FÓRMULA 1

FIA aprovou o GP de Madrid de Fórmula 1

O GP madrileno, desenhado num circuito citadino, substitui o GP da Emilia Romagnia, em Imola, mas está ainda sujeito à homologação do traçado. No Mundial de Todo-o-Terreno, que começa novamente com o Rali Dakar, de 3 a 17 de janeiro, foi também aprovado o BP Ultimate, de 17 a 22 de março, entre Portugal e Espanha.

redacao@autolook.pt

O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA), reunido em Macau, aprovou a entrada do Grande Prémio de Madrid no calendário de Fórmula 1 de 2026 e a continuidade de Portugal no Mundial de todo-o-terreno. O GP madrileno, desenhado num circuito citadino, substitui o GP da Emilia Romagnia, em Imola, mas está ainda sujeito à homologação do traçado.

Outra novidade prende-se com a acomodação de provas de acordo com critérios geográficos. O GP do Canadá foi antecipado para o final de maio, enquanto o GP do Mónaco avançou no calendário, para junho, de forma a integrar uma série de provas em solo europeu.

O campeonato arranca em 8 de março de 2026, na Austrália, e termina em 6 de dezembro, em Abu Dhabi, mantendo-se as 24 provas previstas, tal como este ano. Os Estados Unidos, com três provas agendadas (Miami, Austin e Las Vegas) são o país mais representado no calendário, seguido da Espanha, com duas (Barcelona e Madrid).

O Conselho Mundial da FIA aprovou ainda a utilização de combustíveis 100 por cento renováveis na Fórmula 1 a partir de 2026, ano de introdução de novos regulamentos técnicos e novas equipas.

Nesta reunião da FIA foi também aprovado o calendário do Mundial de Todo-o-Terreno, que começa novamente com o Rali Dakar, de 3 a 17 de janeiro, seguindo-se o BP Ultimate, de 17 a 22 de março, entre Portugal e Espanha.

De 24 a 29 de maio, disputa-se o Desafio Ruta 40, na Argentina, o Rali de Marrocos de 28 de setembro a 3 de outubro e o Abu Dhabi Desert Challenge, de 22 a 27 de novembro.

Ainda foi aprovado o calendário do Mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos onde milita o português António Félix da Costa (Porsche). O campeonato arranca em 6 de dezembro de 2025 em São Paulo, no Brasil, e terá 18 corridas, mais duas do que este ano.

Encerra a 16 de agosto, em Londres (Reino Unido), depois de passar por México (10 de janeiro), Estados Unidos (31 de janeiro), Arábia Saudita (13 e 14 de fevereiro), Espanha (21 de março), Alemanha (2 e 3 de maio), Mónaco (16 e 17 de maio), China (4 e 5 de julho), Japão (25 e 26 de julho) e Reino Unido (15 e 16 de agosto). Falta ainda conhecer o local da prova de 30 de maio e da de 20 de junho.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *