Estónio Ott Tanak comanda Rali do Chile

Prova chilena prossegue hoje, estando previstas duas secções de três especiais cada, num total de 121,16 quilómetros cronometrados.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Vencedor de três das seis especiais do primeiro dia, o COPEC Rally Chile, sexta prova do WRC (Campeonato do Mundo de Ralis), o estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) terminou o dia no comando, mas com os seus mais directos adversários menos de 30”.

Quinto na especial de abertura (El Pinar – 17,11 km), onde o inglês Kris Meeke (Toyota Yaris WRC) e o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) fizeram o mesmo tempo, o estónio assumiu o comando, logo na classificativa seguinte (El Puma – 30,72 km) e aí se manteve até ao final do dia.

O francês Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) terminou o dia na segunda posição, à frente de Jari-Matti Latvala e do belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC), com os três a estarem separados por 7,1”, com o belga a não ser muito penalizado por abrir a estrada, o que deixa antever uma luta cerrada a quatro pela vitória, uma vez que o finlandês parece ter encontrado nas florestais chilenas a eficácia que não tinha sido vista esta temporada.

De assinalar que a segunda prova de classificação (El Puma – 30,72 km) foi neutralizada, pouco depois de iniciada por Thierry Neuville, que era o único que tinha arrancado, por causa da má colocação dos espectadores, o que levou à exibição da bandeira vermelha ao piloto belga.

Após uma pausa de 20 minutos, a especial recomeçou, com o belga a ver o seu tempo ser atribuído pela Director da Prova, após aprovação pelo Colégio de Comissários.

Entre os RC2, a luta está a ser travada entre o norueguês Mads Ostberg (Citroen C3 R5), que comandou nas três primeiras especiais, mas viu o finlandês Kalle Rovampera (Skoda Fabia R5) ultrapassá-lo para terminarem o dia separados por 2,4”.

Hoje, os concorrentes cumprem mais seis classificativas, que mais não são do que uma dupla passagem pelas provas de classificação de Rio Lia (20,90 km), Maria Las Cruces (23,09 km) e Pelun (16,59 km)

Classificação após a 1.ª etapa – 1.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota Yaris WRC), 1.24’12,8”; 2.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC), a 22,4”; 3.º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (Toyota Yaris WRC), a 28,8”; 4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 29,5”; 5.º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC), a 46,5”; 6.º Sébastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai i20 Coupé WRC), a 48,7”; 7.º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC), a 1’01,4”; 8.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupé WRC), a 2’08,1”; 9.º Teemu Suninen/Mirko Salminen (Ford Fiesta WRC), a 2’09,1”; 10.º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroen C3 WRC, a 2’18,3”. Estão classificadas mais 43 equipas.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação