Félix da Costa mais rápido mas… parte de 13.º

A chuva foi um “travão” na qualificação para o Roma E-Prix, em Fórmula E, com o alemão a sair da “pole position. O português da BMW arranca da 13.ª posição para a prova que começa às 15h00 de hoje, às 15h00, com transmissão na Eurosport 1.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Apesar de ter sido o mais rápido no primeiro grupo de pilotos que saiu para a pista na qualificação, António Félix da Costa (BMW) acabou por ser relegado para a 13.ª posição da grelha de partida, por as condições de aderência terem melhorado e quem fez a qualificação mais tarde beneficiou do facto.

O alemão Andre Lotterer (DS) tornou-se no sétimo piloto a garantir a “pole position” noutras tantas corridas e fê-lo de forma dramática.

Quando a discussão da “SuperPole” começou um parte do traçado desenhado nas ruas da Cidade Eterna estava molhado e os primeiros pilotos a entrar em acção foram penalizados por isso, porque a pista secou e as condições de aderência melhoraram.

O alemão, que foi o último a sair para a pista, pulverizou os tempos intermédios nos dois primeiros sectores, mas no terceiro, que apresentava o asfalto mais húmido, falhou a travagem para o gancho, perdeu tempo e todos se convenceram que o inglês Mitch Evans (Jaguar), que tinha estado imediatamente antes na pista, ia largar da primeira posição da grelha, o que provocou uma explosão de alegria na “box” da Jaguar.

Só que o alemão, beneficiando do tempo ganho e de encontrar o asfalto mais seco, voltou a ser rápido e “roubou” a “pole” ao piloto da Jaguar, cujos elementos não queriam acreditar no que acabava de suceder, e fez explodir a “box” da DS onde, depois da travagem falhada, todos se convenceram que a “pole” estava perdida.

A corrida tem início às 15h00 (Europsport 1) e António Félix da Costa terá de fazer uma corrida de recuperação para conservar o comando do campeonato, apesar dos seus mais directos competidores partirem de 14.º, (Sam Bird), 15.º (Lucas Di Grassi), 17.º (Jean Eric Vergne) e 20.º (Jérôme D’Ambrosio), por terem, tal como o português, integrado o primeiro grupo que entrou em acção.

GRELHA DE PARTIDA

Andre Lotterer 
DS 
1’32,123″ 
 Mitch Evans
 Jaguar
 1’32,483″
Jose Maria Lopez 
Penske 
1’32,906″ 
 Stoffel Vandoorne
 Venturi
 1’33,233″
Max Gunther 
Penske 
1’35,640 
 Sébastien Buemi
 Nissan
 1’36,331″
Edoardo Mortara 
Venturi 
1’30,397 
 Robin Frijns
 Audi
 1’30,492″
Alex Linn 
Jaguar 
1’30,500″ 
 Pascal Wehrlein
 Mahindra
 1’30,609″
Felipe Massa 
Venturi 
1’30,623 
 Oliver Rowland
 Nissan
 1’30,723″
António Félix da Costa 
BMW 
1’30,804 
 Sam Bird
 Audi
 1’30,880″
Lucas Di Grassi 
Audi 
1’30,977″ 
 Gary Paffett
 Venturi
 1’30,980″
Jean-Eric Vergne 
DS 
1’31,016″ 
 Daniel Abt
 Audi
 1’31,043″
Oliver Turvey 
Nio 
1’31,043″ 
 Jérôme D’Ambrosio
 Mahindra
 1’31,192″
Tom Dillmann 
Nio 
1’31,220″ 
 Alexander Sims
 BMW
 sem tempo

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