Fiat Concept Centoventi vence “Red Dot Award 2019”

O revolucionário Fiat Concept Centoventi – a visão Fiat da mobilidade eléctrica “democrática” do futuro – venceu o Red Dot Award 2019, um dos mais prestigiantes prémios de design industrial, na categoria “Design Concept”.

(auto.look2010@gmail.com)

A cerimónia de apresentação do “Red Dot Award 2019” realizou-se na Marina Bay, em Singapura. O Concept Centoventi recebeu um prémio na categoria Design Concept, uma das três do concurso “Red Dot Design Award”. Este ambicionado galardão foi atribuído por um júri internacional de 21 profissionais e académicos de topo da área do Design.

 

«Estou extremamente orgulhoso por ter conquistado o “Red Dot Award”. De facto, este prestigiante prémio reflecte a excepcional inovação e a relevância do Fiat Concept Centoventi, com implicações que vão muito além do mundo automóvel, além de ser mais um presente a marcar o 120.º aniversário da marca Fia», revelou Olivier François, presidente da Fiat.

Para Olivier François, «o Fiat Concept Centoventi expressa a visão Fiat da mobilidade eléctrica “democrática”, que não se limita ao contexto urbano e que personifica a crença da Fiat de que “menos é mais”». «De facto, o Fiat Concept Centoventi transforma “Menos” em “Mais”: menos volumoso, menos caro e menos sobrecarregado, mas também mais personalizável e mais amigo do ambiente; numa palavra, mais Fiat».

Com uma atitude “pouco convencional”, o Fiat Concept Centoventi aborda o tópico da mobilidade eléctrica com um modelo de negócio inovador: o Fiat Concept Centoventi é básico, mas completamente personalizável, em qualquer altura e em todos os pormenores.

Os acessórios intercambiáveis do interior podem ser instalados em modalidade “plug and Play” – desde o painel de instrumentos até aos compartimentos de arrumação, desde os bancos até aos sistemas de retenção de cadeiras de crianças – pelo próprio cliente.

O exterior é adaptável, os pára-choques podem ser personalizados e estão disponíveis diversos tipos de tejadilhos; a viatura pode, assim, ser “vestida” de diversas maneiras, de modo a reflectir a mudança das estações ou a adaptar-se à personalidade dos clientes.

Além disso, a gama do Fiat Concept Centoventi também é modular. Graças à inovadora arquitectura da bateria, a autonomia pode variar entre 100 e 500 km, para ir ao encontro de necessidades específicas. Isto torna o Fiat Concept Centoventi perfeito para passar de uma utilização urbana para um fim-de-semana na praia ou no campo.

O “Red Dot Design Award” foi fundado em 1955, sendo actualmente um dos principais prémios de design industrial a nível mundial. Estruturado em três grandes categorias (Product Design, Communication Design e Concept Design), o “Red Dot Design Award” dirige-se a empresas que dão especial importância ao design.

Os membros do júri internacional, que incluem designers independentes, académicos e jornalistas, avaliam os projectos com base em critérios que incluem inovação, qualidade formal, funcionalidade e sustentabilidade. Este ano foram registadas mais de 5.500 candidaturas de 55 países.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação