AUTOLOOKNotícias Várias

Figueira da Foz foi a capital dos motociclistas

A cidade da Figueira da Foz recebeu as celebrações do 27.º Dia Nacional do Motociclista, com milhares de motociclistas provenientes dos mais variados locais de norte a sul do país a associarem-se a este dia tão especial.

redacao@autolook.pt

Foram muitos milhares os motociclistas que não faltaram à chamada para, pela primeira vez na Figueira da Foz, marcarem presença nas comemorações do Dia Nacional do Motociclista. Tratou-se da 27.ª edição deste evento com um significado muito especial que a Federação de Motociclismo de Portugal organiza desde 1997, com exceção apenas de dois anos durante a pandemia.

A iniciativa ficou marcada, mais uma vez, pelas fortes emoções ao longo das cerimónias, que convidaram os presentes a celebrar a vida, a amizade, a confraternização e a recordar os amigos que já não se encontram entre nós.

Na cerimónia, presidida pelo bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, coadjuvado pelos padres Carlos Melo e Orlando Martins, foi evocada a memória dos motociclistas falecidos, em que os motores das centenas de motos ligados não deixaram ninguém indiferente, assim como o momento da bênção dos capacetes, dos veículos de duas rodas e dos respetivos motociclistas.

Na cidade da Figueira da Foz não faltou a atuação do Carrossel Moto da GNR, a estreia da nova geração deste fantástico grupo que a todos entusiasmou com as suas acrobacias em duas rodas, bem como a habitual presença da Charanga a Cavalo da GNR.

A ação inédita na Praia da Claridade, promovida pela Federação de Motociclismo de Portugal, liderada pelo figueirense Manuel Marinheiro, ficou ainda marcada pela procissão religiosa que teve início na rotunda Nelson Mandela e culminou no Parque da Avenida de Espanha, com o Parque das Gaivotas a servir de pano de fundo para as inúmeras atividades previstas e que não deixou ninguém indiferente.

O cortejo proporcionou momentos de elevado significado, sobretudo pelo fulgor do andor de São Rafael, padroeiro dos Motociclistas, e pelas largas dezenas de estandartes dos vários moto-clubes que se fizeram representar na Figueira da Foz.

Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que se fez acompanhar de Anabela Tabaçó e Manuel Domingues, respetivamente vice-presidente e vereador do Pelouro do Desporto da autarquia, revelou enorme alegria por receber na “sua” cidade milhares de motociclistas.

Depois de ter dado as boas-vindas aos motociclistas, o autarca da Praia da Claridade regozijou-se da iniciativa e, dirigindo-se aos motociclistas, destacou a disponibilidade do município «de voltar a recebê-los, porque, da minha parte e de todos nós, podem voltar à Figueira da Foz todos os anos».

Praticamente no baixar do pano do 27.ª edição do Dia Nacional do Motociclista, em que pela cidade da Figueira da Foz deambularam mais de 20 mil motos, Manuel Marinheiro, um figueirense de gema mas que, a partir de Lisboa, desempenhou de excelência o papel de presidente da estrutura federativa, saiu da sua terra natal feliz por mais uma ação de enorme primazia.

Arcanjo São Rafael, protetor dos viajantes, em 2003 foi designado pelo então Papa João Paulo II, para ser o Padroeiro dos Motociclistas (motards) do mundo inteiro. No último fim de semana, o andor que se vê na imagem, fez parte da festa religiosa dos motards que se reuniram na Figueira da Foz, cidade que recebeu várias dezenas de milhares de apaixonados das duas rodas de todo o país.

A 28.ª edição do Dia Nacional do Motociclista já tem data marcada e terá lugar em outra cidade com o Atlântico a servir de pano de fundo: em Espinho, a 12 de abril de 2026. Até para o ano!

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *