Europeu de Enduro em Santiago do Cacém
Aproximam-se três grandes dias de Enduro, com a abertura do Campeonato da Europa da modalidade em Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, ronda também pontuável para o Campeonato Nacional de Enduro CFL. Começa esta sexta-feira e termina no domingo.
carlos.sousa@autolook.pt
Organizado pela Associação MotorSport Vila Nova de Santo André, o “Enduro Terra Única – Santiago do Cacém” começa a mexer já esta sexta-feira, dia 28 de março, com um Super Test a partir das 19h00 a marcar o arranque daquela que será prova de abertura do Campeonato da Europa de Enduro.
A ronda europeia, que integra também a 4.ª prova do Nacional de Enduro CFL, mas neste caso apenas para as classes com estatuto de Campeonato Nacional, não participando as categorias de Verdes, Promoção e Hobby.
Espera-se mais de centena e meia de pilotos, com mais de 100 a alinhar na prova pontuável para o Europeu – entre os quais uma dúzia de pilotos de topo do Mundial de Enduro, que aproveitam a ocasião para ganhar ritmo para a abertura do Campeonato do Mundo, marcada para Fafe já no fim de semana de 4 a 6 de abril.
Depois do espetacular Super Test que, tal como na prova do Campeonato Nacional no ano passado, foi desenhada no paddock montado no recinto das Feiras de Santiago do Cacém e acolhe, de novo, muito público, com entrada gratuita.
No sábado e domingo, os pilotos terão de cumprir, em cada dia, três voltas a um percurso de aproximadamente 50 km (duas voltas para os Super Veteranos), com três especiais por volta e um piso maioritariamente em areia.
A Extreme Test será no mesmo local de há um ano, junto à destilaria Black Pig mas com um desenho diferente, enquanto a Enduro Test voltará também a ser disputada em Vila Nova de Santo André, no mesmo local de 2024.
Quanto à Cross Test – em piso de areia, tal como a ET – corre-se junto a Vila Nova de Santo André, regressando a um local que já não é utilizado há alguns anos. Tanto no sábado como no domingo, a partida do primeiro piloto está marcada para as 9h00.