Félix da Costa segundo na corrida e campeonato

Aos comandos de um BMW, piloto de Cascais sobe ao pódio na corrida do México de Fórmula E, numa prova que ficou marcada pelo incidente que envolveu o brasileiro Nélson Piquet Jr. e o francês Jean-Eric Vergne nas voltas iniciais.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Um acidente, logo na quinta volta, quando o brasileiro Nelson Piquet (Jaguar) passou por cima do francês Jean-Eric Vergne (DS), marcou a corrida mexicana de Fórmula E, a quarta de temporada, ganha pelo brasileiro Lucas Di Grassi (Audi), o quarto vencedor da temporada, noutras tantas corridas.

A prova começou com o alemão Pascal Wehrlein (Mahindra), que largou da “pole”, a assumir o comando e a ganhar terreno aos seus adversários, mas a perder todo o avanço conquistado, quando a corrida foi interrompida, em consequência do acidente entre Nelson Piquet e Jean-Eric Vergne.

Quando a corrida recomeçou, o alemão manteve o comando à frente do inglês Oliver Rowland (Nissan), Lucas Di Grassi, Sébastien Buemi (Nissan) e António Félix da Costa, com o brasileiro a ultrapassar o inglês e os cinco a manterem-se juntos até às derradeiras voltas, altura em que o facto de Pascal Wehrlein, Oliver Rowland e Sébastien Buemi terem ficado sem energia proporcionou uma reviravolta na classificação.

Lucas Di Grassia acabou por garantir a vitória, à frente de António Félix da Costa e do argentino Eduardo Mortara (Venturi), com o português a ascender ao segundo lugar do campeonato, a sete pontos do francês Jèromê Ambrosino (Mahindra), que terminou em quarto, e com um ponto de vantagem sobre o inglês Sam Bird (Audi), que chegou ao México no primeiro lugar do campeonato, mas que viu as esperanças de manter a posição, logo na qualificação, quando não completou uma volta, o que o fez partir da derradeira posição da grelha de partida.

Contudo, Sam Bird fez uma notável recuperação e terminou em nono e somou dois pontos que podem vir a ser importantes no final da temporada. No final, António Félix da Costa não escondia que «foi uma corrida de loucos e sabia que a gestão da energia na fase final da corrida ia ser determinante, como se viu, quando alguns ficaram sem energia. Fomos eficientes na gestão da energia e acabamos por ser premiados. Em termos de campeonato foi um resultado importante, mas temos de manter a competitividade, pois vai ser a regularidade a decidir o título».

A próxima prova terá lugar em Hong Kong, no dia 10 de Março.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA

POS. PILOTO CARRO TEMPO
1.º Lucas di Grassi Audi E-Tron FE 05 1.13’15,422″
2.º António Félix da Costa BMW IFE.18 a 0,436″
3.º Eduardo Mortara Venturi VE VFE05 a 0,745″
4.º Jerome D’Ambrosio Mahindra M5 Electro a 1,159″
5.º Andre Lotterer DS E-Tense FE 19 a 1,785″
6.º Pascal Wehrlein Mahindra M5 Electro a 5,210″
7.º Mitch Evans Jaguar I-Type 3 a 5,800″
8.º Felipe Massa Venturi VE VFE05 a 8,084″
9.º Sam Bird Audi E-Tron FE 05 a 8,356″
10.º Daniel Abt Audi E-Tron FE 05 a 8,438″
11.º Robin Frijins Audi E-Tron FE 05 a 9,044″
12.º Oliver Turvey NIO 004 a 11,252″
13.º Jean-Eric Vergne DS E-Tense FE 19 a 19,153″
14.º Alexander Sims BMW IFE.18 a 20,471″
15.º Tom Dillmann NIO 004 a 20,871″
16.º Gary Paffet Venturi VE VFE05 a 23,272″
17.º Jose Maria Lopez Penske EV-3 a 41,542″
18.º Stoffel Vandoorne Venturi VE VFE05 a 43,425″
19.º Felipe Nasr Penske EV-3 a 1’56,160″

CAMPEONATOS

PILOTOS

POS. PILOTO PONTOS
1.º Jerome D’Ambrosio 53
2.º António Félix da Costa 46
3.º Sam Bird 45
4.º Lucas di Grassi 34
5.º Pascal Wehrlein 30
6.º Andre Lotterer 29
7.º Jean-Eric Vergne 28
8.º Robin Frlins 28
9.º Mitch Evans 28
10.º Eduardo Mortara 27
11.º Daniel Abt 22
12.º Alexander Sims 18
13.º Sébastien Buemi 15
14.º Oliver Rowland 6
15.º Oliver Turvey 4
16.º Felipe Massa 4
17.º Jose Maria Lopez 2
18.º Nelson Piquet jr. 1

EQUIPAS

POS. EQUIPAS TOTAL
1.º Mahindra Racing 83
2.º Envision Virgin Racing 73
3.º BMW i Andretti Motorsport 64
4.º DS Techeetah 57
5.º Audi Sport Abt Schaeffler Formula E Team 56
6.º Venturi Formula E team 31
7.º Panasonic Jaguar Racing 29
8.º Nissan e. dams 21
9.º NIO Formula E Team 4
10.º Geox Dragon 2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *