Félix da Costa é “o alvo a abater” na Fórmula E
Piloto de Cascais foi o campeão desta disciplina do desporto automóvel em 2020, pela DS Techeetah, mantendo as mesmas cores para a nova temporada. O piloto de Cascais começa defesa do título na Arábia Saudita, que este ano adquire o estatuto de Campeonato do Mundo.
(auto.look2010@gmail.com)
O português António Félix da Costa está consciente que é «o alvo a abater» na temporada do Mundial de Fórmula E, competição para carros eléctricos, cuja sétima época começa esta sexta-feira, na Arábia Saudita. O piloto de Cascais foi o campeão em 2020, pela DS Techeetah, mantendo as mesmas cores para a nova temporada, onde vai utilizar o “número 1” reservado aos campeões.
António Félix da Costa diz ambicionar «lutar por vitórias e por títulos», ainda para mais este ano, em que é o actual campeão: «Sei que sou o alvo a abater por todos os meus adversários, mas isso, na verdade, motiva-me ainda mais para entrar em pista na máxima força. Será um ano ultra competitivo, todas as equipas trabalharam muito e evoluíram muitos os carros, mas nós também o fizemos e queremos muito manter o nível de 2020», frisou.
Para António Félix da Costa, levar o “número 1” na frente do carro «é sempre especial» e, também, «uma grande responsabilidade». «Em termos de trabalho nada mudou, mantemos os níveis e foco no máximo, em Paris, na equipa, toda a gente trabalha com uma sede de vitória incrível e sei que tenho uma excelente equipa de engenheiros, mecânicos e “staff” por trás de mim. Pessoalmente, preparei-me da melhor forma possível neste confinamento. Tenho a sorte de já estar na minha casa nova, onde disponho de ginásio e isso ajuda muito. Procurei também manter-me feliz, saudável e bem mentalmente, aproveitando tempo em família, para poder agora ir à luta com a cabeça bem, saudável e limpa para me concentrar no meu trabalho em pista», referiu.
Para já, a equipa do piloto luso optou por não introduzir nenhuma das evoluções trabalhadas no defeso, mas isso não preocupa António Félix da Costa: «Só vamos estrear o carro novo na corrida de Roma. Testámos já muito com o carro novo, mas, por razões de garantia de fiabilidade, decidimos para manter o carro da época passada nesta primeira prova. As melhorias são essencialmente numa melhor eficiência na gestão da energia das baterias», explicou.
O piloto português vai, também, manter a aposta no Mundial de Resistência, campeonato em que foi vice-campeão mundial da classe LMP2, atrás de outro português, o conimbricense Filipe Albuquerque.
«Além da Fórmula E, que é o meu programa principal, vou também manter-me no Campeonato Mundial de Resistência, juntamente com os meus colegas de equipa de 2020, o Roberto Gonzalez e o Anthony Davidson. Fomos vice-campeões do mundo em 2020 e fomos segundos nas 24 horas de Le Mans, pelo que o objectivo este ano passa por lutar pelo título Mundial também. É mais um grande desafio, mas só tenho uma forma de estar nas corridas, com mentalidade vencedora», concluiu.
DEFESA DO TÍTULO NA ARÁBIA SAUDITA
O piloto português António Félix da Costa inicia a defesa do título de Fórmula E, competição para carros eléctricos, que este ano adquire o estatuto de Campeonato do Mundo, na Arábia Saudita, na sexta-feira e sábado. Na sétima temporada do campeonato, António Félix da Costa terá a concorrência de 23 outros pilotos de 12 equipas e dez construtores diferentes.
A jornada dupla disputada sexta-feira e sábado em Diriyah, na Arábia Saudita, será a primeira com corridas nocturnas na história da competição. O piloto português, que já ali ganhou em 2018, manteve-se na DS Techetaah, a equipa campeã há dois anos seguidos, fazendo dupla com o francês Jean-Eric Vergne, campeão no ano anterior.
Jake Dennis (BMW i Andretti Motorsport), Nick Cassidy (Envision Virgin Racing) e Norman Nato (ROKiT Venturi Racing) são os novatos de um campeonato que manteve a generalidade dos nomes do ano anterior, com poucas trocas de equipas.
E se a DS optou por adiar a introdução da nova unidade de potência para a segunda parte da temporada, tal como a Nissan e.dams e a Dragon/Penske, a Audi Sport ABT Schaeffler, a Envision Virgin Racing, a TAG Heuer Porsche, a Jaguar Racing, a BMW i Andretti Motorsport, a Mahindra Racing, a Mercedes-EQ e as privadas ROKiT Venturi Racing e a NIO 333 vão estrear já o novo material, num campeonato que ainda só conhece as primeiras oito corridas e que, pela primeira vez, irá visitar um circuito permanente (Valência).
Os constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19 deixam em aberto a impossibilidade de visitar alguns dos locais habituais do campeonato, como Londres ou a Cidade do México, existindo mesmo centros de vacinação em locais onde habitualmente seriam montados os circuitos.
A DS Techetaah, com António Félix da Costa e Vergne, parte como favorita, tendo a Nissan (onde milita o campeão de 2016 Sebastien Buemi) e a Mercedes (que vai na segunda época consecutiva, tendo mantido o vice-campeão, o belga Stoffel Vandoorne) como principais adversárias. Mas convém não esquecer que o piloto português foi o campeão com a margem mais dilatada na história da competição, com 71 pontos de vantagem para o segundo classificado.
OS NÚMEROS DA FÓRMULA E
Os seis anos de FE levaram à realização de 69 corridas que proporcionaram cinco campeões, sendo o francês Jean-Eric Vergne o único a conquistar dois títulos, tiveram em acção 69 pilotos, dos quais 17 venceram, 20 arrancaram da “pole position” e 25 fizeram as voltas mais rápidas, sendo estes os números das seis temporadas da disciplina.
CAMPEÕES
ANO | PILOTO | EQUIPA |
2014/2015 | Nelson Piquet jr. | Renault E-DAMS |
2015/2016 | Sébastien Bueni | Renault E-DAMS |
2016/2017 | Lucas Di Grassi | Renault E-DAMS |
2017/2018 | Jean-Eric Vergne | Audi Sport Abt Schaeffler |
2018/2019 | Jean-Eric Vergne | Techeetah Formule E Team |
2019/2020 | António Félix da Costa | DS Techeetah |
PARTICIPAÇÕES
69 – Daniel Abt, Jérôme D’Ambrosio, Sam Bird, Lucas Di Grassi
67 – Sébastien Buemi, Jean-Eric Vergne
65 – António Félix da Costa
59 – Oliver Turvey
51 – Nelson Piquet jr.
48 – Mitch Evans
45 – Nicolas Prost
44 – Nick Heidfeld
37 – Stéphane Sarrazin
36 – André Lotterer
33 – Edoardo Mortara, Jose Maria Lopez
28 – Loic Duval
26 – Alex Lynn
25 – Oliver Rowland
24 – Filipe Massa, Felix Rosenqvist, Alexander Sims, Stoffel Vandoorne
23 – Tom Dillmann, Maro Engel
21 – Max Guenther, Bruno Senna
17 – Pascal Werhlein
14 – Ma Qing Hua
13 – Neel Jani, Gary Paffett
12 – Adam Carrol, Simone De Silvestro, Salvador Duran
11 – Karun Chandhok, Nicky De Vries, Luca Filippe, Nico Muller, Jarno Trulli
9 – Jaime Alguersuari, James Calado
8 – Tom Blomqvist, Mike Conway
7 – René Rast
6 – Sergio Sette Câmara
5 – Charles Pic, Brendon Hartley, Viatantonio Liuzzi
4 – Michela Cerruti, Oriol Servia, Scott Speed
3 – Nathanael Berthon, Esteban Gutierrez, Felipe Nasr, Ho-Pin Tung, Jacques Villeneuve
2 – Matthew Brabham Alex Fontana, Antonio Garcia, Pierre Gasli, Kamui Koboyashi, Katherine Legge, Fabio Leimer, Franck Montagny, Sakom Yamamoto
1 – Marco Andretti, Takuma Sato, Justin Wilson
VITÓRIAS
13 – Sébastien Buemi
10 – Lucas Di Grassi
9 – Sam Bird, Jean-Eric Vergne
5 – António Félix da Costa
3 – Jérôme D’Ambrosio, Nicolas Prost, Felix Rosenqvist
2 – Daniel Abt, Mitch Evans, Robin Frijns, Max Gunther, Nelson Piquer, jr.
