Ferrari e Mercedes empatadas no GP China
Se há 15 dias, no Bahrain, a Ferrari dominou as duas primeiras sessões de treinos livres, desta feita em Shanghai, acabou por ser a Mercedes a ficar com o melhor tempo do dia, depois da Ferrari se ter imposto na primeira.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Na primeira sessão, assistiu-se a uma domínio do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), o único a chegar ao segundo “33”, mas na segunda foi o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) a colocar-se no topo da tabela de tempos, com 0,027” de vantagem sobre o alemão.
Mas as duas equipas que têm dominado a temporada, a exemplo do que sucedeu nos últimos anos, têm razões para estar preocupadas com o que resta do fim-de-semana.
Na Ferrari reside no carro do monegasco Charles Leclerc, que passou a parte final da segunda sessão parado na “box”, com a equipa a procurar encontrar solução para o problema de aquecimento do motor, enquanto a Mercedes utilizou uma asa dianteira considerada, para já, irregular pelos Comissários Técnicos, sendo certo que o resto dia será passado em intensas discussões quanto à validade da proposta da marca da estrela.
Se se confirmar que a asa usada é irregular, amanhã, na qualificação, e domingo, na corrida, a Mercedes terá de voltar a usar a asa anterior e restará saber em que medida é que isso penalizará os seus pilotos, em particular nas longas rectas do traçado chinês.
Indiferente aos problemas que podem vir a afectar os seus adversários, o holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) colocou-se no terceiro lugar, à frente do inglês Lewis Hamilton, e fechou o lote de pilotos que conseguiu rodar no segundo “33”.
O alemão Nico Hulkenberg (Renault) e o espanhol Carlos Sainz (McLAren/Renault) colocaram-se nos lugares seguintes, à frente de Charles Leclerc, que só melhorou 0,009” de uma sessão para a outra por ter estado parado na fase final.
O inglês Lando Norris (McLaren/Renault), o australiano Daniel Ricciardo (Renault) e o francês Pierre Gasly (Red Bull/Honda) fecharam o lote dos 10 mais rápidos, onde estão os carros de cinco equipas – Mercedes, Ferrari, Red Bull, McLaren e Renault – o que pode ser uma indicação daquilo que poderá suceder amanhã na Q3.
De assinalar que a maior parte dos pilotos utiliza capacetes com decorações exclusivas por esta ser a 1000.ª prova do Campeonato do Mundo de Pilotos, com por exemplo o australiano Daniel Ricciardo a usar um capacete igual ao utilizado pelo seu compatriota Jack Brabham, campeão do mundo em 1959, 1960 e 1966.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CARRO | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Valtteri Bottas | Mercedes W10 | Mercedes | 1’34,653″ | 1’33,330″ |
Sebastian Vettel | Ferrari SF90 | Ferrari | 1’33,911″ | 1’33,357″ |
Max Verstappen | Red Bull RB15 | Honda | 1’34,334″ | 1’33,551″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W10 | Mercedes | 1’34,118″ | 1’34,037″ |
Nico Hulkenberg | Renault RS19 | Renault | 1’35,591 | 1’34,096″ |
Carlos Sainz | McLaren MCL34 | Renault | 1’35,756″ | 1’34,131″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF90 | Ferrari | 1’34,167″ | 1’34,158″ |
Lando Norris | McLaren MCL34 | Renault | 1’35,631″ | 1’34,296″ |
Daniel Ricciardo | Renault RS19 | Renault | 1’35,239″ | 1’34,336″ |
Pierre Gasly | Red Bull RB15 | Honda | 1’35,428″ | 1’34,455″ |
Kimi Raikkonen | Alfa Romeo C38 | Ferrari | 1’35,729″ | 1’34,551″ |
Alexander Albon | Toro Rosso STR14 | Honda | 1’35,695″ | 1’34,634″ |
Danill Kvyat | Toro Rosso STR14 | Honda | 1’35,447″ | 1’34,694″ |
Lance Stroll | Racing Point RP19 | Mercedes | 1’35,466″ | 1’34,779″ |
Sergio Perez | Racing Point RP19 | Mercedes | 1’35,820″ | 1’34,784″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-19 | Ferrari | 1’35,517″ | 1’34,788″ |
Romain Grosjean | Haas VF-19 | Ferrari | 1’35,507″ | 1’35,704″ |
Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo C38 | Ferrari | sem tempo | 1’35,914″ |
Roberto Kubica | Williams FW 42 | Mercedes | 1’36,847″ | 1’36,121″ |
George Russell | Williams FW 42 | Mercedes | 1’37,619″ | 1’36,229″ |