Fernando Peres lidera o Rali de Mortágua

Prova do Clube Automóvel do Centro prossegue este sábado, com os pilotos a percorrerem mais três especiais de classificação, a percorrer por duas vezes: Mortágua, Laceiras e Aguieira, esta a apresentar “Mortágua Arena” com cerca de dois km de extensão.

(auto.look2010@gmail.com)

Quarenta e seis equipas, envolvidas nas mais diversas competições, algumas delas impedidas por força do regulamento de lutar pela vitória, participam no Rali de Mortágua, que arrancou com uma Super Especial de 2,2 km nas ruas da vila beirã. Aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo IX, Fernando Peres, navegado por José Pedro Silva, venceu a super-especial de Mortágua referente ao Campeonato de Ralis Promo, e está na frente do Rali de Mortágua, com o tempo de 1m46,5s, menos 0,1 segundos que Adruzilo Lopes e Paulo Leones, em viatura idêntica.

Fernando Teotónio e Luís Morgadinho, também em Mitsubishi Lancer Evo IX, cotaram-se os terceiros mais rápidos a 1,9 segundos do líder, enquanto Gonçalo Henriques e António Santos, em Peugeot 208 VTI, terminaram em quarto, a 4,8 segundos de Fernando Peres, mas primeiros nas Duas Rodas Motrizes.

Isaac Portela, que faz equipa com Duarte Miguel Susano, encerrou o “top five” ao volante de um Citroën C2 R2 – segundo das Duas Rodas Motrizes –, a 5 segundos do topo da classificação geral.

Diferenças mínimas entre os mais rápidos numa classificativa com apenas 2,20 km e que deixa tudo em aberto para este sábado, com os pilotos a disputarem o rali nos exigentes troços de terra de Mortágua, Laceiras e Aguieira, a desenvolver por duas vezes, sendo a última no formato de “Power Stage”.

No que diz respeito à Peugeot Rally Cup Ibérica, Ricardo Sousa e Luís Marques, em (Peugeot 208 Rally4) que tinham sido os mais rápidos no Qualifying, não terminaram a super-especial traídos pela mecânica, situação idêntica com os espanhóis Santiago Garcia e Nestor Casal.

Indiferente a este desfecho estava José Loureiro e Valter Cardoso que “deram” 2,1 segundos a Ernesto Cunha e Rui Raimundo, com Diego Baragaña e Andrés Blanco Montes em terceiros, a 2,6 segundos.

Entre os cinco Clássicos, Pedro Leone e bruno Miguel Ramos, em Ford Escort RS Cosworth, impôs-se no primeiro confronto, terminando os 2,20 km da super-especial com o tempo de 1m49,8s. Luís Mota e Alexandre Ramos, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo VI, cotou-se o segundo mais rápido, a 1,7 segundos, de diferença. Na terceira posição terminou a dupla José Merceano e Francisco Pereira, em Mitsubishi Lancer Evo IV, a 2 segundos.

Sem surpresa, pelas viaturas que tripulavam, foram aqueles que estão inscritos na Prova “Extra” a fazerem os três melhores tempos da noite, com Miguel Correia e Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a terminar com o tempo de 1m39,4s; relegando para a segunda posição Diogo Salvi e Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5), por 0,4 segundos. Os norte-americanos Sean Johnston e Alexander Kihurani (Citroën C3 Rally2) foram os terceiros, a 0,5 segundos do topo da classificação.

O Rali de Mortágua prossegue este sábado, com os pilotos a percorrerem mais seis especiais de classificação, com dupla passagem por Mortágua (9h38 e 13h53), Laceiras (10h21 e 14h36) e Aguieira (11h09 e 15h24), com a chegada do primeiro piloto ao pódio às 16h44, nas imediações da Câmara Municipal de Mortágua.

Classificação de todas as provas após a super-especial – 1.º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), 1’39,4”; 2.º Diogo Salvi/Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5), 1’39,8”, 3.º Sean Johnston/Alexander Kihurani (Citroen C3 Rally2), 1’39,9”; 4.º Fernando Peres/José Pedro Silva (Mitsubishi Lancer IX), 1’46,5”; 5.º Adruzilo Lopes/Paulo Leones (Mitsubishi Lancer IX), 1’46,6”; 6.º José Loureiro/Valter Cardoso (Peugeot 208 Rally4), 1’47,0”; 7.º Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (Mitusbishi Lancer IX), 1’48,4”; 8.º Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 R2), 1’49,0”; 9.º Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4), 1’49,1”; 10.º Diego Ruiloba/Andrés Blanco (Peugeot 208 Rally4), 1’49,6”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.