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Estradas da Beira Baixa em altas rotações…

Castelo Branco e Vila Velha de Ródão recebem a quinta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis, naquela que é a primeira prova da época de asfalto da competição, em que não vai faltar calor, perícia e rapidez. Os candidatos ao título estão prontos para lutar pela vitória ao longo de mais de 100 quilómetros nas estradas rápidas da região, onde se perfilam sete competições distintas.

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Entre os dias 13 e 14 de junho, a capital da Beira Baixa volta a centrar as atenções de todos os apaixonados dos ralis. Várias dezenas de equipas garantiram a sua participação, com principal destaque para os maiores nomes da atualidade em Portugal.

A Escuderia Castelo Branco voltou a preparar um itinerário à imagem das edições anteriores, com zonas muito rápidas e onde a exigência técnica é uma variável sempre presente. As equipas concorrentes que competem no Campeonato de Portugal de Ralis têm pela frente 12 especiais, num total de quase 110 quilómetros contra o relógio.

O Rali de Castelo Branco pontua para sete competições distintas, com particular destaque para o já mencionado Campeonato de Portugal de Ralis, mas também para a competição de duas rodas motrizes, campeonato júnior, campeonatos promo e de masters, para a Taça de Portugal de Clássicos de Ralis, de 2RM e de GT, para o Challenge R5 – S2000 e para o Clio Trophy Portugal.

A ação começa já na sexta-feira, dia 13 de junho, com o shakedown. Logo aí, as equipas vão fazer os derradeiros testes num percurso desenhado junto ao aeródromo municipal de Castelo Branco. A meio da tarde, às 16h28, o primeiro carro na estrada arranca para a competição propriamente dita, com a disputa dos 7,78 km de Freixial do Campo – Caféde 1.

A competição entra pela noite dentro quando Castelo Branco se transforma no palco da super-especial Reconquista. Esta será realizada por duas vezes. A primeira passagem tem início previsto às 20h58.

No último dia realizam-se cinco especiais cronometradas, com particular destaque para os 6,56 km de Castelo Branco – Power Stage. Após a conclusão da mesma, serão conhecidos os vencedores da edição de 2025 do Rali de Castelo Branco.

«Este ano, a organização do Rali Castelo Branco procurou definir um itinerário com alguns desafios novos, mas com a garantia de que as características que já são uma imagem de marca da prova se mantinham presentes. Neste particular, voltámos a contar com o apoio de uma série de entidades, cruciais para o sucesso da competição, com particular destaque para os municípios de Castelo Branco e de Vila Velha de Ródão», começou por referir Nuno Almeida Santos.

Ainda de acordo com o diretor de prova do Rali de Castelo Branco, «são esperados dois dias de competição intensa em que a meteorologia voltará a provocar desafios adicionais se se confirmarem as temperaturas elevadas que muitas vezes se fazem sentir nesta altura do ano na região».

Recorde-se que, no ano passado, Armindo Araújo e Luís Ramalho, no Skoda Fabia RS Rally2, sagraram-se vencedores do Rali de Castelo Branco, naquele que foi o regresso do piloto de Santo Tirso aos triunfos no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), depois de terminar a quinta prova da época com 11.9 segundos de vantagem face a José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2).

Pela primeira vez foi quebrada a hegemonia de Kris Meeke, muito embora tivesse liderado o rali albicastrense até três classificativas do final, quando problemas no acelerador do Hyundai i20 N Rally2 o fizeram perder mais de 3 minutos.

FPAK JUNIOR TEAM COM ARRANQUE NO RALI DE CASTELO BRANCO

O projeto de apoio ao surgimento e desenvolvimento de novos pilotos de ralis, o FPAK Junior Team 2025, arranca no Rali de Castelo Branco. Assim, a capital da Beira Baixa recebe os cinco pilotos que procuram, desta forma, notabilizar-se para começarem uma carreira sólida na modalidade. Esta é uma iniciativa da entidade federativa ao qual a Escuderia Castelo Branco se associa.

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