Espanhóis comandam e dominam em Aragão
A acelerar em casa, os espanhóis Marc Márquez (Ducati), em MotoGP, Manuel Gonzalez (Kalex), em Moto2 e Jose Antonio Rueda (KTM), em Moto3, que comandam os respetivos campeonatos, foram os mais rápidos das categorias no primeiro dia de ação no traçado de Aragão.
PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)

Na categoria rainha continuou o domínio dos irmãos Márquez, já que Alex (Ducati) registou o segundo tempo, a 0,204 segundos de Marc, mas, contra o que é habitual, a terceira Ducati, a de Fermin Aldeguer, um dos estreantes da temporada, só aparece no oitavo lugar.
O também espanhol ficou atrás de três KTM e de duas Honda, com os conterrâneos Maverick Viñales (KTM) e Joan Mir (Honda) a fazerem o mesmo tempo, com vantagem do piloto da marca austríaca que o registou primeiro.

Com as Yamaha no fundo da tabela, todas para lá do 14.º tempo o português Miguel Oliveira (Yamaha) foi penúltimo, só à frente do tailandês Somkiat Chantra (Honda), tendo ficado a quase dois segundos do tempo de Marc Márquez, líder do campeonato da categoria rainha, que efetuou a melhor marca, com 1m46,397s.
Miguel Oliveira precisa de terminar entre os dois primeiros classificados na primeira sessão de qualificação, para ser juntar aos 10 pilotos apurados destra sexta-feira diretamente para a segunda e lutar por uma boa posição na grelha de partida.

Em Moto2, foi Manuel Gonzalez (Kalex) a “salvar a honra do convento, já que o segundo espanhol, Daniel Holgado (Kalex) a só aparecer em nono, enquanto o brasileiro Diogo Moreira (Kalex) e o turco Deniz Öncü (Kalex) foram os mais directos adversários de Manuel Gonzalez na luta pelo topo da tabela de tempos.
Ao contrário do que sucedeu em Moto GP e Moto2, em Moto3 o domínio espanhol foi avassalador, com os pilotos da casa a registarem as cinco melhores marcas.
Jose Antonio Rueda (KTM) superiorizou-se à concorrência, com David Muñoz (KTM) e David Almansa (Honda) a colocarem-se nos lugares seguintes.
MELHORES TEMPOS
MotoGP – 1.º, Marc Marquez (Ducati), 1’46,397; Alex Marquez (Ducati), 1’46,601’’; Maverick Viñales (KTM); 1’46,953’’; Joan Mir (Honda), 1’46,953’’; Pedro Acosta (KTM), 1’47,000’’; Johann Zarco (Honda), 1’47,058’’; Brad Binder (KTM), 1’47, 096’’; Fermin Aldeguer (Ducati), 1’47,130; Francesco Bagnaia (Ducati), 1’47,185; Franco Morbidelli (Ducati), 1’47,213’’; …; Miguel Oliveira (Yamaha), 1’48,290’, Treinou mais um piloto.
Moto2 – Manuel Gonzalez (Kalex), 1’50,548’’; Diogo Moreira (Kalex), 1’50,753’’; Deniz Önçü (Kalex), 1’50,839’’; Joe Roberts (Kalex), 1’50,882’’; Barry Baltus (Kalex), 1’50,964’’; Zonta VD Goorbergh (Kalex), 1’50,990’’; Jake Dixon (Boscoscuro), 1’51,010’’; Senna Agius (Kalex), 1’51,014’’; Daniel Holgado (Kalex), 1’51,049’’; Marcos Ramirez (Kalex), 1’51,056’’. Treinaramm mais 18 pilotos.
Moto3 – Jose Antonio Rueda (KTM), 1’57,338’’; David Muñoz (KTM), 1’57,416’’; David Almansa (Honda), 1’57,639’’; Alvaro Carpe (KTM), 1’57,661’’; Adrian Fernandez (Honda), 1’57,881’’; Joel Kelso (KTM), 1’58’147’’; Jacob Roulstone (KTM), 1’58,150; Angel Piqueras (KTM), 1’58,185; Nicola Carraro (Honda), 1’58,398’’; Luca Lunetta (Honda), 1’58,402’’. Treinaram mais 16 pilotos.