1 – Eduardo Mortara, Oliver Rowland, Alexander Sims, Stoffel Vandoorne
“POLE POSITION”
14 – Sébastien Buemi
12 – Jean-Eric Vergne
6 – Felix Rosenqvist
5 – Sam Bird
4 – António Félix da Costa
3 – Lucas Di Grassi, Nicolas Prost, Oliver Rowland, Alexander Sims
2 – Daniel Abt, Jérôme D’Ambrosio, Mitch Evans, André Lotterer, Stoffel Vandoorne
1 – Alex Lynn, Nelson Piquet jr., Stéphane Sarrazin, Jarno Trulli, Oliver Turvey, Pascal Werhlein
VOLTAS MAIS RÁPIDAS
8 – Daniel Abt
7 – Sébastien Buemi, Lucas Di Grassi
6 – Sam Bird
4 – Nelson Piquet jr., Jean-Eric Vergne
3 – António Félix da Costa, André Lotterer, Nicolas Prost, Felix Rosenqvist, Pascal Werhleim
2 – Jérôme D’Ambroso, Maro Engel, Mitch Evans, LoicDuval
1 – Jaime Alguesuari, Tom Dillmann, Nick Heidfled, Jose Maria Lopez, Nico Muller, Oliver Rowland, Takuma Sato, Bruno Senna, Alexander Sims, Stoffel Vandoorne
NÚMERO DE PONTOS ALCANÇADOS
PILOTOS
796 – Lucas Di Grassi
743 – Sébastien Buemi
663 – Jean-Eric Vergne
644 – Sam Bird
390 – Daniel Abt
366 – António Félix da Costa
304 – Nicolas Prost
295 – Jérôme D’Ambrosio
266 – Mitch Evans
237 – Nelson Piquet jr.
233 – Robin Frijns
223 – Felix Rosenqvist
221 – André Lotterer
214 – Nick Heidfeld
154 – Oliver Rowland
128 – Stéphane Sarrazin
122 – Loic Duval, Stoffel Vandoorne
120 – Edoardo Mortara
106 – Alexander Sims
94 – Oliver Turvey
92 – Bruno Senna
89 – Max Guenther
82 – José Maria Lopez
72 – Pascal Werhlein
60 – Nick De Vries
47 – Maro Engel
46 – Alex Lynn
39 – Felipe Massa
30 – Jaime Alguersuari
29 – René Rast
24 – Tom Dillmann
18 – Karum Chandhok, Pierre Gasly, Frank Montagny, Scott Speed
16 – Charles Pic, Oriol Servia
15 – Jarno Trulli
13 – Salvador Duran
10 – James Calado
9 – Gary Paffett
8 – Neel Jani
7 – Mike Conway
5 – Adam Carrol, Esteban Gutierrez
4 – Nathanael Berthon, Tom Blomqvist, Simone De Silvestro
2 – Bredon Hartley, Takuma Sato, Vitantonio Liuzzi
1 – Luca Filippi, Justin Wilson
EQUIPAS
936 – ABT Schaeffler Audi Sport
671 – Renault E-Dams
641 – Mahindra Racing Formula E Team
640 – DS Techeetah Formula E Team
494 – DS Virgin Racing Formula E Team
367 – Nissan E-Dams
355 – Dragon Racing Formula E Team
343 – Panasonic Jaguar Racing
320 – Venturi Formula E Team
312 – Envision Virgin Racing
274 – BMW i Andretti Motorsport
244 – DS Techeetah
232 – Team E-Dams Renault
165 – Audi Sport ABT Formula E Team
152 – China Racing Formula E Team
147 – Mercedes-Benz WQ Formula E Team
133 – Virgin Racing Formula E Team
119 – Andretti Autosport Fornula E Team
114 – Audi Sport ABT Schaeffler
83 – Andretti Formula E Team
79 – TAG Heuer Porsche Formula E Team
78 – Nestev TCR Formula E Team
66 – Amlin Aguri
54 – NIO Formula E Team
48 – Mahindra Racing
44 – HWA Racelab, Rokit Venturi Racing
33 – Faraday Futire Dragon Racing
32 – Team Aguri
25 – Geox Dragon
24 – MS&LAD Andretti Formula E
17 – Trulli Formula E Team
NÚMERO DE VEZES QUE CADA CIDADE FOI VISITADA
12 – Berlim
6 – New York
5 – Mexico City
4 – Hong Kong, Londres, Marrakech, Paris
3 – Bueno Aires, Diriyah, Monte Carlo, Punta del Este, Santiago
2 – Beijing, Long Beach, Montreal, Putrajaya, Roma
1 – Bern, Miami, Moscovo, Sanya, Zurique
NÚMERO DE VEZES QUE CADA PAÍS INTEGROU O CALENDÁRIO
12 – Alemanha
9 – Estados Unidos
7 – China
5 – México
4 – França, Inglaterra, Marrocos
3 – Arábia Saudita, Argentina, Chile, Mónaco, Uruguai
2 – Canadá, Itália, Malásia, Suiça
1 – Rússia
PARTICIPANTES
N.º | EQUIPA | PILOTO | CARRO |
11 | Audi Sport Abt Schaeffler | Lucas Di Grassi | Audi |
33 | Audi Sport Abt Schaeffler | Réne Rast | Audi |
27 | BMW i Andretti Motorsport | Jake Denis | BMW |
28 | BMW i Andretti Motorsport | Max Gunther | BMW |
6 | Dragin/Penske Autosport | Nico Mueller | Geox |
7 | Dragin/Penske Autosport | Sérgio Sette Câmara | Geox |
13 | DS Techeetah | António Félix da Costa | DS |
25 | DS Techeetah | Jean-Eric Vergne | DS |
4 | Envision Virgin Racing | Robin Frijns | Envision |
37 | Envision Virgin Racing | Nick Cassudy | Envision |
10 | Jaguar Racing | Sam Bird | Jaguar |
20 | Jaguar Racing | Mitch Evans | Jaguar |
29 | Mahindra Racing | Alexander Sims | Mahindra |
94 | Mahindra Racing | Alex Lynn | Mahindra |
5 | Mercedes-Benz EQ | Stoffel Vandoorne | Mercedes |
17 | Mercedes-Benz EQ | Nyck de Vries | Mercedes |
8 | NIO 333 Formula E Team | Oliver Turvey | NIO |
88 | NIO 333 Formula E Team | Tom Blomqvist | NIO |
22 | Nissan e-Dams | Oliver Rowland | Nissan |
232 | Nissan e-Dams | Sébastien Buemi | Nissan |
48 | Rokit Venturi Racing | Edoardo Mortara | Venturi |
71 | Rokit Venturi Racing | Norman Nato | Venturi |
36 | TAG Heuer Porsche Formula E | André Lotterer | Porsche |
99 | TAG Heuer Porsche Formula E | Pascal Wehrlein | Porsche |
CALENDÁRIO
Este é o calendário definido, faltando conhecer as corridas que se seguem, tudo apontando para que o mesmo aconteça em Abril.
DATA | PAÍS | CIDADE |
26 de Fevereiro | Arábia Saudita | Diriyah |
27 de Fevereiro | Arábia Saudita | Diriyah |
10 de Abril | Itália | Roma |
24 de Abril | Espanha | Valência |
8 de Maio | Mónaco | Monte Carlo |
22 de Maio | Marrocos | Marrakesh |
5 de Junho | Chile | Santiago |
6 de Junho | Chile | Santiago |