Ferrari e Mercedes empatadas no GP China

Se há 15 dias, no Bahrain, a Ferrari dominou as duas primeiras sessões de treinos livres, desta feita em Shanghai, acabou por ser a Mercedes a ficar com o melhor tempo do dia, depois da Ferrari se ter imposto na primeira.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Na primeira sessão, assistiu-se a uma domínio do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), o único a chegar ao segundo “33”, mas na segunda foi o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) a colocar-se no topo da tabela de tempos, com 0,027” de vantagem sobre o alemão.

Mas as duas equipas que têm dominado a temporada, a exemplo do que sucedeu nos últimos anos, têm razões para estar preocupadas com o que resta do fim-de-semana.

Na Ferrari reside no carro do monegasco Charles Leclerc, que passou a parte final da segunda sessão parado na “box”, com a equipa a procurar encontrar solução para o problema de aquecimento do motor, enquanto a Mercedes utilizou uma asa dianteira considerada, para já, irregular pelos Comissários Técnicos, sendo certo que o resto dia será passado em intensas discussões quanto à validade da proposta da marca da estrela.

Se se confirmar que a asa usada é irregular, amanhã, na qualificação, e domingo, na corrida, a Mercedes terá de voltar a usar a asa anterior e restará saber em que medida é que isso penalizará os seus pilotos, em particular nas longas rectas do traçado chinês.

Indiferente aos problemas que podem vir a afectar os seus adversários, o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) colocou-se no terceiro lugar, à frente do inglês Lewis Hamilton, e fechou o lote de pilotos que conseguiu rodar no segundo “33”.

O alemão Nico Hulkenberg (Renault) e o espanhol Carlos Sainz (McLAren/Renault) colocaram-se nos lugares seguintes, à frente de Charles Leclerc, que só melhorou 0,009” de uma sessão para a outra por ter estado parado na fase final.

O inglês Lando Norris (McLaren/Renault), o australiano Daniel Ricciardo (Renault) e o francês Pierre Gasly (Red Bull/Honda) fecharam o lote dos 10 mais rápidos, onde estão os carros de cinco equipas – Mercedes, Ferrari, Red Bull, McLaren e Renault – o que pode ser uma indicação daquilo que poderá suceder amanhã na Q3.

De assinalar que a maior parte dos pilotos utiliza capacetes com decorações exclusivas por esta ser a 1000.ª prova do Campeonato do Mundo de Pilotos, com por exemplo o australiano Daniel Ricciardo a usar um capacete igual ao utilizado pelo seu compatriota Jack Brabham, campeão do mundo em 1959, 1960 e 1966.

TEMPOS DOS TREINOS

PILOTOCARROMOTOR1.º TREINO2.º TREINO
     
Valtteri BottasMercedes W10Mercedes1’34,653″1’33,330″
Sebastian VettelFerrari SF90Ferrari1’33,911″1’33,357″
Max VerstappenRed Bull RB15Honda1’34,334″1’33,551″
Lewis HamiltonMercedes W10Mercedes1’34,118″1’34,037″
Nico HulkenbergRenault RS19Renault1’35,5911’34,096″
Carlos SainzMcLaren MCL34Renault1’35,756″1’34,131″
Charles LeclercFerrari SF90Ferrari1’34,167″1’34,158″
Lando NorrisMcLaren MCL34Renault1’35,631″1’34,296″
Daniel RicciardoRenault RS19Renault1’35,239″1’34,336″
Pierre GaslyRed Bull RB15Honda1’35,428″1’34,455″
Kimi RaikkonenAlfa Romeo C38Ferrari1’35,729″1’34,551″
Alexander AlbonToro Rosso STR14Honda1’35,695″1’34,634″
Danill KvyatToro Rosso STR14Honda1’35,447″1’34,694″
Lance StrollRacing Point RP19Mercedes1’35,466″1’34,779″
Sergio PerezRacing Point RP19Mercedes1’35,820″1’34,784″
Kevin MagnussenHaas VF-19Ferrari1’35,517″1’34,788″
Romain GrosjeanHaas VF-19Ferrari1’35,507″1’35,704″
Antonio GiovinazziAlfa Romeo C38Ferrarisem tempo1’35,914″
Roberto KubicaWilliams FW 42Mercedes1’36,847″1’36,121″
George RussellWilliams FW 42Mercedes1’37,619″1’36,229″

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação