlamento e viu aprovada a iniciativa, por unanimidade, em sessão plenária e apresentada pela comissão parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto. Na Assembleia da República, o piloto de Coimbra teve honras de palavras elogiosas e foi apontado que «a já longa carreira iniciou-se há 28 anos, no karting, com apenas 7 anos» e relatado o seu percurso profissional até às recentes vitórias.

«No dia 31 de Janeiro de 2021, Filipe Albuquerque levou mais alto, uma vez mais, o nome e a bandeira de Portugal ao vencer as 24 Horas de Daytona, a primeira prova do Campeonato norte-americano de Resistência (IMSA), uma das mais emblemáticas dos EUA, cuja primeira edição teve lugar em 1962, na estreia pela equipa Wayne Taylor Racing», destaca o projecto.

Esta vitória, continua o texto, «vem reforçar os bons resultados recentemente alcançados» e reiterar a «excelente qualidade enquanto piloto profissional» de Filipe Albuquerque, «qualidade essa amplamente reconhecida, nacional e internacionalmente, facto que conduziu a que, em 4 de Fevereiro de 2021, tivesse sido meritoriamente agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito».

«Ao longo da sua carreira, o piloto de Coimbra revelou-se um verdadeiro embaixador de Portugal, com uma sucessão de vitórias nas mais diversas modalidades tornando-se um dos desportistas mais admirados e respeitados do automobilismo mundial pela sua rapidez, consistência e versatilidade», destaca a iniciativa.

O parlamento congratulou assim o experiente piloto de Coimbra Filipe Albuquerque pela «dimensão maior do seu feito que muito orgulha Portugal, assim como com os resultados desportivos, que constituem motivo de orgulho para todos os portugueses», elevam o nome do país, «e certamente inspiram a ambição internacional dos nossos cidadãos em todos os quadrantes profissionais e, em particular, no desporto», conclui o texto.

Filipe Albuquerque esteve presente na sessão plenária, a assistir nas galerias, e após a aprovação do projecto foi aplaudido por todos os deputados presentes. No dia 4 de Fevereiro, Filipe Albuquerque, campeão do mundo de resistência LMP2 e da Europa Le Mans Series, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito e recebido no Palácio de Belém pelo Presidente da República.

O piloto de Coimbra, já vencedor das 24 horas de Le Mans, foi recebido por Marcelo Rebelo de Sousa quatro dias depois de ter somado o seu segundo triunfo nas 24 horas de Daytona, nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *