Faltam 100 dias para o Rali dos Sertões 2022

30 anos do Sertões. 200 anos da Independência. 4.811 km contra o relógio. O maior rali do mundo. 15 dias. oito estados. 14 cidades. Um Sertões de números grandiosos para celebrar uma prova histórica. Contagem decrescente para uma edição épica.

(auto.look2010@gmail.com)

Contagem decrescente e em mofo acelerado para o maior rali do mundo em 2022. São exatamente 100 dias (26 de Agosto) para que motos, carros, UTVs e quads iniciem, em Foz do Iguaçu (PR), uma edição especial do Sertões, marcada por outro número cheio, já que são celebrados os 30 anos da prova.

Ao longo de duas semanas – de 26 de Agosto a 10 de Setembro –, os participantes vão enfrentar o maior desafio da história da prova que os levará a Salinópolis (PA), atravessando cidades e regiões marcantes ao longo de todo de vários dias.

E já que é destacado números especiais, o Rali dos Sertões, versão 2022, também homenageia o bicentenário da Independência, com um roteiro que liga os extremos do país e atravessa as cinco regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).

Serão 7.216 quilómetros a percorrer, 4.811 dos quais desenvolvidos por especiais cronometradas (70% da prova) que já é maior do que a distância em linha reta do Oiapoque ao Chuí. Oito serão nos estados atravessados de Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará.

Os 30 anos do Rali dos Sertões serão ainda marcados pela etapa cronometrada mais longa em três décadas: são 601 quilómetros entre Barra do Garças e São Félix do Araguaia, ambos no MT. Pela primeira vez haverá duas provas paralelas que também consagram os campeões.

O percurso de Foz a Palmas (TO) formará o Sertões Sul. Da capital tocantinense a Salinópolis será a vez do Sertões Norte. Uma alternativa para quem, pelos mais variados motivos, não puder fazer o rali completo.

Agora é hora de esperar o momento em que o primeiro sinal verde surja no Rali dos Sertões. A partir daí, novos números e façanhas serão escritos na galeria da principal prova off road das Américas.

 

ALGUNS NÚMEROS DO SERTÕES DESDE A SUA CRIAÇÃO

1993 – Primeira edição do rali

1995 – Estreia dos carros

1998 – Estreia dos camiões

2001 – Estreia dos quads

2012 – Estreia dos UTVs

130 mil km – Total percorrido em 29 edições (equivalente a 3 voltas na Terra)

58 mil km de especiais (especiais contra o cronómetro)

18 + DF – Total de Estados atravessados (o Brasil conta com 26 estados + DF)

117 – Cidades já receberam o Sertões

2.374 – Número de participantes que passaram nos Sertões nos 29 anos

27 – Países representados com participantes dos cinco continentes (América, Europa, Ásia, África e Oceania)

10 – Campeões estrangeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.